domingo, 11 de dezembro de 2011

O Novo Plano de Combate ao Crack e o Mais do Mesmo do Proibicionismo! [WeedNews 146#]

por Marco Hollanda

 

A política é a luz e a escuridão ao mesmo tempo. Quando é pautada pelo bom senso pode servir para construção de debates equilibrados iluminados pelo racionalismo. Mas quando ela feita com interesses obscuros e pautadas por mitos abre-se o espaço para o nascimento de ideias perversas e nocivas para a sociedade. E o bom maconheiro sabe que foi neste último contexto que se consolidaram todos os projetos de proibição das drogas e a tentativa do Estado de controlar a vida íntima dos indivíduos.

 

O político profissional pode ter a consciência, mas custa a admitir que seu projeto é um fracasso. Fernando Henrique Cardoso só "percebeu" que a guerra às drogas não funciona oito anos após deixar a presidência da república. Quando governava o país era apenas mais uma voz na defesa do combate as drogas a qualquer custo.

 

A Presidente Dilma escolheu o crack como alvo da vez e na última semana lançou um programa de R$ 4 bilhões para combater a droga. O discurso foi bonito e a boa intenção é respeitável. Mas com uma rápida aula de história nossa presida poderia descobrir que o crack nasceu justamente por causa do fortalecimento da repressão.

 

Com o cerco fechado aos insumos químicos necessários para o refino da cocaína o tráfico dos anos 80 nos Estados Unidos buscou novas técnicas e novos insumos dando origem ao temido crack. No Brasil a história foi semelhante com nascimento do Oxi, que não passa de um crack produzido de maneira diferente. Viajando pela América Latina é possível encontra a temida pedra com nomes como "paco" (Argentina) e "bazuco" (Colômbia).

 

Calma aí., careta! É lógico que não somos contra projetos que busquem combater os efeitos de uma droga tão destrutiva como o crack. Mas despejar bilhões na política essencialmente repressiva ou apenas repassar recursos para ditas "clínicas de recuperação" (inclusive com institucionalização da internação compulsória) é repetir os mesmos erros do passado com uma verba ainda maior.

 

E quando o assunto é crack não custa resgatar o nosso vídeo com o professor da Dartiu Xavier falando sobre como alguns usuários da pedra conseguiram se livrar da dependência. Mas infelizmente o novo programa do governo federam faz pouco caso da redução danos.

 

19 comentários:

  1. Não use drogas, fume Ganja!

    ResponderExcluir
  2. O problema é que quando se fala para a maioria da população que o governo está dando assistência aos usuários de crack com tratamentos de dentistas, distribuição de cachimbos individuais descartáveis e retirando o estigma dessa população fragilizada e marginalizada, a burrada conservadora vem falar do que não sabe, de que tá gastando dinheiro público pra manter viciado, em vez de perceber que o problema de um cidadão é problema de todos. O problema é que tem gente que ainda acha que cadeia é solução. Deviam é ver o trabalho da redução de danos na prática, com o consultório de rua, e outros programas realmente sociais.

    ResponderExcluir
  3. A FOTOGRAFIA DA MANCHETE COMPROVA O PROCESSO DE IMBECILIZAÇÃO DE QUE É VÍTIMA O POVO BRASILEIRO HÁ 200 ANOS PELO MENOS, INCLUSIVAMENTE SUA PRESIDENTE E SEU MINISTRO.
    A FOTOGRAFIA DA MANCHETE É A MAIOR PROPAGANDA POSSÍVEL QUE PODER-SE-IA FAZER AO C.R.A.C.K.

    IMAGINEM INCAUTOS VENDO A FOTO: C.R.A.C.K.
    OS MAIS NOVOS PERGUNTAR-SE-IAM: - SERÁ QUE É BOM?
    A FOTOGRAFIA DA MANCHETE É SIMPLESMENTE O MAIOR EXEMPLO DOS EFEITOS QUE PODEM TER A REPETIÇÃO DO DISCURSO DO INIMIGO.
    ORA SE O C.R.A.C.K. É O INIMIGO, NÃO HÁ QUE SE REPETIR O SEU NOME, MUITO MENOS FAZER CARTAZES COM O SELO FEDERAL ESTAMPANDO O MALEFÍCIO, POIS, NO SUBCONSCIENTE HUMANO, PRINCIPALMENTE DOS MAIS JOVENS, A FOTOGRAFIA E O CARTAZ SÃO MARKETING SUBLIMINAR VENAL E PURÍSSIMO!

    ResponderExcluir
  4. O CARTAZ INFAMEMENTE ESCOLHIDO PELA 'COMPETENTÍSSIMA' (hahahahahahahahahaha) EQUIPE DA PRESIDENTE SIMPLESMENTE CONSOLIDA O BRASIL COMO SENDO O, AGORA,

    'PAÍS' (hahahahahaha) DO C.R.A.C.K.

    PÊSAMES AOS ANALFABETOS FUNCIONAIS QUE GANHAM FORTUNAS E CERCAM A ATUAL PRESIDENTE PELO ALTO DESSERVIÇO PRESTADO ÀS NOVAS GERAÇÕES E AO BRASIL, MAS EM FAVOR ABSOLUTO DO TAL DO CRACK(O CARTAZ E A FOTO SÃO CLARÍSSIMOS: É C.R.A.C.K. NA CABEÇA. FIZERAM PROPAGANDA DO CRACK... hahahahahaha... vá ser analfa assim lá no... ... ... brasil.... hahahahahahaha)

    VIVA RENATO RUSSO!
    VIVA CAZUZA!

    MEUS HERÓIS SIM MORRERAM SIM TODOS DE OVERDOSE!

    ResponderExcluir
  5. ae glera da hempada uma duvida? o d2 fuma prensado ou ele planta? e pq ele nunca vai na marcha?

    ResponderExcluir
  6. E mais uma vez o Brasil vai insistir no erro, INCRIVEL como nessas horas o governo se finge de cego e insiste novamente na mesma e falida tentativa de combate as drogas...

    ResponderExcluir
  7. O GOVERNO É BURRO ! OS CARAS ESTUDAM A VIDA INTEIRA PRA CHEGAR EM UM CARGO IMPORTANTE PRA FAZER MERDA.

    VÃO SE FUDER SEUS POLITICOS DE MERDA

    ResponderExcluir
  8. o primeiro passo para parar de usar droga não mais querer, e sim o outro querer por vc, como na internação compulsória. isso somado com a guerra que as leis que proibem cria, pode-se dizer que estamos vivendo uma ditadura e não democracia

    ResponderExcluir
  9. e nao só o problema do crack poderia ser resolvido com a descriminalizacao de TODAS as drogas, mas tb o abuso do uso de cocaina. Sem a proibiçao, drogas "leves" como fitoterápicos feitos a base da folha de coca poderia servir como outra opcao de reducao de danos pra galera que gosta de cheirar farinha

    ResponderExcluir
  10. o que o D2 fuma é problema do D2.
    Goste ou nao do som ou dele, problema seu, prensado ou solto, problema dele.
    Mesmo sem gostar do som dele(problema meu) tenho q admitir, ele representa a ganja na midia e abre espaço para o debate sobre legalizar ou nao...

    ResponderExcluir
  11. isso é politica
    simples e pura

    ResponderExcluir
  12. Crack é uma droga destrutiva, o ideal seria acabar com essa droga, mas sabemos que ele vem da pasta base da cocaína, e com a cocaína NUNCA vão acabar pois há uma grande procura, que cria um grande mercado ilegal. Portanto o que resta é a POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS, pois a guerra às drogas MATA MAIS que as próprias drogas.

    Não se soluciona um problema criando outro maior!

    ResponderExcluir
  13. por mim deveria legaliza tudo jóga 50 toneladas de crack nessas cracolandias e deixa todo mundo se foder.

    ResponderExcluir
  14. amigos, no brasil a lei é a seguinte: se você rodar, mas for rico, bem-educado e branco, são imensas as chances de oferecerem um acertão pra te liberarem, ou na abordagem ou na delega. Mas se você for pobre, marvin e não-branco, aí são grandes as chances de você levar porrada já na abordagem.
    e se os canas tiverem bêbados e cheirados, são grandes as chances de te torturarem e de te matarem na quebrada, ou, ainda, são grandes as chances de te jogarem na masmorra, e superlotar ainda mais os campos de extermínio brasileiros, que a massa vitimizadamente ignara chama de 'cadeias'.
    com isso, prossegue o extermínio em solo brasileiro, e o poder público faz de conta que 'é normal'.
    não existe um único político patriota que leve esta questão até a presidente da república e exija uma solução imediatamente, tal como regulamentaram o cânhamo na argentina, por exemplo.

    ResponderExcluir
  15. por mim deveria legaliza tudo jóga 50 toneladas de crack nessas cracolandias e deixa todo mundo se foder.

    esse deve comprar prensado 3/1 e achar que todo drogado é bixo...

    ResponderExcluir
  16. fico de cara quando vejo esse tipo de reportagem, tanto informação por ae e parece que ninguem quer ver, nem a dona dilma.INDIGNAÇÃO!

    ResponderExcluir
  17. Que materia mais mal escrita, tenho me decepcionado constantemente com vocês, visito-os diáriamente e nos últimos meses vejo que nada de realmente interessante surge neste link, apenas apologia a um modo alternativo de vida, baseado em pensamentos focados em ideologias utópicas que não contribui em nada para a sociedade, se ao menos divulgassem suas ideologias de maneira contundente e bem elaborada, porra vocês tem muito acesso contrate um jornalista de verdade para elaborar esta bagaça, vocês podem mais.

    ResponderExcluir
  18. Que merda no fim do texto reclama que o governo não tem direito de reclamar do fracasso do combate às drogas, não tenho intensão de apoiar o uso de tais drogas, o governo faz bem sim em investir dinheiro para combater as drogas, drogas como o crack e oxy que escravisam pessoas e destroem suas vidas, é um veneno e não merece atenções positivas.

    ResponderExcluir