quinta-feira, 10 de maio de 2012

Quem Chamou o Choque? [ObsERVAções Ed. #167]

por Renato Cinco

A repressão à Marcha da Maconha no dia 5 de maio em Ipanema pegou a todos de surpresa, não apenas pela afronta que representou à decisão do STF mas também porque naquele momento não havia nenhuma tensão com a PM ou a Guarda Municipal. Tivemos problemas no início da manifestação, porém cerca de duas horas antes do confronto.

 

O primeiro problema foi a com CET Rio que alegava que não poderíamos usar o carro de som poque não pedimos autorização. Entretanto, de acordo com o artigo 5º da Constituição é livre o direito de manifestação, independente de autorização, desde que as autoridades sejam comunicadas, o que fizemos através de ofícios encaminhados à Polícia Militar e à Prefeitura.

 

Depois de solucionado o problema com a CET Rio, e ainda no início da manifestação, a PM ameaçou apreender o carro de som caso não liberássemos uma das pistas da avenida no sentido Arpoador Leblon. Porém, pouco depois, provavelmente por perceberem que a quantidade de pessoas presentes tornava impossível desocuparmos uma das pistas a PM desistiu e a passeata transcorreu calmamente até a chegada do Batalhão de Choque duas horas depois.

 

Também fomos impedidos de instalar os equipamentos de som nas areias do Posto 9 que seriam usados no show de encerramento da manifestação, conforme informado às autoridades.

 

No momento da chegada da viatura do Batalhão de Choque eu estava no alto do carro de som e pude observar claramente a atitude provocadora da tropa. Eles atravessaram toda a multidão em velocidade incompatível com a garantia da segurança das pessoas, ostentavam de forma agressiva armas de fogo de grosso calibre e aparentemente xingavam os manifestantes. Quando chegaram perto do carro de som manobraram agressivamente no meio da multidão, mais uma vez pondo em risco a segurança de todos.

 

Ou seja, tomaram uma série de atitudes agressivas com o objetivo de provocar uma reação dos manifestantes que pudesse justificar a repressão violenta do movimento. Tática aliás muito conhecida de qualquer um que acompanha a ação do Batalhão de Choque junto aos movimentos sociais. Porém, como não conseguiram a reação desejada, desceram da viatura e começaram a disparar bombas de efeito moral, gás de pimenta, bombas de gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha.

 

Atacaram a esmo, dispararam até contra pessoas que fugiam para a praia ou que se refugiaram dentro de um quiosque. Cabe ressaltar que mesmo que algum manifestante tenha jogado algum objeto na polícia antes de começarem a nos agredir, a reação da tropa foi brutalmente desproporcional, passando a agredir a todos, indiscriminadamente, com o objetivo de acabar de vez com a manifestação.

 

Neste momento pedi ao comandante da operação policial que parasse de atacar as pessoas que fugiram para a praia, fui atendido e passamos a convocar as pessoas que permaneciam nas calçadas a descerem para a praia para acabar com os episódios de violência.

 

Pouco depois começamos a organizar os feridos para irmos a delegacia prestar queixa contra o abuso e violência da PM. Fomos a 14ª DP e conseguimos registrar a ocorrência, porém ao entrarmos para depor, três vítimas e uma testemunha, fomos surpreendidos com a informação de que seríamos submetidos a revista. Fomos levados um de cada vez para uma sala e obrigados a tirar a roupa, ficando apenas em trajes íntimos.

 

Estamos estudando com nossos advogados as mediadas legais contra os abusos cometidos pela Polícia Militar na manifestação e pela Polícia Civil na delegacia e faremos tudo o que for possível para vermos punidas as violações contra nossos direitos, a Constituição e a decisão do STF.

 

Até o momento não entendemos porque e por quem o Batalhão de Choque foi acionado, já que o comando da PM na manifestação não fazia nenhuma exigência no momento imediatamente anterior  às agressões.

33 comentários:

  1. Desse jeito vamos ter que contratar escolta armada privada...

    ResponderExcluir
  2. Policia raça desgraçada são todos uns porcos,uns vermes...

    ResponderExcluir
  3. Cinco, a mídia tá distorcendo toda a história e já estão dando um jeito de abafar.

    Esse é um país onde vale mais falar sobre as fotos de uma atriz que apareceu nua na net do que de um caso de abuso de autoridade, com uso de violência física.

    ResponderExcluir
  4. policia dos inferno.. a policia foi cirada para atender os pedidos da alta sociedade...

    ResponderExcluir
  5. Eles tinham que aparecer pra dar o showzinho deles,por essas e outras que eu detesto essa raça e estouro um toda vez que um deles morre!

    ResponderExcluir
  6. Querem nos calar! Mais uma tentativa de acabar com os direitos do cidadão brasileiro: deputados (frente evangélica) tentam emplacar lei que anulará qualquer decisão da Justiça brasileira ao bem querer dos deputados. Eles estão revoltados, quase enfartando, por causa das últimas decisões do STF de acatar casamento entre pessoas do mesmo sexo, possibilitar aborto de anencefalos e liberarem a Marcha da MACONHA. Temos que nos mobilizar para impedir mais uma vergonha para o Brasil: deputados corruptos e falsos moralistas mandando no judiciário! Pelo amor de Deus, eles estão esperneando pois sabem da possibilidade do STF descriminalizar (veja que não é nem legalizar) a erva. Pra finalizar, eles querem, também, acabar com a lei contra as agressões físicas à menores (lei das palmadas), ou seja, querem espancar a vontade.

    ResponderExcluir
  7. Polícia para quem precisa de polícia!

    ResponderExcluir
  8. Agressão provocada pela pm. Coronel Nascimento tem razão. A PM RJ tem que ser extinta.

    ResponderExcluir
  9. Tá parecendo ação direta de milicianos. E o governo estadual, como sempre, omisso.

    ResponderExcluir
  10. Esse abuso de autoridade só se ve no Brasil viu....

    ResponderExcluir
  11. CANABIANOS ACORDEM PRA REALIDADE A ERVA SEMPRE SERÁ ALVO DE PRECONCEITO, MESMO SE FOR LEGALIZADA PESSOAS QUE FUMAM MACONHA SEMPRE SERÃO MAL VISTAS NA SOCIEDADE, ISSO É IMUTÁVEL.
    SOU MACONHEIRO TAMBÉM E VOCÊS MELHOR DO QUE NINGUÉM DEVIAM SABER DISSO.
    DIZER QUE A POLÍCIA REPREENDEU E ATACOU OS INTEGRANTES DA MARCHA DA MACONHA NÃO ME SUPREENDE NADA, ESTRANHO SERIA SE ME DISSESSEM QUE UM POLICIAL APERTO A MÃO DE UM MACONHEIRO.
    QUEM VIVE NOSSAS VIDAS SOMOS NÓS, MESMO SENDO PROIBIDA, MACONHA SE ENCONTRA EM TODO LUGAR E TEM ALTOS PICOS PRA FUMÁ EM TODO LUGAR, ENTÃO EM VEZ DE FICAR BOTANDO MINHA CARA A TAPA EU FUMO O MEU DE BOA E SEM DAR BANDEIRA SEM PERIGO DE AMOLAÇÃO.

    ResponderExcluir
  12. dps n sabem pq q a policia brasileira é odiada por gde parte da população, bando de trogloditas mau informados e despreparados, do jeito q as coisas caminham, o proximo passo é uma guerra civil

    servir e proteger, lema dos porcos que até a presente data, nunca foi cumprido, assassinos, mentirosos!

    ResponderExcluir
  13. Óvbvio que a midia tá distorcendo a historia, simpelsmente editaram imagens e comunicaram coisas que não aocnteceram, e memso que tivesse acontecido, uma latinha que fosse, os problemas já estavam acontecendo antes!!! A bancada evangelica e os proibicionistas antes de tudo são preconceituosos se apoiam na biblia e de falso moralismo p/impor a vontade e os desejos deles!!! As leis parecem só servir de enfeite, pq nem o STF eles respeitam, esse país tá é cada vez mais bagunçado, basta ver nos ultimos anos os envolvimentos de corrupção... POliticos re religiosos unidos, a pior coisa que podia acontecer!!! É LAMENTAVEL!!!

    ResponderExcluir
  14. http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/05/10/stf-admite-liberdade-provisoria-para-traficante-de-drogas/

    Luiz Orlando Carneiro, Brasília

    O plenário do Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a 3, declarou inconstitucional o artigo 44 da Lei de Drogas (11.343/2006), que proibiu, em qualquer caso, a concessão de liberdade provisória a quem for preso em flagrante portando, guardando ou vendendo drogas, e decidiu deixar a critério do juiz a decretação desse tipo de prisão, com base no Código de Processo Penal. (...)

    ResponderExcluir
  15. Liberdade Sativa Lover

    ResponderExcluir
  16. baguio eh louco e o processo eh lento

    ResponderExcluir
  17. Hey Maconha, a polícia é uma VERGONHA!

    ResponderExcluir
  18. Cabe ADIN? ou ação contra preceito constitucional? da próxima tem que filmar a ação dos caras.. mostrar tudo isso que vc falou.. pq palavras nesse pais, não vale nada. só imagens e videos. e olha lá.

    ResponderExcluir
  19. MEU ESTADO NÃO TEM MARCHA...MAS AQUI VAI MINHA OPINIÃO:
    Faz-se necessário que os organizadores contratem uma equipe para filmar todo a marcha e principalmente as atitudes dos policiais pois só assim será possível convencer a massa do ocorrido e até mesmo a justiça caso se tente responsabilizar o Estado e os policiais que participaram disso.
    NOSSA MAIOR ARMA SÃO AS CÂMERAS! REGISTREM OS CRIMES COMETIDOS PELOS POLICIAIS!

    ResponderExcluir
  20. obrigado cinco em seu sangue tem o sangue de heróis como lamarca e marighela.. continue fazendo esse bom serviço por todos nós

    ResponderExcluir
  21. O Rio Merece Uma nova marcha ainda no este mês!!

    ResponderExcluir
  22. a poilicia eh uma corja de bandidos. um grupo idependente que faz o que quer e nai respeita lei nenhuma. ou decisao nenhuma, estao todo mordido pq um trabalho de anos se mostrou ineficiente e desnescessario. OS PORCO PIRA!!!!

    ResponderExcluir
  23. vergonha e tristeza
    QUE PAÍS É ESSE?
    SINTO NOJO DESSE GOVERNO,DESSE PAÍS!

    ResponderExcluir
  24. Querem nos controlar, mas são todos descontrolados...

    ResponderExcluir
  25. alguem ai pode me informar a média de tempo que a semente fica madura depois de polinizarmos uma femea?????????????????ajuda ae

    ResponderExcluir
  26. E ninguém assume o atentado terrorista. São piores que FARC, piores que ETA, sequer assumem.

    ResponderExcluir
  27. não fumo maconha...Mas dou parabens aos que lutam pelo seu direito
    Os "maconheiros" (nao gosto do termo acho pejorativo) infelizmente tem fama de vagabundos, mas dão um tapa na cara da sociedade brasileira, que é acomodada e só protesta sentados no sofá, ao sairem as ruas e reivindicarem seu direito
    Isso é um tapa na cara da hipocrisia nesse país hipocrita chamado brasil Parabens!

    ResponderExcluir
  28. tb acho que o Rio merece uma nova marcha da maconha! eu fui ...e vou de novo..
    vou protestar meu direito ..sou cidadão trabalhador ...

    ResponderExcluir
  29. EU QUERO VER A PRESTAÇÃO DE CONTAS AI DO GORDINHO POLITICO... alias ele tava com larica quando comeu as palavras? como um cidadão assim quer ser vereador?

    tem grupos de pessoas que se mobilizam para mudar as leis, fazendo a proposta e solicitando a assinatura de varias pessoas, caso do menino que perdeu a mãe e a irma por causa de um bebado, e ele criou um site e esta levantando assinaturas para tentar a mudança, FICO ME PERGUNTANDO PORQUE NÃO SE FAZ ISSO EM RELAÇÃO AS LEIS ANTI DROGA? PORQUE OS ADVOGADOS DA MARCHINHA NÃO SE JUNTAM E CONFECCIONAM UM MANIFESTO POPULAR, BUSCANDO ASSINATURAS PARA ENVIAR AO CONGRESSO NACIONAL PARA A MUDANÇA NA LEI?
    MAS A IMPRESSÃO QUE DA É QUE É MAIS FACIL PROTESTAR E SE AUTO PROMOVER DO QUE ENTRAR DE SOLA NA RAIZ DA QUESTÃO, POR MANIFESTAÇÃO POPULAR E COM ADVOGADOS INTERADOS NAS LEIS CONSEGUIMOS MONTAR UM PROJETO DE LEI PARA A CAUSA, É SÓ QUERER....

    FICA MELHOR SE FAZER DE VITIMA DA POLICIA? RENATO CINCO É UMA PIADA E PRA MIM ELE SÓ QUER SE PROMOVER, FICAM GASTANDO DINHEIRO DA ARRECADAÇÃO AQUI E ALI E CADE A PRESTAÇÃO?

    AO INVES DE LEVAR AS PESSOAS PRA RUA, QUE EU ACHO MUITO BOM SIM, EU PREFIRO COLHER ASSINATURAS PELO PAIS E PROPOR A MUDANÇA DA LEI, SERA QUE NESSE PAIS NÃO EXISTE 1MILHÃO DE CANABISTAS OU MACONHEIROS?

    BORA TIRAR A FUMAÇA DA CABEÇA E AGIR EM PRO DA SOCIEDADE WEED, MARCHINHA SÓ DA VISIBILIDADE PRA CAUSA, SE DEPENDERMOS DESSES DEPUTADOS E DESSA CORJA QUE GOVERNA ESSE PAIS VAMOS FICAR SEMPRE ASSIM COM O DEDO NO RABO...

    ACREDITO QUE PELOS VIDEOS QUE VEJO DO "MANÉ" TOMAZINE E DE OUTROS, VCS ESTÃO TRANQUILOS, VCS PLANTAM A ERVA DE VCS, SÓ QUE A MAIORIA COMPRA A CONTRA GOSTO DE BANDIDOS, EU SOU UM EXEMPLO, NÃO POSSO PLANTAR MAS PODERIA SE FOSSE LIBERADO, MAS VCS AI DA MARCHINHA ESTÃO DE BOA, SE ESTIVESSEM REALMENTE PREOCUPADOS COM A CAUSA A MARCHA SERIA EM BRASILIA E CAUSARIA O IMPACTO, MAS TBM DE NADA ADIANTA SE TUDO DEPENDE DE POLITICOS.

    ENTÃO VAMOS FAZER POLITICA E DESENVOLVER UM MANIFESTO POPULAR, COLHER ASSINATURAS E PROPOR A MUDANÇA NA LEI...

    LEVANTEM A BUNDAS DAS CADEIRA E VAMOS MUDAR ESSA PORRA DESSA LEI POR NÓS MESMOS...

    ISSO É POSSIVEL E EU SEI, SE ARRECADARAM 15MIL EM SP PRA MARCHA ARRECADEM MAIS 3 PARA PAGAR OS CUSTOS DESSE MANIFESTO E AS VIAGENS DOS ADVOGADOS PARA BRASILIA, KD VCS?

    ResponderExcluir
  30. Caro anônimo, se você participasse do movimento boa parte das suas perguntas estariam respondidas.

    Não fui responsável pela tesouraria da Marcha do Rio este ano, não tenho contas a prestar porque não cuidei delas. A arrecadação de 15 mil foi para a Marcha de São Paulo e não tenho nada a ver com isso.

    Já existe Marcha em Brasília e este ano será no dia 25 de maio.

    Quanto a questão de coletarmos assinatura para uma lei mudando a política de drogas, discutimos isso algumas vezes e a maioria não acredita que seja possível, já que até hoje apenas dois projetos em todo país conseguiram as assinaturas, uma delas foi a lei da Ficha Limpa, que mesmo com apoio da mídia, da OAB e da Igreja Católica levou mais de 2 anos coletando os dados.

    Mesmo assim sempre acho válida a tentativa, mas não sou dono do movimento e nem tudo que eu defendo é implementado.

    O pessoal do Viva Rio está organizando coleta de assinaturas para uma lei que acaba com a criminalização do porte de drogas para uso pessoal, com certeza temos que apoiar.

    A grande dificuldade de arrecadar assinaturas para este tipo de projeto é que não basta apenas assinar, é preciso anotar o número do título de eleitor e ninguém anda com isso por aí.

    Sobre a importância da Marcha discordo de você, pois foi graças as mobilizações que conseguimos colocar a pauta da legalização na agenda nacional.

    ResponderExcluir
  31. ranato o que você luta em prol da legalização é mta coisa. parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir