sábado, 12 de maio de 2012

Legalização da Maconha em Debate na UFMG! [Hemportagem #167]

Lutar pela legalização vai muito além de tentar mudar a lei que criminaliza aquele que compra ou vende uma erva. É preciso vencer a enorme barreira do preconceito que amarra o debate sincero e aberto sobre a questão. Até dentro da universidade, espaço tradicionalmente aberto a troca de ideias, o tema ainda encontra barreiras.

 

Com a cidade de Belo Horizonte no clima da repressão contra a Marcha a galera da Faculdade de Direito da UFMG convocou três professores da casa, que destrincharam a questão das drogas em mais de 3h de debate.

 

"Esse é um assunto que interessa a todos, já que qualquer pessoa sofre com a violência gerada pelo tráfico de drogas. E nesse mercado negro a maconha é de longe a droga mais vendida. É por esse e outros motivos que o debate sobre a legalização não pode ser classificado como sendo algo de menor importância", destacou o professor Tulio Vianna.

 

O contrapeso do debate ficou com Fernando Galvão. "Essa premissa que o fato de ser proibido desperta um maior interesse na droga é discutível. Seguindo essa linha podemos dizer que a descriminalização da maconha vai despertar o interesse das pessoas por outras drogas, já que a busca pelo proibido é sempre mais atraente."

 

Ai no meio do debate chegou o professor Virgílio de Mattos, que logo deixou a roda de conversa mais agitada. "Essa mania de proibir veio dos Estados Unidos, o mesmo país que já teve leis proibindo o orgasmo e e a bebida alcoólica. A proibição só gera benefício para o policial corrupto, para advogado desonesto, para o juiz pilantra e para o Ministério Público à-toa.

 

Quem também chamou atenção da galera foi um suposto P2 que observava e filmava tudo atentamente. Será que tudo isso é medo do avanço do debate?

 

 

19 comentários:

  1. The First:
    http://odia.ig.com.br/portal/rio/sa%C3%BAde-defende-a-maconha-1.439638
    Procação e repressão não acabarão, mas tá dificil manter certas mentiras impostas pelos grupos do petroleo e armamentisca, dizem que o que é combatida é a maconha e não a cnnabis (tem gente que ainda acredita nisso), sendo que a propria area da saúde até por etica medica não pode mais ficar contando essas mentiras.
    A erva sagrada no Brasil e no mundo avança a cada ano, de Drogas eu não sei, prefiro não comentar. Quanto a maconha não tem nem o que discutir, é só regularizar.

    ResponderExcluir
  2. Esse debate foi fino. Galera do hempada conseguiu extrair muito bem as informações! tão de parabéns, e conte com a gente aqui de bh, tamo junto!

    ResponderExcluir
  3. 'legalizar a maconha vai aumentar o interesse por outras drogas' pqp as outras drogas ja sao proibidas que diferença vai fazer e quem é o bocó que so usa pq é proibida, eu quero fumar minha erva legalmente, na paz

    ResponderExcluir
  4. É hj galera, bora td mundo na praça da estação mais tarde!!!

    ResponderExcluir
  5. Professor da USP confirma conspiração sobre clima. Não é teoria, realmente existe a conspiração a favor da mentira. Lógico que não é difícil acreditar, pois grandes mentiras, nós maconheiros sabemso bem, geram viagens, diárias, cafezinhos, turismo p vagabundos etc

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/rio20/noticias/0,,OI5768714-EI19851,00-Rio+e+mamata+e+aquecimento+historia+pra+boi+dormir+diz+professor.html

    ResponderExcluir
  6. ""Seguindo essa linha podemos dizer que a descriminalização da maconha vai despertar o interesse das pessoas por outras drogas""
    ~~~~~~~~~~
    E seguindo a "linha" da proibição, álcool e tabaco deveriam estar proibidos, já que fazem mal à saúde.. não é não?!
    Palhaçada!

    ResponderExcluir
  7. Mandem notícias, transmitam as marchas pelo Twitter pra que possamos fazer a ação direta da divulgação, pois do contrário a nossa mídia, cujo alto escalão deveria estar na cadeia há muito tempo, só vai dar notícia quando/se houver conflito. Legalizem a maconha e apliquem a lei de imprensa: lugar de jornalista mentiroso é na cadeia.

    ResponderExcluir
  8. Eu prefiro morrer de overdose de cocaína do que me viciar em mentiras por lucro.

    ResponderExcluir
  9. The Second que pensou ser the first,

    Na matéria do O Dia os caras pegaram uma frase solta, fora de contexto, do capítulo do livro em que o autor fala sobre aplicação do 28 da lei, em que fala da confusão que fazem entre usuário e traficante. Tacaram um trecho fora de contexto e tendenciosamente, pra provocar a conhecida fúria débil da sociedade, disseram que o livro tá dando dica. Suprimiram a expressão 'por exemplo' que vem antes de '100 gramas '.

    Jornalixo brasileiro: entretenimento, meias-verdades, omissões e mentiras.

    ResponderExcluir
  10. Sensacional o debate, todos os alunos da faculdade de Direito da UFMG e professores estão de parabéns, por abrigar um tema tão necessário. O grito final, e inclusive do debatedor inicialmente favorável à proibição, era de que a erva santa deveria sim ser liberada.

    Legaliza BH, Legaliza BRASIL.

    ResponderExcluir
  11. Regulamenta todas as drogas então. Regulametnando só a maconha já enfrquece 80% do poderio financeiro do tráfico, mas sabe-se lá se realmente pode haver um aumento de consumo pelo proibido...Etnão regulamenta tudo, zera os cofres do tráfico, já que é mais fácil prender funcionário público/privado desarmado vendendo substância sem receita e/ou pra menores de idade do que prender quadrilhas de homens armados até os dentes com capacidade de derrubar até helicóptero..., ó jumento do meu coração.

    ResponderExcluir
  12. Além do que mesmo que se regulamente somente maconha e se mantenham proibidas demais substâncias, ainda assim, o cara com tendência à toxicomania antes de ir à boca comprar pó, passa numa farmácia pra comprar maconha legal. Ele está tenso, é momeno de alerta, cuidado, pra entrar e conseguir sair da boca sem ser preso. Precisa dar uma relaxada pra facilitar o bom andamento da operação. Deixe estar ue quando perceber, chapou, foi pra casa jogar videogame, passaram-se horas e ele esqueceu que precisava ou pensava que precisava cheirar pra ficar legal. Sem querer, um tratamento anti-pó acontece espontaneamente...ó, querido poney.

    ResponderExcluir
  13. O preconceito e a desinformação são os nossos maiores inimigos!!!!

    ResponderExcluir
  14. realmente tem q acabar com o jabah dessas autoridades

    ResponderExcluir
  15. realmente n sei uma coisa, gravam a parada e disponibilizam o video, foi que nem quando rolou com Sidarta aqui na UF, gravaram e ng sabe cade o video...

    ResponderExcluir
  16. Aos proibicionistas:
    Açucar é considerado, pela ciência, o mal de século, portanto, seguindo a cartilha do proibicionismo, devemos proibir sua produção, venda e consumo.
    ATO PELA PROIBIÇÃO DO AÇUCAR REFINADO: Quero a imediata proibição da produção, comercialização e consumo do tóxico açucar refinado. Somente será permitido o consumo de açucar mascavo com moderação, sendo proibido portar/manter mais de 1 quilo por pessoa. Esta medida se deve ao fato notório de a maioria da população estar se matando aos poucos com açucar refinado. Atenção: açucar refinado causa sobrepeso, obesidade, obesidade mórbida, enfarto agudo e crônico, diabetes, hiper atividade em crianças antes saudáveis, gordura localizada, dependência quimíca, pressão alta, ansiedade, depressão, falha em órgãos fundamentais como rins, fígado, etc.
    Ou seja, precisamos, inclusive com punição de cadeia, salvar estes zumbis que estão se envenenando diariamente, eles não percebem o perigo.

    ResponderExcluir
  17. Proibam também o café. É perceptível a diferença comportamental de uma pessoa após ingestão de café. Olhos esbugalhados, excitação nervosa, hálito forte de café puro, podendo, inclusive, causar insônia! Pesquisas indicam que milhões de pessoas ao redor do mundo não conseguem viver sem, ao menos, uma dose diária! Temos que exterminar e prender esses travados, para que nossas crianças sejam salvas do mau exemplo dos cafeineiros. E ainda dizem que só alguns que experimentam café tornam-se dependentes! Canalhas.

    ResponderExcluir
  18. E digo mais: O ser humano pode viver sem café!!! Pra quê tomar isso todos os dias meu filho?! Perceba que você, cafeineiro ou açucolatra, já é denpendente quimíco. Deixe as áreas de plantio para alimentação, diga não ao café e ao açucar refinado.
    DIGA NÃO AO CAFÉ, SALVE A FAMÍLIA BRASILEIRA!

    ResponderExcluir