terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Crise Financeira e o Aumento do Abuso de Drogas em Portugal! [Chapa2 142#]

A crise econômica gerada pela farra especulativa dos bancos complica cada vez mais a vida do cidadão europeu. Logo, começaram a surgir dezenas de projetos mirabolantes para aliviar os problemas do bolso vazio e diminuir a tensão social. Fala-se até em legalizar as drogas para dar uma engordada nos cofres públicos. Mas vamos com calma, galera!

 

Dizer que a legalização das drogas salvaria o velho mundo da falência é uma afirmação no mínimo leviana. É bem verdade que os Estados Unidos desistiram da Lei Seca (1920-1933) dentro do contexto da crise de 1929, mas dizer que esta medida foi determinante para tirar os ianques da bancarrota é querer força a barra um pouco além do limite.

 

Mas ainda podemos analisar este problema com outra perspectiva. Com o agravamento da crise é natural que a população empobrecida busque novas fontes de rendas. É neste momento que o tráfico de drogas torna-se sedutor aos ditos homens de bem do Velho Mundo. Ainda mais grave é o fenômeno do aumento de consumo de medicamentos controlados e bebidas como forma de aliviar os dramas psicológicos gerados pelo endividamento.

 

É exatamente este cenário que vem sendo notado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) de Portugal. "Provavelmente haverá algum decréscimo dos usos recreativos, mas o uso problemático pode se agravar retornando aos níveis registrados há 10 ou 15 anos. Isso porque as pessoas tendem a aumentar o consumo de álcool, tranquilizantes, antidepressivos e outras substâncias como a heroína, que está classicamente associada a este tipo de situação", explicou o presidente do IDT João Goulão.

 

Para piorar a situação os irmãos lusitanos ainda vão sofrer com o corte de verbas destinados ao IDT, que deverá ser extinto e transformado em Serviço de Intervenção dos Comportamento Aditivos e Dependências (SICAD). O próprio João Goulão confirmou em entrevista a RTP que será difícil manter a qualidade dos tratamentos com a redução de orçamento.

 

Não custa lembrar que o IDT é uma peça importante na tão elogiada política de descriminalização das drogas de Portugal. O fechamento das portas do Instituto não muda a legislação lusitana mas enfraquece o projeto de construção de uma política de de drogas mais racional. Mas a salvação de banqueiros parece ser mais importante que todos os problemas relatos neste texto.

9 comentários:

  1. Meu amigo, esse post aki trata exatamente disso
    http://cokecoiza.blogspot.com/2011/11/crise-o-governo-empresta-o-que-nao-e.html Confiram!
    O governo empresta o que não é dele, o banco pega o que não é dele. E o povo? Não tem o que é dele!

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo precisa ler este livro: http://www.giesp.ffch.ufba.br/Textos%20Edward%20Digitalizados/24.pdf ... Minas gerais na informaçao!

    ResponderExcluir
  3. Divulgação:

    Blog sobre cultivo caseiro

    http://cannacultura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pq a gente não tem heroína aqui?

    ResponderExcluir
  5. queria postar algo interessante
    mas me encantei pelo som do alto falante
    era um som fedorento
    da bunda de um elefante.

    ResponderExcluir
  6. tbm queria saber
    e tbm pq as vezes eh tao dificil de achar um beck pra comprar em sp

    ResponderExcluir
  7. Guerra às drogas é revelada como farsa total!

    http://anti--illuminati.blogspot.com/2011/12/guerra-as-drogas-e-revelada-como-farsa.html

    ResponderExcluir