sexta-feira, 27 de abril de 2012

Continuação do Cap. 4 – Neurosoup Trip Guide! [Portas da Percepção Ed. #165]

por Fernando Beserra

 

“Se as portas da percepção fossem abertas, tudo apareceria ao homem tal como é, infinito”. William Blake

 

Continuamos a tradução do capítulo 4 do Guia de Viagens da Krystle Cole. Hoje tocaremos em pontos críticos, a saber, nos aspectos de euforia e na alteração das noções de tempo, tão presentes nas experiências enteogênicas ou, de modo mais amplo, nos estados alternativos de consciência, induzidos ou não por enteógenos ou entactógenos.

 

Na semana que vem, em nossa tradução do Neurosoup Trip Guide, Krystle abordará uma temática que tem sido recorrentemente pedida no Portas, a questão da telepatia. É um aspecto nebuloso para o estudo da ciência, inexplorado e de quase impossível acesso pelos métodos da ciência tradicional. Apesar disso, a transmissão de pensamentos e sua troca são recorrentes na história humana e não podem ser descartados. Em experiências enteogênicas é um aspecto dramático, na medida em que está longe de ser um fenômeno incomum.

 

 

Vamos então entrar na “distorção”, ou melhor Krystle, “Transformação” do tempo!

 

Euforia

Euforia é um sentimento intenso, transcendente de felicidade combinado com um sentimento exagerado de bem-estar físico e emocional. Ann Shulgin (2000) escreveu no TIHKAL que, “A primeira coisa que pode ser dita sobre essa experiência é: é boa e nutritiva, comida para as almas. A euforia pertence a todos nossas vidas, e tão frequente quanto possível, porque ela nos alimenta com energia e esperança... Eu tenho experienciado euforia na sua mais elevada forma espiritual, da felicidade, como um afloramento de ação de graças a “FONTE” (Source), seja por que nome ela seja chamada. O sentimento que eu tenho ao dar de todo coração um Muito Obrigado ao universo é identifico com o que sentido no estado de euforia... Como todas as emoções sentidas pelos seres humanos, euforia não dura, não pode estar presente todo tempo, e não se destina a ser constante”.

 

Em minha opinião, entactógenos são as mais eufóricas de todas as substâncias classificadas como alucinógenas. Eu tomei MDMA em torno de cinquenta vezes ao longo de minha vida, e cada vez ele me ajudou a experienciar um sentimento de pura felicidade, alegria. Essa é a razão que eu gosto do candy flip (flip doce), o que significa que eu gosto de tomar uma dose de MDMA aproximadamente uma hora e meia antes de tomar uma dose de LSD. Dessa forma eu começo a viagem de LSD em um estado mental, ou ambiente (set), eufórico, como discutimos no capítulo 2.

 

Distorção do Tempo / Dilatação / O Loop

Distorção do tempo ou dilatação é comumente experienciado durante uma viagem enteogênica. Normalmente começa com um sentimento como se o tempo estivesse reduzindo a velocidade, e então lentamente progride até parecer que ele parou. É fácil perder toda sensação de tempo; minutos podem facilmente tornar-se em eternidades. Matt Phelps descreveu a dilatação do tempo durante uma viagem de psilocibina, explicando: “Eu estava 200 anos atrasado para trabalhar. Consequentemente eu começava a ver meu trabalho em um contexto ampliado”.

 

Outro exemplo é como Corncob descreveu a dilatação no tempo. “Na minha segunda vez usando LSD eu decidi fumar marihuana junto com ele para aumentar os efeitos, o que funcionou muito bem como forma de “distorcer” a experiência com LSD e me permitiu que eu entrasse numa nova parte desta maravilhosa experiência enteogênica. Eu tomei aproximadamente 3-4 tragadas de marihuana ao longo de 5 horas numa viagem de LSD, o LSD continuava muito forte e muitos padrões psiquedélicos estavam sobrepondo minha visão junto com tudo ao entorno flutuando e respirando comigo, um tipo de experiência do país das maravilhas. Em torno de 30 minutos depois que fumei a maconha, eu comecei a sentir uma sensação como se eu estivesse me separando ou “dissociando” do mundo em volta de mim e o tempo começou a tornar-se lento e acelerar rapidamente até que eu estava 15 segundos atrás do tempo. Eu senti como se tudo que eu fizesse e dissesse, bem como tudo que qualquer pessoa fizesse/dissesse, estava pré-determinado e senti que eu sabia o que estava acontecendo apenas alguns segundos antes que isso de fato acontecesse. O tempo continuou mais e mais até que “antes” da hora cerca de 45 segundos. Era um pouco insano e eu encontrei a mim mesmo dizendo alto para meus amigos o que estava acontecendo, se o que eu disse não era o que eu queria dizer e então eles não pegaram o que eu quis dizer, mas tudo bem. Toda a dilatação do tempo durou entre 30 minutos e 1 hora (tempo estava distorcido, então eu não estou exatamente certo sobre ele) e todo o tempo eu não podia decidir se eu estava a frente do tempo ou se eu estava antes do tempo e tudo em minha volta estava apenas “atrasado” (lagging), se você quiser, mas as ondas cerebrais dizendo quando algo estava acontecendo deveriam ser enviadas no tempo”.

 

Semana que vem continuaremos ainda falando sobre esse intrigante fenômeno da temporalidade na experiência enteogênica. Do, assim chamado, “loop”.

9 comentários:

  1. tomei esse olho flambado já! huahuahuahuhu

    ResponderExcluir
  2. Doido de + cara, comecei a ler e foi até o final emocionante e educativo ! vlw e continuem...

    ResponderExcluir
  3. É bem crazy, rs. Mas acontece bastante e leva a profundas reflexões existenciais.

    Algumas dessas experiências como ficar atrás ou na frente do tempo eu não tive dessa forma. Mas a alteração da perspectiva de tempo e espaço acho que é muitíssimo comum no uso de entéogenos mesmo.

    Abç

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho essa pré-visualização dos acontecimentos que estão prestes a acontecer. Parece que todo o mundo segue um "script" e não há como fazer esses acontecimentos mudarem... Parece que não temos como impedir o destino, e mesmo quando você tenta mudar, mostra que aquilo era o objetivo de quem delimita esses pré-script's (fazer com que você faça o que ele quer).

    Muita viagem!

    ResponderExcluir
  5. Conheci o efeito enteogeno da semente de Argyreia Nervosa alguns dias atrás... Realmente, não há nada comparado! Encontrei respostas pra minha vida e enxerguei a realidade, eu achava que tinha conseguido abrir minha mente apenas com a cannabis, mas agora sim vejo tudo de outra maneira!

    ResponderExcluir
  6. quando tomei lsd apenas algumas vezes, fumando cannabis junto... tinha a sensação de que tudo fazia parte de mim... eu era o universo inteiro, e tudo girava em padrões caleidoscópicos

    ResponderExcluir