sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Advogado: rodou, chamou - E amanhã tem festa do Cinco na Lapa! [ObsERVAções Ed. #145]

por Renato Cinco

Hoje eu fui procurado por amigos de mais um usuário que está preso acusado de tráfico. Flagrado com noventa gramas de maconha, foi vítima de tentativa de extorsão e ao negar o suborno foi enquadrado como traficante. O rapaz chegou a ser levado a uma delegacia que se recusou a autuar o cara por tráfico e foi levado pela PM para outra delegacia que aceitou fazer a acusação.

 

O que mais me chamou a atenção nesta história foi a demora do nosso amigo para chamar um advogado. Ele está preso há um mês e só agora a família, que mora no Norte, ficou sabendo e está providenciando um. Tentando evitar que seus familiares soubessem da história, o rapaz aceitou ser assistido pela Defensoria Pública que, apesar dos esforços dos defensores, não tem condições materiais de prestar uma boa defesa para tantos acusados sem advogado.

 

Galera, um advogado deve ser chamado imediatamente sempre que uma pessoa for conduzida para a delegacia. Temos o direito de só prestar qualquer depoimento na presença de um advogado. Isso é muito importante porque muita das armações se faz em cima da nossa ignorância sobre leis e direitos.

 

Sábado movimentado!

 

Este sábado dia 10 vai dar canseira nos nossos ativistas:

 

Primeiro, às 14h no DCE da UFRJ (Praia Vermelha) vai acontecer a última reunião em 2011 do Movimento pela Legalização da Maconha, a pauta será balanço do ano e projetos para 2012.

 

Depois, às 20h tem ensaio aberto do Planta na Mente na Escadaria Selarón na Lapa

 

E para encerrar às 22h tem a Festa do Cinco, pertinho do ensaio do Planta, na rua que termina na Escada (Rua Teotônio Regadas, 13). Leitor do Hempadão paga meia!

3 comentários: