terça-feira, 8 de maio de 2012

Nimbin Mardi Grass 2012 – Marchando em prol da Cannabis do Outro Lado do Planeta!

por Marilia Fakih

fotos de Golden Eye

A galera da Cannabis por aqui na Australia já sabe. Quando chega o primeiro final de semana de maio é hora de se jogar para Nimbin, um pequeno vilarejo no interior do estado de New South Wales, para marchar em prol da erva no Festival Mardi Grass!

 

 

A comunidade local espera o ano inteiro pela data. Se prepara, colhe o melhor fruto no quintal, veste a roupa mais verde do armário e prepara o discurso. É hora de lutar pelos seus direitos e discutir as leis de cultivo e comercialização da maconha. E nessa, o Mardi Grass chegou a sua 20ª edição em 2012.

 

Nimbin é uma vila conhecida principalmente por liderar a contracultura em relação à Cannabis na Australia. Já foi comparada a uma avenida de fumaça de Amsterdam localizada no meio das montanhas, e também citada como a “Capital das Drogas” no país. Mais do que isso, os moradores de Nimbin são auto-suficientes, sustentáveis e praticam iniciativas como a permacultura.

 

Mas é a Ganja a principal responsável pelo turismo e desenvolvimento local. Tudo ali faz referência a erva, desde lojas onde você encontra tudo relacionado ao tema a cafés onde é possível apreciar aquele baseado enquanto toma-se uma xícara de chá com bolo, tudo a base de semente de cannabis, é claro.

 

E é durante o Mardi Grass que todo esse contexto é celebrado. A programação do final de semana inclui debates, oficinas de arte, exibição de curtas, shows, Olimpíadas com competições de quem atira o bong mais longe e quem bola o melhor baseado com os olhos vendados, entre outras atrações.

 

 

Mas é às 4h20 que o bicho pega. Nessa hora não tem polícia que segure, a avenida principal pára e é coberta por uma nuvem densa de fumaça, enquanto milhares de pessoas marcham pelos seus direitos de consumir a erva sagrada, de praticar o auto-cultivo e de fechar de vez a porta para o tráfico e a ilegalidade.

 

E tudo acontece da forma mais pacifica que existe. A polícia está sim presente na cidade e dezenas de homens da lei fazem patrulha durante o Mardi Grass. Mas, como deve ser, eles respeitam o evento, desde que o público presente também se respeite.

 

Ao final do Mardi Grass 2012, a polícia de New South Wales emitiu um comunicado à imprensa parabenizando os coordenadores do evento pela organização e cooperação. Durante todo o final de semana, um índice nulo de violência foi registrado num total de quase 5 mil participantes e isso se repete a cada ano.

 

Fica difícil imaginar um controle como esse se fosse um festival de álcool...

 

6 comentários:

  1. enquanto do outro lado do globo, estamos sendo atacados fisicamente (o que eu fiz pra merecer esse Brasil?)

    ResponderExcluir
  2. A policia deveria ter feito o mesmo aqui, ha anos tem a marcha e nunca teve isso!!! LAMENTAVEL!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou morando na Nova Zelandia e é gritante a diferenca desse tipo de evento aqui comparado a marcha no Brasil. A polícia está presente aqui apenas pro devido dever de servir a populacao se for necessitada!!!

    ResponderExcluir
  4. Issu sim eh uma vida como se diria? DIGNA

    Agora a mancha do nosso brasil eh lamentavel =/

    pq eu tive que nascer pobre de pais e de dinheiro viu =/

    ResponderExcluir
  5. eahueahuae vcs sao engracados.. por mais q esta esteja na paz e tal nada compara com a energia da marcha no brasil e nossa alegria

    ResponderExcluir
  6. No Brasil a lei é dominho total, e violação de direito assegurados pela constituição onde não é serguido ou executado por um país onde o debati só acontece quando interesse é de ambas partes.Corporação Militar do Brasil mostrou o seu ponto mais fraco do seu reu deve de servi e proteger.

    ResponderExcluir