segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Meditação no Combate à Violência! [Ed. 154#]

O texto abaixo é trecho de reportagem da Revista Planeta de 2008 e nos foi indicado pelo leitor Pedro. Dá só uma olhada na causa da criminalidade e no que eles fizeram para reduzi-la!

 

"Em 1993, Hagelin e os pesquisadores ligados à Universidade Maharishi tiveram a oportunidade de testar a afirmação do guru indiano numa grande cidade com índices preocupantes de violência: Washington, a capital norte-americana. Estudos anteriores mostraram que, durante um período de seis meses em que a temperatura subia na cidade, os níveis de criminalidade também se elevavam - um fenômeno explicado pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo nas ruas, agitadas e irritadiças. Um grupo de meditadores foi criado no início do semestre observado e gradativamente ampliado, até atingir 2.500 membros - o número previsto para conseguir o efeito positivo desejado, equivalente a algo em torno de 0,17% da população da capital (no final, o grupo chegou a 4 MIL PARTICIPANTES). Nesse momento, registrou- se uma queda expressiva nos índices de crimes, mesmo levando-se em conta todos os fatores que poderiam interferir nisso, como a meteorologia, fins de semana e feriados.

 

 

SEGUNDO HAGELIN, o trabalho foi desenvolvido com a polícia de Washington, o FBI e 24 cientistas sociais e criminologistas ligados a instituições como as universidades Temple, do Texas e de Maryland. "Previmos uma queda de 20% no índice de crimes e conseguimos 25%", conta o físico. Entre os surpreendidos com o resultado estava o chefe de polícia de Washington, que, antes do estudo, dissera à televisão algo como 'precisam cair uns 30 centímetros de neve em junho (mês quente em Washington - N. da R.) para reduzir o índice de crimes em 20%'. No fim, seu departamento dobrou- se às evidências e assinou como co-autor uma monografia a respeito do caso ("Effects of Group Practice of the Transcendental Meditation Program on Preventing Violent Crime in Washington, D.C.: Results of the National Demonstration Project, June-July 1993", na edição de junho-julho de 1999 da revista Social Indicators Research).

 

Já existem mais de 60 experiências nas quais um número pequeno de pessoas, usando a meditação transcendental, conseguiu influenciar cidades e até países a reduzir sua violência. Como se explica isso? Hagelin arrisca uma resposta baseada na física quântica. Segundo ele, o fenômeno está ligado à vanguardista Teoria das Supercordas (que representaria a unificação das quatro forças fundamentais da natureza: a gravitação, o eletromagnetismo e as interações forte e fraca). Ela coloca um único e universal campo de inteligência na base de todas as formas e fenômenos conhecidos do universo.

"Experiências regulares do campo unificado relacionadas à técnica de meditação transcendental têm mostrado que dissolvem condições arraigadas de estresse no indivíduo, acarretando reduções marcantes em hipertensão, derrame cerebral, problemas do coração e outras doenças ligadas ao estresse", afirma Hagelin. "Quando praticado coletivamente em grupos, esse mesmo programa tem registrado uma redução efetiva do estresse e das tensões sociais."

 

Ele explica que, segundo a física, o acesso e o estímulo ao campo unificado promovido pelos grupos de meditadores da paz criam poderosas ondas de unidade e coerência que permeiam a consciência coletiva da população. O resultado imediato disso é uma sensível redução dos índices de crimes e de violência social, além do aprimoramento de tendências positivas entre a sociedade.>>>>   PARTE 2

 

"Felizmente, esses benefícios do programa de meditação transcendental vêm natural e automaticamente, e não requerem crença ou compreensão intelectual de sua mecânica", ressaltou Hagelin na palestra no Ions. "É tão simples quanto acionar um interruptor e apreciar a luz. Um grupo de meditação alivia o estresse social agudo e cria calma e coerência em toda a população."

 

O CIENTISTA VÊ NO fenômeno da meditação aplicada à violência uma evidência de uma nova ramificação da física, ligada ao pensamento, que propicia mecanismos adicionais para interações de longo alcance entre as pessoas. "Ela sugere que vivemos num espaço predominantemente plano, cruzado por atalhos que oferecem rotas de comunicação instantânea através de vastas distâncias, e até para o passado ou para o futuro", afirma. "Se assumimos que em nosso nível essencial de ser estamos todos intimamente conectados em um campo unificado no qual somos todos um, tornase muito fácil entender como influenciamos uns aos outros. Quando contatamos esse campo unificado do ser, estimulamos aquela unidade, aquela harmonia e aquela coerência na consciência coletiva da sociedade. E, ao fazer isso, todo mundo parece fluir mais harmoniosamente junto."

 

Maharishi e seus adeptos mostraram uma trilha promissora no combate à violência. Cabe agora a outros estudiosos e voluntários alargála, verificando, por exemplo, se os mesmos resultados podem ser obtidos usando-se outras formas de meditação. Lugares para testar essas hipóteses não faltam - e a expectativa de retorno certamente vale o investimento."

 

PARA SABER MAIS

Sites www.uspeacegovernment.org e http://hagelin.org

10 comentários:

  1. Positivas Vibrações!!

    "A lição sabemos de cór, só nos resta aprender".
    Beto Guedes

    ResponderExcluir
  2. Positive vibration, yeah.
    Já dizia Bob.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria !!!

    A meditação tinha que ser a principal matéria de estudos e praticas em um colégio.

    Se quisermos mudar alguma coisa no mundo e em nós mesmo a meditação é o principal passo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, isso ai é total furada. esse tal de Maharishi é um charlatão de primeira... Pseudociência completa. Wikipedia não me deixa mentir: http://en.wikipedia.org/wiki/Transcendental_Meditation

    ResponderExcluir
  5. Cara, olha bem o que você ta falando: Diz que o cara é um charlatão e cita a wikipedia como fonte, como se fosse um livro absoluto da verdade.

    ResponderExcluir
  6. A Wikipedia pode não ser um livro absoluto mas o texto caiu em descredito quando citou forças sobrenaturais, e também (me desculpe os donos do site, eu amo este site) levaria mais em consideração uma fonte do wikipedia do que uma matéria publicada no Hempadão

    ResponderExcluir
  7. Até o chefe do departamento de polícia se impressionou.
    Se legaliza-se todas as drogas, independente de ser adepto da ganja, na lógica, os crimes também cairiam em níveis grandiozos.
    Muitos ficariam surpresos, tal como nesse grande acontecimento ai citado.
    A pura verdade é o vídeo do Recado À ONU.
    Diminuiria a violência,o número de meninas que se prostituem e inumeras outras coisas que os leitores do hempada já estão pra lá de saber.
    Fé em Deus! Pq quando todos nós estivermos sobre a terra, a maconha florecerá para todo o sempre! (criações divinas, paraíso)

    ResponderExcluir
  8. Existe algo chamado referência. A ciência funciona assim, a wikipedia não é o livro da verdade não, assim como nenhum livro o é, mas o que tá escrito lá está (deveria e nesse caso está de fato) embasado por artigos científicos em revistas conceituadas, e não publicações em revistas inventadas só pra dar suporte a essa patifaria... Informe-se e verá que é furada como qualquer pseudociência.

    ResponderExcluir
  9. vlw hempada.. muito feliz por ver a materia que enviei aqui. muita luz pra todos e muita meditaçao pq o interno que é o importante do externo não vemos nada!!

    ResponderExcluir
  10. concordo com FlakesFlakes essi cara e de mas

    ResponderExcluir