terça-feira, 4 de outubro de 2011

Justiça do Canadá Garante Funcionamento de Espaço para Drogas Injetáveis [Chapa 2 136#]

Não é de hoje que o Canadá conduz uma política de drogas que está anos-luz a frente do vizinho Estados Unidos. O avanço é ainda maior quando o assunto é o investimento na redução de danos, que busca ameninar os impactos negativos das drogas nos usuários. Mas infelizmente o país ainda não está livre da força dos ideais proibicionistas.


A polêmica que aqueceu o país na semana passada foi o julgamento no Supremo Tribunal da legalidade do Insite, espaço localizado em Vancouver onde é permitido fazer o uso de drogas injetáveis com o fornecimento de seringas, material de higiene e assistência de uma equipe médica de plantão.


Por decisão unânime os magistrados rejeitaram a proposta do governo conservador de fechamento do Insite com a justificativa de que o espaço presta um importante serviço a saúde pública. "O risco de morte e doenças para usuários de drogas injetáveis é enormemente desproporcional a qualquer benefício que o Canadá possa obter com a apresentação de uma posição uniforme sobre a posse de narcóticos", afirmaram os juízes.


As estatísticas do Insite revelam que o instituto recebe aproximadamente 800 usuários por dia e já contabiliza mais de 1 milhão de aplicações de drogas inventáveis em oito anos de funcionamento. Para lamento dos críticos da redução de danos nenhuma morte foi registrada neste período e cerca de 1500 overdoses foram evitadas pela equipe médica.


É quase inevitável não comparar a situação canadense com a política de drogas adotada no Estado do Rio de Janeiro. Por aqui, a assistência foi substituída pelo recolhimento compulsório de menores usuários de drogas que, em muitos casos, sequer foram flagrados portado alguma substância ilícita. E não faltam denúncias de grupos de direitos humanos e da OAB sobre as péssimas condições dos abrigos para onde os menores são levados e largados sem o devido acompanhamento.


Se for para seguir o exemplo de ativismo dos canadenses o conselho é não esperar a mobilização da classe política. O Insite e a própria permissividade ao uso de maconha foi conquistada com muito ativismo com uma pitada de resistência pacífica contra as leis da caretice.

5 comentários:

  1. eles saum inteligente 10.000 mil anos na frente dos nossos governates............

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que lá a canabis é consumida sem maiores preconceitos, na rua mesmo. A policia geralmente faz vista grossa. E a população nao se importa. Cada um cuide da sua vida.

    Isso não depende de politicos, a POPULAÇÃO é assim. Temos que mudar o pensamento do povo!

    ResponderExcluir
  3. eu to morando em vancouver e consumo canabis quase livremente aqui. Tem o famoso new amsterdam vulgo vapor lounge onde você paga $5 e fica la durante 1 hora com vaporizador na mesa podendo alugar bongs e se você quiser levar seus acessorios também pode. Também consumo as vezes na rua mas não curto muito por respeito as outras pessoas que não fumam. E agora sem contar que a maconha aqui é uma das melhores do mundo. Agora em questão de drogas injetaveis é feio tem varios junkies principalmente na hastings, mas eles não fazem mal a ninguém só acabam enfeiando a cidade.

    ResponderExcluir
  4. "Por aqui, a assistência foi substituída pelo recolhimento compulsório de menores usuários de drogas que, em muitos casos, sequer foram flagrados portado alguma substância ilícita"


    ESTAMOS MUITO LONGE =\

    ResponderExcluir
  5. Eu moro em Edmonton e fumo também diariamente. Ando pela rua, quase livremente queimando. A polícia te incomodaria se estivesse aprontando algo. Fumando calmamente sem incomodar ninguém, não é ameaça à sociedade, portanto, não preocupa os homens da lei aqui do Canadá!
    Abraços

    ResponderExcluir