quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fim de Ano: Época de Renovação! [Portas da Percepção Ed. 148#]

por Fernando Beserra

 

Chega o fim do ano e preparação para um próximo. Para o racionalista de plantão toda esta “festa” feita em torno do “fim do ano” pode soar tosca, talvez mesmo sem nexo ou sentido. O fim do ano, no entanto, abre um canal de oportunidade de transformação para aqueles que agruparam em torno de um ano uma série de problemas, também uma possibilidade de “deixar para trás”, esquecer, ou simplesmente tirar sua energia psíquica de culpas passadas, olhando para o futuro. Como Janus bifronte a virada de ano permite olhar/sentir de forma concomitante passado e futuro, acontecimentos e projetos, abrindo margem a constelação de arquétipos de transformação.

 

Em sociedades tradicionais, uma transformação significativa, por exemplo, era a passagem entre adolescência e vida adulta. Enquanto observamos hoje tantos problemas com “drogas” entre os jovens, era comum o uso de enteógenos entre adolescentes com fins de transformação e transição. Entre os Aborígenes Australianos, povo tipicamente nômade, muito religioso e reverenciador da mãe natureza, existia um uso difundido da planta pituri (Duboisia Hopwoodii). Através do uso do pituri, que contêm os alcalóides Hyoscamina e Ecopolamina, os jovens eram integrados através de uma complexa simbologia de morte-renascimento, passando a estarem prontos para casar, procriar e contribuir para a segurança econômica da sociedade. Para tal, passavam por uma série de cinco estágios:

 

* Segregação dos aprendizes em campos isolados especiais.
* Educação sobre tópicos sagrados por anciãos.
* Cirurgias como circuncisão e subincisão.
* Descoberta do significado dos objetos rituais presenteados aos aprendizes em cerimônias secretas.
* Limpeza final de todos os traços do mundo sagrado e cerimonial e retorno à vida comum.

 

Hoje encontramo-nos num momento histórico que pode ser um marco divisor. Do ponto de vista da criminalização do usuário de maconha, o STF deverá julgar a descriminalização, podendo repetir a histórica vitória Argentina. Em relação aos Enteógenos, o Brasil continua como marco em relação a regulamentação do uso religioso da ayahuasca, e, além disso, cada vez mais vozes tem abordado a importância do uso terapêutico da ayahuasca no tratamento de dependências químicas.

 

Resta uma missão para cada um, creio eu, que é a de dar o melhor de si para se transformar e dialogar com seus fantasmas internos, ampliando a consciência e permitindo que esta energia irradie de si para um mundo melhor. O grande pecado, do budismo ao cristianismo, é a ignorância e ausência de consciência, portanto, desejamos um 2012 de muita luz e sabedoria – saber com paladar – para todos os psiconautas e afins (e também dos curiosos que circulam estas bandas, por que não?)!

 

Que a paz, com crítica, calma e persistência, possa abrir muitas portas, não apenas as da percepção, mas da compaixão, da amizade e do conhecimento.

 

FELIZ 2012!

4 comentários:

  1. Muita luz e sabedoria então pro STF qdo decidir sobre a descriminalização.

    ResponderExcluir
  2. Legaliza Brasil, que vira paraiso

    ResponderExcluir
  3. Você não gosta de mim
    Mais sua filha gosta

    ResponderExcluir
  4. Apesar de você amanhã há de ser outro dia
    Os Jardins vão florescer

    ResponderExcluir