segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fonte de Combustível Limpo e Renovável! [OnJack Ed. #143]

Pelo ano 2000, os EUA terão queimado 80% das suas reservas de petróleo, en­quanto as nossas reservas de carvão po­derão durar entre um e três séculos mais. Porém, a decisão de continuar a queimar carvão fóssil apresenta sérios inconve­nientes. Este carvão altamente sulfuroso é responsável pela chuva ácida, a qual já mata anualmente 50.000 americanos e 5000 a 10.000 canadianos. Além disso, a chuva ácida destrói as florestas, os rios e os animais. (Laboratório Nacional de Brookhaven, 1986.)

 

A conversão para combustíveis de biomassa devia iniciar-se imediatamente, de modo a acabar com a poluição planetária e impedir o genocídio suicida, tornando-nos energeticamente independentes de forma natural.

 

FONTE DE COMBUSTÍVEL LIMPO E RENOVÁVEL

 

Combustível não é sinônimo de pe­tróleo ou carvão. Os sistemas energéti­cos baseados em biomassa podem for­necer uma fonte sustentável de combus­tível e criarão milhões de novos empregos limpos. Combustíveis derivados da bio­massa do cânhamo podem substituir todos os tipos de produtos energéticos baseados em combustíveis fósseis.

 

 

Ao transpirarem, as plantas de cânha­mo "inspiram" CO2 (dióxido de carbo­no) para fabricar estrutura celular; o oxi­génio residual é expirado, renovando o abastecimento de ar da Terra. Então, quando a biomassa do cânhamo rica em carbono é queimada para se obter ener­gia, o CO2 é de novo libertado no ar. O ciclo do CO2 aproxima-se do equilíbrio ecológico quando a nova cultura de combustível é colhida no ano seguinte. Plantar árvores conserva dez vezes mais dióxido de carbono na Terra, ao manter viva a infraestrutura de micróbios, inse­tos, plantas, fungos, etc, de cada árvore. Quando maior e mais antiga for a árvore, tanto mais dióxido de carbono é manti­do no exterior da atmosfera.

 

(Nem toda a colheita de biomassa acaba conver­tida em combustíveis. Algumas folhas, o restolho do caule e todas as raízes mantém-se no campo como resíduos da colheita. Esta matéria orgânica rica em carbono aumenta a fertilidade do solo, e em cada estação subsequente um pouco mais de dióxido de carbono do ar penetra no solo. Logo, as culturas de biomassa para combustível reduzem lentamente a quantidade de dióxido de carbono que está presente na nossa atmosfera poluída.)

 

A conversão de biomassa através de pi­rólise (aplicação de calor elevado a um material orgânico na ausência de ar ou com ar rarefeito) produz carvão vegetal que arde de forma limpa, substituindo o carvão.

 

O enxofre emitido por caldeiras de fundições alimentadas a carvão é a causa principal da chuva ácida. Medida na es­cala de pH, a acidez da chuva da Nova

Inglaterra situa-se amiúde entre o vina­gre doméstico e o sumo de limão. Isto é mau para todas as membranas celulares com que a chuva contacta, os maiores estragos sendo causados às criaturas vivas mais simples. O carvão vegetal não con­tém enxofre, de modo que o processo da sua queima industrial não emite enxofre. O processo de "cracking" da biomassa produz também óleos combustíveis não-sulfurosos capazes de substituir óleos de combustíveis fósseis tais como o óleo diesel. E o nível de CO2 atmosférico não se eleva quando se queimam óleos com­bustíveis derivados de biomassa.

 

A pirólise usa uma tecnologia de "cra­cking" idêntica à empregue pela indústria petrolífera no processamento de combus­tíveis fósseis. Após o carvão vegetal e os óleos terem sido extraídos do cânhamo, podem usar-se os gases residuais para ali­mentar co-geradores de energia eléctrica!

 

Este processo de conversão de biomas­sa pode ser ajustado de forma a produzir-se carvão vegetal, metanol e óleos combustíveis para geradores a vapor, assim como produtos químicos impor­tantes para a indústria: acetona, acetato etílico, alcatrão, piche e creosote.Capa do "Manual Divertida do Cânhamo", publicado pelo Instituto Nutricional do Reich em 1943.

 

A Ford Motor Co. operou com êxito uma fábrica de "cracking" de biomassa nos anos 30, em Iron Mountain, Michi­gan, usando árvores como combustível celulósico. (Na produção de combustível, o cânhamo amigo da Terra é pelo menos quatro vezes mais eficiente do que as árvores, além de sustentável.)

 

"Progress in Biomass Conversion" Vol. 1, Sarka-ncn e Tillman, editores; Energy Farming in America, Osburn, Lynn, Access Unlimited.

 

A semente de cânhamo contém 30% de óleo (por volume). Este óleo foi usado para fabricar óleo diesel combustível de elevada pureza, e óleo lubrificante para motores de avião e máquinas de pre­cisão. Ao longo dos tempos, o óleo de semente de cânhamo foi usado para ali­mentar lâmpadas a óleo. A lenda diz que a lâmpada do génio de Aladino queima­va óleo de semente de cânhamo, bem como a do profeta Abraão. No tempo de Abraão Lincoln, apenas o óleo de baleia se aproximava do óleo de semente de cânhamo em termos de popularidade como combustível.

4 comentários:

  1. cada vez mais utilidades!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ano 2000 já foi faz tempo... Dá-lhe copy/paste/translate

    ResponderExcluir
  3. acho que a galera ta fumando demais

    ResponderExcluir
  4. dó de usar as plantinhas no combustível.. rs!

    ResponderExcluir