terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A Luta em Defesa da Liberdade não Pode Parar! [Chapa2 Ed. 146#]

O ano que se encerra foi glorioso para a luta dos movimentos em defesa da legalização da maconha. Em dois julgamentos históricos o Supremo Tribunal Federal garantiu que nenhuma manifestação em defesa da legalização da erva poderá ser alvo de censura. A decisão colocou novamente em debate um tema que vinha sendo deixado de lado desde o fim da ditadura: a liberdade de expressão.

 

Voltamos a falar deste assunto hoje porque no dia 13 de dezembro de 1968 foi redigido o Ato Institucional Nº 5 (AI-5) que deu aos ditadores de farda o poder para fechar o Congresso Nacional e outros legislativos (medida regulamentada pelo Ato Complementar nº 38), cassar mandatos eletivos, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, intervir em Estados e municípios, decretar confisco de bens por enriquecimento ilícito e suspender o direito de habeas corpus para crimes políticos.

 

No dia seguinte o Jornal do Brasil publicou uma previsão do tempo que alertava para os próximos anos de chumbo:


"Previsão do tempo:
Tempo negro.
Temperatura sufocante.
O ar está irrespirável.
O país está sendo varrido por fortes ventos.
Máx.: 38º, em Brasília.Mín.:5º, nas Laranjeiras (RJ)”

 

A partir deste momento a ditadura não teve vergonha de apontar as armas para o povo que ousava questionar as ações do governo. A classe média, que no início da década de 60 apoiava a tomada de poder pelos milicos em nome de uma suposta garantia de segurança, agora precisava aguentar calada a ofensiva de repressão as liberdades. A mordaça do AI-5durou até o dia 13 de outubro 1978.


Felizmente o passado mostra que a troca da liberdade pela segurança dificilmente gera resultados positivos. Com duas décadas de democracia o Brasil assiste ao despertar de segmentos conservadores que aos poucos começam a sair da toca proclamado os mesmos discursos que culminaram com o golpe militar em 1964. Outra parte da sociedade, talvez por inocência ou ignorância, acredita que o encarceramento em massa e a limitação de certas liberdades é o melhor caminho para a construção de uma sociedade pacífica onde os ditos homens de bem e seus filhos possam viver em paz.


A disputa política em questão (liberdade X segurança) pode ser encarada como um jogo onde o cidadão escolhe o caminho que o Estado vai seguir. A ditadura militar brasileira fez a experiência de troca da liberdade em nome da segurança de todos. O resultado desta ação pode ser encontrado nos livros de história (que não estariam disponíveis se os milicos estivesse no poder até hoje). Cabe a você escolhe e defender o que achar melhor.

7 comentários:

  1. #first - CURITIBA NA ATIVA!!!

    ResponderExcluir
  2. A DITADURA NÃO VOLTA!!
    NÓS NÃO VAMOS DEIXAR!!!
    CURITIBA NA ATIVA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Troca de liberdade por segurança?Discordo, acredito que além do fim da liberdade, a "segurança"era quem causava a violência sob a pretensão de proteger o povo!

    ResponderExcluir
  4. a liberdade, a paz , a felicidade e a legalização da erva sagrada

    ResponderExcluir
  5. Policia Militar na USP com apoio total da sociedade em prol da seguranca. Precisa dizer mais alguma coisa????

    ResponderExcluir
  6. To em floripa sem maconha a quase uma semana e não sei onde conseguir, alguem pode me ajudar. procurocanabis@bol.com.br Pago muito bem!

    ResponderExcluir