sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ocupa Rio Continua e Freixo Deixa o País! [ObsERVAções 140#]

por Renato Cinco

 

Hoje estou escrevendo direto da Cinelândia onde está ocorrendo desde o dia 22 de outubro o acampamento do movimento Ocupa Rio. Neste momento são mais de 120 barracas além de estruturas de cozinha, biblioteca, convivência e outros. Tudo indica que ficarão ainda muito tempo por aqui e no mundo inteiro está sendo convocada uma nova onda de ocupações de praças no dia 11 de novembro.

 

Marcelo Freixo

 

Esta semana fomos surpreendidos pela notícia de que o deputado estadual Marcelo Freixo viajou para a Europa para escapar de um plano para assassina-lo. Ex-presidente da CPI das Milícias vem sendo ameaçado de morte desde que seu trabalho como parlamentar levou a prisão de mais de duzentos miliciano.

 

As milicias, que surgiram com o pretexto de proteger as favelas do tráfico de drogas não passam de bandos mafiosos que exploram as comunidades através da coação e em apenas uma década de existência já torturam jornalistas e assassinaram uma juíza.

 

Esperamos que o Marcelo retorne logo e que esta situação sirva para mobilizar a sociedade para cobrar das autoridades o combate efetivo a esses grupos mafiosos.

13 comentários:

  1. Esse rio de janeiro é uma palhaçada cumpade, namoral, breve breve estarei na cinelandia, tamo junto rapazeada

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que é pior? Nada na mídia... Vergonhoso. Força aos irmãos! Que Jah os ilumine.

    ResponderExcluir
  3. a globo não vai fazer matéria sobre essa galera...mais fácil o CQC....

    ResponderExcluir
  4. Pq será que a filha da puta da Rede Globo não noticia o Ocupa Rio?

    ResponderExcluir
  5. sera que é só eu ou mais alguem não realizou que o Marcelo Freixo é um dos politicos que mantem a milicia articulada? Tv e Jornal péssimos meios pra se julgar um politico por favor pesquisem a trajetória do mesmo, se não na próxima eleição de presidente, o Garotinho vai achar que ja pode se candidatar....

    ResponderExcluir
  6. O OcupaRio, apesar de aparentemente "lindo", está se tornando um reflexo caótico da sociedade decrépta que vivemos. Por conseguinte, ele está se desvirtuando e se reduzindo a uma mera ocupação desgovernada que à primeira repressão policial se esfacelará. Não digo isso como alguém que está de longe, acompanho o OcupaRio desde seu nascimento na internet e observo cauteloso e crítico para que o bom senso não seja abafado pelo euforismo. Claro que há aspectos positivos a serem levantados como, por exemplo, os GTs de debates ideológicos e questões políticas, sociais e econômicas. Entretanto, lamento dizer isso - e pesso-lhes que não me interprete mal - mas o OcupaRio, que foi noticiado como um bando de hippie, nem a isso chega, pois não somos uma sociedade alternativa no meio da Babilônia tropical. Tornamo-nos (já que faço parte também, lembram?) acampados frágeis e caóticos onde a ordem não se estabelece, não em função da horizontalidade, mas pela negação e subversão absoluta do respeito ao espaço-estado do outro, além de desconscientização dos que, ao chegarem, fazem daquilo o que bem entendem, sem se preocupar o por que de estarmos ali. Lamentável, e por isso, abandonável...

    ResponderExcluir
  7. o naziproibitivismo gerou e alimentou a barbárie.

    ResponderExcluir
  8. Convulsão poética,

    Me desculpe, com todo o respeito, mas não consigo entender como alguém que acompanha o movimento apenas pela internet pode ter uma opinião tão conclusiva. Mesmo procurando estar presente o máximo que posso, não consegui ter assim uma opinião tão clara.

    São centenas de jovens protagonizando uma tentativa de conexão com os movimentos que tem explodido por todo o mundo e o que eu tenho visto quando compareço a Cinelândia são debates sobre temas muito relevantes, ontem somente no período que estive por lá aconteceram três debates: um sobre as bandeiras do movimento, seguido de outro sobre a Companhia Siderúrgica do Atlântico e um terceiro sobre as ocupações urbanas que contou inclusive com a exibição do curta Atrás da Porta.

    E sinceramente, acho mesmo lindo ver a garotada arregaçar as mangas e tentar fazer alguma coisa para mudar o mundo. Mesmo que eu não concorde com tudo que pensam ou fazem, mesmo considerando os erros e vacilações, é mesmo lindo ver novas gerações despertarem para a Política, com o P maiúsculo que merece quando visa a transformação social.

    Não só acho lindo como me emociona. Mesmo com vinte e cinco anos de ativismo, ainda me emociono.

    ResponderExcluir
  9. Só posso pedir ao Convulsão Poética para convulsionar lá no acampamento.
    Entre as atividades políticas, tivemos leituras de poesias. Talvez seja o momento de conhecer o movimento ao invés de convulsionar estereótipos fáceis e entregues de bandeja pra queimar um trabalho bonito e difícil pra caramba de fazer.
    Fácil sentar o cacete sentado aí na casinha. Faz que nem o Cinco e vem escrever seu texto de dentro da nossa barraca do GTCOM.
    Abraços,
    Mariana (com 34 anos, e aprendendo todo dia com essa galera)

    ResponderExcluir
  10. Entrevista com Tim Cahill, da Anistia Internacional, ao jornalista Boechat da Band News, sobre as circunstâncias e as motivações da viagem de Marcelo Freixo à Europa. Tal matéria foi ao ar nesta sexta-feira (4/11/11).

    http://www.youtube.com/watch?v=8WSgJ_HwCZY

    ResponderExcluir
  11. Grande ato NAS RUAS em apoio ao MARCELO FREIXO e ao RIO DE JANEIRO

    domingo, 6 de Novembro · 11h

    PRAIA DE COPACABANA - EM FRENTE AO COPACABANA PALACE

    http://www.facebook.com/event.php?eid=235365039856060

    ResponderExcluir
  12. Depois de 15 dias no ocupario, vim dormir um em casa !

    ResponderExcluir