quinta-feira, 5 de abril de 2012

Neurosoup Trip Guide – Cap. 3 – Como devem se comportar os "Cuidadores de Viagens"?! [Portas da Percepção Ed. 162#]

por Fernando Beserra

 

Hempadeiros, hempadeiras e simpatizantes. Nosso post de hoje se destina – nova(mente) àquelas importantes pessoas que estarão como guardiãs de psiconautas. Aos que ficarão próximos e possibilitarão que uma viagem seja mais segura, reforçando os preceitos da redução de danos e maximizando os efeitos positivos do uso de enteógenos. Portanto, essas discussões são fundamentais àquelas que fazem um uso não-ritual de psiquedélicos.

 

Seja parte do grupo. Mesmo quando você está sóbrio você ainda pode ser uma parte contribuinte do grupo e se divertir com todos. Um dos mais prazerosos aspectos de um cuidador de viagens é o sentimento que você tem enquanto está presente com o grupo. A inibição de todos está baixa e as pessoas conversam abertamente, incluindo você. As vezes pode parecer como se você estivesse um contato “alto” (high) com o grupo. É como se você fosse contagiado pelos embaraços sob efeito (altos), como quando alguém ri e isso o faz rir sem motivo aparente, ou quando alguém boceja e então você boceja também. É uma experiência muito interessante e, se você mantiver-se aberto a isso, você verá o que eu digo.

 

Permaneça calmo em situações de alto estresse. Você deve manter-se calmo se alguém começar a ter uma viagem difícil. Se você é ansioso, então essa ansiedade facilitará que a pessoa que está tendo a má viagem tenho ainda mais medo. Isso poderá também começar a fazer todo o grupo amedrontado; e isso é a última coisa que você quer que aconteça. Lembre-se que tomar um enteógeno causa que os sentidos estejam aguçados. Então, mesmo se você tentar encobrir a ansiedade que você está sentindo, os membros do grupo podem ser hábeis para senti-la.

 

Como ajudar uma pessoa que está tendo uma experiência difícil

Todos já tiveram uma experiência difícil, ou bad trip (má viagem), vez ou outra. É algo que de certo modo vem com o território. Viajar é apenas como a vida; existem atos e baixos, céus e infernos, e todos nós experienciamos ambos os lados do yin-yang. Uma pessoa que está tendo uma má viagem as vezes sente-se como se estivesse morrendo, ficando louca, ou que está perdida em sua própria mente.

 

Medo é comumente a força motor por trás desta experiência. Ele controla seus pensamentos; tudo na viagem dá mais e mais medo. A consciência deles está fraturada eles estão com medo que eles possam morrer. Eles estão com medo de uma overdose e levam longe, muito longe. Eles estão com medo de que seus amigos estão pensando sobre eles. Eles estão com medo do que você está pensando sobre eles. Eles estão com medo porque eles não conseguem lembrar quem eles são ou como falar com palavras. Eles estão com medo de estarem ficando loucos. Eles estão com medo de que nunca retornarão a realidade.

 

Estes são apenas alguns exemplos dos muitos pensamentos que uma pessoa tem enquanto atravessa uma viagem difícil. Também, você tem que manter em mente que para eles estes medos são muito reais e eles parecem existir num loop infinito que se repete para uma eternidade atemporal. Então, como um cuidador de viagens, o que você pode fazer para ajudar a aliviar esse medo sem fim?

 

Não há resposta definitiva para essa questão. O que funciona em uma experiência, pode não funcionar sempre em outra. E o que com um usuário pode não funcionar sempre funciona com outro. Cada pessoa é única, o que significa que, para verdadeiramente trabalhar com esse tipo de experiência a pessoa que está viajando tem que descobrir o que funciona melhor para ele. Entretanto, com usuários novatos, isso não é sempre uma possibilidade. Aqui estão alguns métodos que têm sido bem sucedidos para mim e para grupos que eu tenho cuidado da viagem.

 

Tranquilidade. Algumas vezes tudo que é necessário para suavizar uma má viagem é um pouco de tranquilidade. Isso ajuda a conversar com as pessoas que estão mais para baixo, explicando-as que tudo está bem e que eles realizarão isso ao longo da viagem. Isso é bom para eles entenderem que eles estão seguros, desta forma o medo que eles estão experienciando terá uma chance de passar.

 

Calmo. É importante tentar ajudar a mantê-los calmos. Eu sei que isso é fácil de falar, quando o medo deles está causando que eles fiquem enlouquecidos (freak out). Com um pouco de paciência, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-los a relaxar. A primeira é lembrar-se para acalmar a si mesmo. Você pode dividir esse estado de calma falando com eles em uma voz suave e tranquilizadora. Você pode sugerir que eles realizem respirações lentas e profundas para lentificar o batimento cardíaco, tentem se esticar em algumas asnas da yoga, ou deitem de costas e meditem.

 

Contato. Contato humano pode realmente ser de muita ajuda nestas situações. Tente deitá-los e mantê-los. Isso irá aumentar os sensos de segurança e relaxamento. Isso também ajudará a fixá-los e tranquilizá-los que eles ainda estão aqui nesse mundo.

 

Ambiente. É bom ter alguns CDs facilmente acessíveis com músicas calmas que você possa ouvir através da experiência. Quando um membro do grupo começa a experiência ansioso, realmente pode ajudar tocar a música e criar uma vibração relaxante. Eu sempre tenho percebido que ouvindo música tribal, com drum beats e pessoas cantando lindas melodias de outras culturas, pode empurrar a viagem a uma nova direção que tenha um foco mais universal.

 

A próxima coisa a tentar é movê-lo para uma sala ou local diferente que seja um pouco distante da parte central do grupo. Isso o dará a chance de ter com ele um contato um-a-um. Isso irá também ajudá-lo a conter a situação; o medo pode ser muito contagiante e a última coisa que você quer é que o grupo inteiro “endoide” (freaking out).

 

Além disso, você pode sugerir que eles tentem tomar um banho. O calor da água correndo sobre seus corpos pode ser sentido como realmente relaxante. Instrua-os a tentar ver internamente (envision) a água levando embora (lavando) toda a energia negativa e pensamentos ruins que os está mantendo mal. Enquanto a água escoa da banheira (bathtub), eles podem visualizar as vibrações negativas escoando embora também. Mantenha em mente que, quando tentar isso, eles podem ficar inteiramente quietos sobre isso, então você não deve deixá-los no chuveiro abandonados (unattended).

8 comentários:

  1. muitu comprido.avestruz

    ResponderExcluir
  2. gostei do texto
    só tive bad trip uma vez, mas ja vi acontecer com amigos diversas veses, e é agoniante voce ver a pessoa enlouquecer e voce nao saber o que fazer !
    e quando acontece com voce é realmente terrivel, umas das piores sensações que existe !

    Realmente é um ótimo texto e vai ajudar a tranquilizar o pessoal quando ver um amigo na bad

    ResponderExcluir
  3. É isso aí.

    Redução de danos, a gente vê por aqui!

    ResponderExcluir
  4. ja passei por isso estava so em casa ai comecei a pensar que ia morrer e fiquei tentando dormi e nada comi pa caralho e nada de passar ai fui no hospital tomar Soro dai parei de fumar e comeicei a ficar paranoico e tomar remedio taja preta agora fumo de vez em quanto

    ResponderExcluir
  5. Foda das bad trips, é que elas acontecem com você num estado atemporal, simplesmente é eterno o negócio. Mas é uma puta experiencia.

    ResponderExcluir
  6. Acho que das bads dá para se tirar muito né? Mas tem hora que é tenso! É sempre bom ter conhecimento para dar uma acalmada..

    ResponderExcluir
  7. Pra mim é tudo relacionado a vibe da pessoa, do lugar e dos acompanhantes. Acho que segurança e conhecimento podem ajudar a prevenir o acontecimento de alguma bad...
    Sempre que algum pensamento ruim surge numa trip eu não tento afastá-lo, isso pode fazer com que ele volte ainda mais potente. Não, o melhor que eu posso fazer é enfrentar esses pensamentos ruins, enfrentar o medo.

    ResponderExcluir