segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Produtos de Papel mais Resistentes! [OnJack Ed. #147]

Os meios ambientes e mercados labo­rais devastados do Noroeste da Amé­rica e outras regiões florestais aprestam-se a fazer uma dramática recuperação quan­do o cânhamo for reintroduzido na indús­tria de papel doméstica.

 

Estudos recentes indicam que a rare­facção da camada de ozono ameaça reduzir substancialmente a produção mundial de pinheiros loblolly (a maior fonte de polpa de papel) — até 30% ou mesmo 50%, dependendo da flutuação na densidade do escudo de ozono. Mas o cânhamo não apenas resiste aos estragos causados pelo aumento de radiação ultravioleta — de facto, viceja nela.*

 

 

* A radiação ultravioleta intensificada faz o câ­nhamo produzir mais óleos glandulares e aumenta o peso da planta. (Teramura, Alan, estudo da Uni­versidade de Montana, revista Discover, Setembro de 1989,) As fábricas de papel poderão regressar a níveis plenos de produção e os madeireiros descobrirão novos empregos no sector do cânhamo. Os camionistas poderão continuar a carregar polpa para celulose, e madeira para construção, embora o preço desta vá baixar à medida que for diminuindo a pressão sobre os nossos recursos flo­restais, ao substituir-se a polpa de ma­deira cultivada em florestas por cânha­mo cultivado em quintas. (Wm. Conde, Conde Redwood Lumber; lim Evans, Oregon Hemp.)

 

Haverá também muito trabalho a fazer na reflorestação. Os nossos rios atraves­sarão um período de recuperação quando o cânhamo substituir a polpa de madeira na indústria da celulose, resultando numa redução de entre 60 e 80% nos produtos químicos necessários para o fabrico de papel que neles são despejados.

 

Isto significa um acréscimo nos recur­sos piscícolas, bem como um incremento do campismo e do turismo nas maravi­lhosas e vitais novas regiões florestais — e nas florestas antigas que deste modo serão poupadas.

 

 

SUBSTITUTOS BIODEGRADÁVEIS PARA 0 PLÁSTICO

A celulose é um polímero orgânico bio­degradável. O piche de carvão, a matéria-prima principal dos polímeros sin­téticos como o nylon, é um recurso fóssil não-biodegradável. Não pertence à eco­logia da Terra e faz definhar a vida onde quer que seja derramado.

 

A partir do cânhamo, uma fonte de celulose da melhor qualidade, faz-se papel mais forte e mais resistente à do­bragem do que o papel de polpa de ma­deira.* Cartão e sacos de papel feitos de cânhamo são mais duradouros e versá­teis do que produtos semelhantes feitos de polpa de madeira ou de plástico.

* Dewey e Merrill, Bulletin #404, Dep. Agr. E.U., 1916.

3 comentários:

  1. EAH MACONHA...............

    FIRST!!!!!!!!!!!!!!

    PARÓDIA-DN

    ResponderExcluir
  2. mano erva e vida em contra parte olha o que esses otarios falam da erva nessa merda de site (http://maconhanao.blogspot.com)cara ridiculo muita gente idiota pensa assim ainda !

    ResponderExcluir
  3. nem divulga esse blog aí cara..

    ResponderExcluir