sábado, 8 de outubro de 2011

Occupy Wall Street – As Encruzilhadas da História e a Legalização da Maconha!

[ObsERVAções Ed. 136#]

por Renato Cinco

 

O mundo está em crise ambiental, social e econômica. A situação vem se deteriorando nos países ricos e as populações começam a reagir contra o desemprego, a inflação e as políticas de salvação dos bancos financiadas com o corte de investimentos públicos e sociais.

 

 

Depois da Primavera Árabe, dos Indignados da Europa e do levante dos estudantes chilenos, aconteceu o que muitos imaginavam impossível: a revolta social chegou ao epicentro do capitalismo mundial. Wall Street está ocupada desde o dia 17 de setembro por um movimento com inspiração claramente anticapitalista. Veja o manifesto aprovado em Assembleia Geral no dia 29 de setembro.

 

 

Esta é a crise do neoliberalismo do início do século XXI, não sabemos onde ela vai levar a humanidade, mas podemos usar a história como referência. A crise do liberalismo no início do século XX levou ao advento das forças revolucionárias que criaram as primeiras experiências socialistas do leste europeu e as reações contra-revolucionárias fascistas e nazistas. A revolução se perdeu na burocratização e no autoritarismo e a contra-revolução levou a humanidade à tragédia da Segunda Guerra Mundial.

 

Alguns podem estar se perguntando: o que isto tem a ver com um blog de cultura canábica? Tudo.

 

 

Primeiro porque este é o mundo em que vivemos e falar dele é falar de nós mesmos. Segundo, porque o futuro da legalização também está em jogo nas ruas de Nova Iorque. Crises levam à polarizações e transformações. Se o mundo der uma quinada ainda mais para a direita, com governos autoritários reprimindo os povos em luta pelo planeta dificilmente veremos bandeiras libertárias sendo aprovadas por aí.

 

Porém, se os jovens idealistas que se entregam de corpo e alma ao sonho de construir um mundo melhor saírem vitoriosos e uma nova sociedade começar a se erguer dos escombros do capitalismo nossos sonhos libertários farão parte da nova realidade.

 

Portanto, este é daqueles momentos da história em que precisamos de coragem para sermos solidários com os que lutam na trincheira da liberdade e mais corajosos ainda para sermos implacáveis com aqueles que chocam os ovos da serpente do fascismo.

16 comentários:

  1. Otimo post, parabéns cara. :)
    Apoiando desde sempre todas as manifestações populares contra o sistema que não as da valor.

    ResponderExcluir
  2. parece contraditório mas é isso q o sistema quer, que o povo saia e se revolte e perca a linha justificando então a criação da lei marcial eo estado policial , controle total e exercito nas ruas.
    Cuidado pensem melhor, podemos estar indo pro matadouro.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, e um dos únicos sites brasileiras que estão noticiando essas manifestações e ocupações. Até o city of bank foi ocupado. E nisto, vemos a mídia de massa apagando, e relegando ao esquecimento tais manifestações, enquanto há mais de 2 dias se comenta a morte de Steve Jobs.

    Na história, discutimos isso como o campo de construção de memória, o que deve ser lembrado e o que deve ser esquecido. E Steve Jobs, que revolucionou a tecnologia, e diversas explorações do capitalismo, é preciso se lembrar. Mas manifestantes presos, n.

    ResponderExcluir
  4. muito bom o post, mostrando o quanto a galera cannabista é politizada!
    concordo com vc Gabriel Kizama, só fiquei sabendo da ocupação pelo grupo zeitgeist

    Dhauron

    ResponderExcluir
  5. Só há uma coisa que me preocupa: os manifestantes defendem ideias libertárias, empunhando cartazes, faixas e bandeiras. Do outro lado, com toda força do estado e do capital, o oponente facista se aninha... temo um banho de sangue.

    ResponderExcluir
  6. Bravo ! muito obrigado por engrossar nosso coro dos indignados com o sistema . . . LADALAIA

    ResponderExcluir
  7. Ae galera, quem quer ajudar, assine essa petição do Avaaz: http://www.avaaz.org/po/the_world_vs_wall_st/?cl=1309225114&v=10606

    ResponderExcluir
  8. Por enquanto, ta correndo tudo perfeitamente, todos pacíficos, sem dar motivos pra serem reprimidos, sem deixar nenhum furo para que a mídia caia em cima e acabe com o movimento.
    Dia 15 de outubro é dia de protestos globais.
    http://www.whatis-theplan.org/forum
    http://www.livestream.com/globalrevolution
    https://occupywallst.org/

    ResponderExcluir
  9. existe alguma manifestacao parecida aqui no Brasil? Bem que os maconheiros poderiam se organizar neh nao?

    ResponderExcluir
  10. É preocupante a situação. E a maconha é peça-chave na questão. Faz parte do cenário da hipocrisia, visto que a receita com impostos de sua comercialização sanaria 18 crises dessas. Bem observado por Cinco como a história pode estar se repetindo. Da mesma forma agora, insurgência e reação.

    ResponderExcluir
  11. Maconha + extermínio do dinheiro e armas + 3% que fodem 97% da população mundial a bordo duma espaçonave p lua (viagem de ida) = paz mundial

    ResponderExcluir
  12. com certeza.. o povo de zion é o futuro da humanidade, não que o rasta seja totalmente anti capitalismo, o capitalismo tem sim o seu mérito em recompensar talentos, porém a ganancia e o egoismo o distorceu completamente e somos as vitimas..

    cannabis para o povo ser menos egoista, ganancioso, futeis, para acabar com o desperdicio

    acreditem nós somos o futuro da humanidade!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Seja qual for o ismo, o que fode são os tarados no comando. E como a história mostra, a massa aplaude atos insanos.

    ResponderExcluir
  14. #15deoutubro #globalchange #realchange #15O

    ResponderExcluir