“Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único"
John Lennon
por Renato Cinco
2011 não foi um ano qualquer. Seja para a luta pela legalização da maconha, seja para a política em geral, este ano foi extraordinário. Este foi o ano em que a palavra Revolução voltou a povoar corações e mentes de muitos povos pelo globo a fora.
E tudo começou com um verdureiro de uma cidade do interior da Tunísia.
Mohamed Bouazizi tinha 26 anos, era camelô e estava cansado de dar propina para a polícia para poder trabalhar. No dia 17 de dezembro de 2010, recusou-se a pagar e teve suas mercadorias apreendidas. Ao se dirigir à sede do governo para reclamar seus direitos foi humilhado por uma funcionária municipal com um tapa e uma cusparada no rosto. Indignado, foi até um posto de gasolina, comprou combustível e no meio da rua tacou fogo em si mesmo. Esta foi a gota d’água para um povo que vivia há 23 anos sob uma ditadura e que vinha sofrendo nos últimos tempos com a inflação decorrente da crise global desde 2008.
Infelizmente Mohamed Bouazizi não resistiu aos ferimentos e morreu. Felizmente Zine El Abidine Ben Ali não resistiu à pressão popular e fugiu para a Arábia Saudita. O verdureiro derrubou a ditadura.
Era o início da Primavera Árabe e em pouco tempo Hosni Mubarak, o ditador do Egito também foi derrubado depois de 30 anos no poder. Houve protestos ainda no Bahrein, Síria, Iêmen, Argélia, Djibouti, Iraque, Jordânia e Omã. Na Líbia, as coisas foram um pouco diferentes, já que a revolta e a derrubada de um antigo rival do Ocidente, Muamar Kadafi, foi estimulada pelos serviços secretos ocidentais e de Israel. Antes dos bombardeios da OTAN, a Líbia possuía o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região e maior que o brasileiro.
A revolta contra o sistema econômico mundial, que privilegia 1% da população enquanto explora 99%, se espalhou por muitos países. Nascido na Europa o movimento dos indignados alcançou até mesmo o centro nervoso do capitalismo mundial. Wall Street foi ocupada e centenas de cidades estadunidenses viveram grandes e belos momentos de mobilização popular. Também aconteceram grandes mobilizações no Chile e muitos outros países.
É impossível saber como será nosso futuro. Diante da crise provocada pela desregulamentação do mercado financeiro, os governos do mundo seguem sacrificando os povos, enquanto garantem os lucros dos banqueiros. No Brasil, mais de 40% do orçamento público é gasto com o pagamento de juros e amortizações da dívida pública e, enquanto os países ricos ganham dinheiro vendendo tecnologia, nosso governo gasta centenas de bilhões de reais em investimentos para sermos cada vez mais exportadores de alimentos e minérios. Tentam nos convencer que o futuro do Brasil é o nosso passado.
Alguns acreditam que em 2012 o mundo vai acabar. Tomara que sim, que este mundo hipócrita, violento, capitalista e destruidor de sonhos venha a baixo e que dos seus escombros nasça um mundo novo onde a humanidade possa realmente viver em paz e onde a felicidade seja possível para todos os homens e mulheres. Imaginem...
Que 2012 seja um ano repleto de lutas e vitórias. Nossos sonhos são lindos e temos a obrigação de lutar por eles.
Viva os 99%!"
Esse foi o texto mais foda que eu li aq no Hempadão
ResponderExcluirmto bomm! feliz ano novo ai hempadao!
ResponderExcluirdo jeito q a erva ta ruim cara e dificil ultimamente, se acabar tudo em 2012 é lucro, pois o pai tem algo melhor pra gente.
ResponderExcluirFogo na babilonia.
a erva so ta ruim para quem nao planta, se libertem do trafico ! QUEM PLANTA COLHE ! SÓ O CREME POR SINAL ... Cultive os seus direitos ..
ResponderExcluirespero q um dia possamos plantar sem correr o risco de ir preso por preservar a expécie.
ResponderExcluiro texto parece tentar apoiaar o capitalismo... corto minha briasa
ResponderExcluirRobson Carlos diz:
ResponderExcluirbom dia senhorita...
espero ki esteja ai
por mais incrivel que pareça vc é a única pessoa on no meu msn
e eu tava mesmo afim de fla com alguem
mais ta tarde pra caraio
vc ta com o status ausente,e se eu fosse ai onde vc ta?
vc axa ki é impossivel pra alguem sai daki da cidade onde eu estou,nesse instante?!?
só pra ir ver vc de perto?
porra
ia se uma viagem loka demais néé naum?
bom...
fazem 2 minutos que estamos nos falando pelo msn...
e parece ki eu to aki flando isso a umas 2 hrs?
estranho demais viu
devia te fikado no msn do meu irmaun ki tava aberto akie
tem umas 200 pessoas on...
mais aew eu decidi entra no meu...
sabe pq?
pq eu acreditei que fosse ter alguma pessoa aki pra fla comigo,mais só tem vc...
agora já fazem 1hr e 46 min,que estamos no útimo dia do ano de 2011...
se vc já estiver no ano de 2346 e estiver lendo(e ouvindo)como eu saiba que estas palavras ja têem 335 anos!!!
e eu lhe digo meu amigo:sim filhhoo!!!vc pode ser feliz como eu fui!!
pq eu acreditei na força do amor verdadeiro,para com todos os seres humanos.e até com os animais,pq é assim que tem que ser!!
e essa letra verde aew?
_
\
l
/
_
começa com um anderline,e termina com outro underline...
monte esses simbolos em uma só linha,começo com o underline,depois 3 simbolos diferentes,e por fim outro underline...
ufaaaaa!!!!
naum entendeu?!?
digita 4:20 no google imagens...
abraszZzZzZzZzZzZ
A única coisa que o mundo precisa é de Deus,somente isso,pois oque se passa é os fins dos tempos meus queridos,basta vcs abrirem a biblia e ler,ai entederão que isso ja estava previsto pelo Senhor.Que 2012 seja um ano em q as pessoas reconhçam cada vez mais o Senhor !
ResponderExcluir2011 foi o ano que eu conheci o Hempadão.
ResponderExcluirParabens pelo site Renato. E parabens tb por sua luta politica, por uma sociedade mais igualitária.
Feliz 2012
Que em 2012 a ganja salve o mundo
ResponderExcluirPo brother gostei pa caralho do texto publiquei ate no face...vc nao se importa nao neh rsrsrs
ResponderExcluirMELHOR TEXTO QUE JA LI NO HEMPADAO!
ResponderExcluirFeliz ano novo galera! Obrigado pelos comentários, só lamentei que um doa anônimos tenha entendido que meu texto defende o capitalismo.
ResponderExcluirSó para deixar claro: meu sonho é uma sociedade ecológica, socialista e libertária. Não acredito que o capitalismo seja capaz de emancipar a humanidade e respeitar a natureza.
Muito bom renato, seu pensamento é ótimo!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, o final foi "épico".
ResponderExcluirSe este mundo acabar que começo um melhor!
Gostei muito !!
ResponderExcluir