terça-feira, 12 de junho de 2012

As Pontas das Folhas estão Queimando, o que Pode Ser? [Cultivo Vital 172#]

por Sergio Vidal

 

Primeiro queria me desculpar pela falta de texto nas últimas 2 semanas. Estive na Marcha da Maconha de Brasília dia 25 de maio e, em seguida, fui à de João Pessoa, dia 26, onde fiquei até o dia 29. Por causa desses e de outros compromissos acabei não podendo escrever o texto a tempo e só agora estou retomando a coluna. Essa semana vou tentar responder a dúvida de um leitor que nos mandou sua foto.

 

“Boa tarde galera.. Será que podem me ajudar? As minhas plantinhas estão florando e as folhas estão queimadas nas pontas, isso é normal? Existe algo que possa fazer para evitar ou reverter o processo? Segue a foto.. Desde já , obrigado”

 

Não sei se poderei ajudar, pois é difícil fazer um diagnóstico preciso apenas olhando as folhas. Também seria importante ver a planta como um todo, para ver se isso se apresenta em todas as folhas, ou apenas nas mais novas. Na foto eu vi que tem uma folha mais antiga que não apresenta essa “queimação” nas pontas.

 

 

Seria muito importante também saber o que há no solo no qual a planta está sendo cultivada e qual o regime de nutrição. Se o solo for inerte, ou seja, sem qualquer substrato com nutrientes, muito provavelmente pode ser uma escassez de micro-nutrientes. Essa é uma das suspeitas, pois aparentemente as folhas mais velhas estão bem, com um verde mais escuro, e se mostrando mais saudáveis e sem essas pontas queimadas. Mas precisaria saber o que há no solo. O solo precisa ser rico em Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Magnésio (Mg) e Cálcio (Ca), além de conter micronutrientes como Boro, Ferro, Zinco, dentre outros. Se o solo é inerte o cultivador precisa ficar muito atento, pois é necessário suprir todas as necessidades da planta com fertilizantes. Quando o solo é preparado com substratos ricos em nutrientes, como estercos, farinhas, tortas, dentre outros, há uma quantidade grande de diversos nutrientes que formam uma reserva que a planta pode utilizar, sem precisar recorrer à alimentação extra via fertilizantes, ao menos no período vegetativo.

 

Pessoalmente prefiro manter a planta em um solo rico em nutrientes e suplementar com uso de fertilizantes. Acho essa forma mais fácil de manter e que dispensa cuidados constantes com a nutrição e regulação de pH. Já as pessoas que optam pelo uso de solo inerte precisam ter atenção redobrada pois a planta não tem nenhum nutriente no solo e tudo que precisará comer terá que vir das mãos do cultivador através de fertilizantes. Do mesmo modo, solos inertes tendem a ter maior oscilação de pH. Em textos de semanas anteriores eu também comentei a respeito da nutrição e do pH das plantas, veja aqui e aqui.

 

Quando uma planta sente fome e apresenta sinal de que está com carência de algum nutriente não significa que esse nutriente não esteja no solo. Os nutriente podem estar presentes no solo, mas a planta não consegue absorver por causa do pH. É bom lembrar que o nível de acidez ou alcalinidade do solo interfere diretamente na forma como a planta consegue absorver os nutrientes. Cada nutriente tem um ponto específico de absorção. Uns são absorvido melhor em ambientes mais ácidos, outros em ambientes mais alcalinos, mas, em geral, o ponto ideal que aproveita melhor todos os nutrientes é entre 6 e 7. Se o pH está muito ácido ou muito alcalino o nutriente pode até estar disponível no solo, mas a planta não consegue absorver.

 

O que quero dizer com isso é que antes de sair aplicando mais fertilizante em uma planta que esteja apresentando deficiência nutritiva, procure medir o pH do solo e da água usada na rega. Se o nutriente estiver presente no solo e o pH estiver desregulado de nada adiantará aplicar mais nutriente já que o problema não é a falta do nutriente e sim o desequilíbrio de pH que está impedindo a absorção de um ou outro elemento específico.

 

Só a experiência concreta de um cultivador com um jardim poderá definir o que está errado e causando a deficiência. Se é a ausência de nutriente no solo, ou a dificuldade da planta em absorver o nutriente presente por causa do desequilíbrio de pH. Por isso falei que não teria como dar um diagnóstico preciso no início do texto, já que o leitor não forneceu informações suficientes para eu saber qual o problema em questão. Em todo caso, coloco aqui uma ilustração contida no meu livro, Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor (http://cultivomedicinal.com.br), que mostra os diferentes pontos de aproveitamento de cada nutriente em relação à acidez ou alcalinidade do solo.

 

 

Muito obrigado por ter mandado sua mensagem e suas foto e espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e com isso ajudado também outras pessoas! Mandem suas mensagens e fotos para cultivo@hempadao.com – Não esqueçam de sempre que possível detalhar ao máximo dizendo como está o solo que a planta está sendo cultivada, que fertilizantes está usando, como é o regime de iluminação, e tudo mais que puder contar sobre o cultivo que possa ajudar no diagnóstico do problema.

 

Um abraço e até semana que vem!

Sergio Vidal é pesquisador, autor do livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor

http://facebook.com/vidalsergio

http://twitter.com/sergio__vidal

29 comentários:

  1. Na boa, eu fui ver o vídeo citado acima e o cara do vídeo é um analfabeto funcional que escreve mal também, pois suas postagens são cheias de erro de português. Será que vale a pena gastar tempo com ele?

    Além de tudo isso que expus, tem o fato dos vídeos dele terem repercussão praticamente nula, pois alguém cujos vídeos são vistos em média por 500 pessoas e no máximo atingiu um pico de 3.000, será que nós não vamos gerar um destaque para mais um proibicionista de idéias tacanhas? Não sou avesso ao debate, mas eles já possuem muito palanque para exporem suas bobagens, não acho que precisamos ser público deles, ainda mais desse aí sem potencial nenhum.

    Eu fiz um vídeo dos meus cães brincando, postei e meu vídeo já teve umas 40 mil exibições. Esse idiota com toda essa abertura, desafio, texto preparado e tal mal consegue passar de 500 exibições. Na boa gente NÃO ASSISTAM O VÍDEO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e quem quer saber de cachorro brincando? foda-se vc e va cuidar da sua medíocre vida com seus cachorros e deixem quem se interessa em paz.

      Excluir
    2. Ninguém pergutou seu lixooo,
      vá cuidar dos seus cachorros e para de falar merda que e melhor .. ¬¬

      Excluir
    3. É um boçal mesmo. Vai cuidar seus cachorros seu idiota!

      Excluir
    4. Gente mal amado e assim quer atençao de todo mundo e não consegue!!

      Excluir
  2. Essas pontas queimadas podem ter dois motivos: Primeiro o PH, o ph ideal para esta planta vai de 5,8 a 6,8, segundo poder ser algum nutriente. Se você conseguir medir o ph e ele estiver básico acima de 7 ou se estiver ácido isso causa um desequilíbrio na absorção dos nutrientes pelas plantas e pelo que estudei esse sintoma provavelmente é deficiência de cálcio pois este nutriente é pouco móvel na planta e se não existir no solo a planta não consegue transportar das folhas velhas para as folhas mais novas, por isso as folhas velhas estão saudáveis, no período vegetativo a necessidade de cálcio é menor quando floresceu e a demanda aumentou e o solo não tinha, se o solo estiver ácido isso comprova minha teoria, daí é só adicionar calcário ou cal na solução do solo. A quantidade a ser aplicada depende de quão ácido o solo estará. Espero ter ajudado
    T.K.
    Graduando em Agronomia na UTFPR Pato Branco PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi galera o que fazer quando a planta esta como muito fertilizante ? As folhas estao extremamente verde aveludado . E estao também crescendo nos dedos das folhas ja formadas outras folhas mesmo onde sai o cale das folhas. .. mi ajuda..

      Excluir
    2. SAAAAALVE THIAGO!

      FIRMEZA ?

      To com uma duvida cara, minhas plantas, ao contrário do caso acima, apresentam as folhas mais antigas com queimação nas pontas, e essa queimação vai subindo as folhas mais novas.

      O que devo fazer ?
      Neste caso, estava sem medidor de Ph, adquiri um ha dois dias, ja regulei o Ph do solo.
      O solo que utilizei contem palha de coco, humus de minhoca, vermiculita, farinha de osso, calcario corretivo, e turfa.
      As plantas que apresentam essa queimação tem por volta de 2 meses e meio, e foram criadas em outro solo anteriormente, e transplantei para esse.
      As que crescem desde o inicio nesse solo ainda não apresentam queimaduras e estão com um mes aproximadamente.

      Fico no aguardo!!

      VALEU

      PAZ DE JAH FAMILIA !!

      ABS

      Excluir
  3. Abaixo o uso de aditivos químicos. Os adubos químicos são antinaturais e servem aos interesses das empresas de capital estrangeiro. As mesmas que apoiam a transgenia e a devastação de ecossistemas naturais. Tudo isso pela dominação e por falta de alternativa...

    "As monoculturas são primeiro estabelecidas em nossas mentes e depois transferidas para os solos" - por Vandan Shiva

    Temos de elevar a discussão da legalização do cultivo da Erva Santa. Apenas a legalização não nos serve, e depois disso? Qual será nossa autonomia? Quem vai cultivar e de que modo?

    Será que a Monsanto e a Souza Cruz apoiarão a emancipação social em massa? Ou almejarão aumentar seus lucros com latifúndios de cannabis transgênica?

    Abaixo a fertilização química.
    Viva o equilíbrio natural da vida, viva a intuição e viva o amor com as plantas
    VIVA A AGROECOLOGIA
    VIVA A PLANTA SAGRADA e que continue sendo....chega de profanação

    Ass: Índio de MG

    ResponderExcluir
  4. poha num vejo a hora de morar sozinho pra começar a cultivar nossa santa ganja



    ********************__\|/__

    ResponderExcluir
  5. Pode ser overfert aí!

    geralmente na flora, ao começar ver os buds se formarem, o cultivador menos experiente fica "afobado" e tende a aumentar as doses de nutrientes.

    Aconselho ao cara a entrar no growroom e fazer um cadastro (caso nao possua) e dê uma olhada no tópico sobre problemas gerais, em que é exposto (com fotos!!!) cada tipo de problema que a cannabis possa ter e sua respectiva solução!

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Essa foto foi minha, esse cultivo foi realizado em solo comum, uma mistura de arisco, com humus de minhoca e fibra de coco. Todas as folhas estão parcialmente "queimadas" nas pontas e extremidades. Tenho utilizado um adubo orgânico completo dissolvido na rega e mantido a água sempre um um ph 7, variando para levemente ácido e a eletrocondutividade de 23 x 100 microsiemens/cm, está bom??

    ResponderExcluir
  7. Já aconteceu isso em uma planta minha uma vez, isso ai é excesso de Nitrogênio na terra. Troca a terra da planta e use adubos orgânicos que não tem erro! boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Isso ae ta parecendo excesso de nutriente mesmo. Da uma boa regada para a agua escoar um pouco o excesso e para de adubar.

    ResponderExcluir
  9. Valeu galera!! Vou fazer isso! Obrigado! Mas devo lavar a terra com água com EC = zero??

    ResponderExcluir
  10. Lembrando que em lojas de venda de peixes ornamentais e aquarios eles vendem um medidor de PH para agua, tambem o alcalinizador e o acido para corrigir o ph da Agua

    ResponderExcluir
  11. Oi Galera... Fiz um erro tremendo ao por demasiados nutrientes no solo numa planta que tava linda... A minha duvida 'e... ela ta crescendo mas com umas folhas queimadas... devo de cortar essas folhas ou devo de manter?
    Obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
  12. mantenha amigao.. cortar essas folhas queimadas pode aumentar o teu problema mais ainda, deixe como esta!!!

    ResponderExcluir
  13. Cal não é a mesma coisa que calcário!!!! Calcário é usado para aumentar o ph e cal e fornecimento de Ca e não aumenta o ph! Abraço

    ResponderExcluir
  14. SAAAAALVE FAMILIAAA!!

    FIRMEZA ?

    To com uma duvida cara, minhas plantas, ao contrário do caso acima, apresentam as folhas mais antigas com queimação nas pontas, e essa queimação vai subindo as folhas mais novas.

    O que devo fazer ?
    Neste caso, estava sem medidor de Ph, adquiri um ha dois dias, ja regulei o Ph do solo.
    O solo que utilizei contem palha de coco, humus de minhoca, vermiculita, farinha de osso, calcario corretivo, e turfa.
    As plantas que apresentam essa queimação tem por volta de 2 meses e meio, e foram criadas em outro solo anteriormente, e transplantei para esse.
    As que crescem desde o inicio nesse solo ainda não apresentam queimaduras e estão com um mes aproximadamente.

    Fico no aguardo!!

    VALEU

    PAZ DE JAH FAMILIA !!

    ABS

    ResponderExcluir
  15. oi tenho 5 plantinhas, 4 estao com mais ou menos meio metro e uma nasceu gemea esta com 25cm mais oumenos, porem em todas elas as folhas mais velhas estao amareladas e depois vem a cair, duas eu tirei do vaso e botei no solo as outras 3 estao dentro de casa em vasos, oque pode estar acontecendo? 3 delas estao florecendo ja... vlw

    ResponderExcluir
  16. Se você ainda ficou com alguma dúvida de cultivo envie sua mensagem para hempadao@gmail.com - Envie com fotos e relato completo!!!

    Visite também meu blog, lá tem todas as dúvidas respondidas e o link para comprar o livro Cannabis Medicinal Introdução ao Cultivo Indoor.
    http://sergio-vidal.blogspot.com.br/p/dicas-de-cultivo.html

    ResponderExcluir
  17. Folhas na parte inferior da planta morrendo insanamente,alimentação base de N e P em dia o que pode ser?
    PH ácido ou alcalino demais apresentam este diagnóstico?

    ResponderExcluir
  18. Plantei a quaresmeira na porta de casa e ela está com a folhas novas com as pontas secando.. As folhas mais velhas estão boas e bem verdes.
    Oque posso fazer?? Seria o PH alto ou excesso de nutrientes??
    Ela toma sol das 7 às 17 hs..
    Regando uma vez ao dia durante à noite!
    Ajuda por gentileza!!

    ResponderExcluir
  19. cara as minhas estao aproximadamente com 3 a 4 meses e começaram a algumas semanas , apresentar umas mosquinhas pretas nas folhas , e esta amarelando as que estao em baixo principalmente as antigas , oq faço pra controla?

    ResponderExcluir
  20. cara as minhas estao aproximadamente com 3 a 4 meses e começaram a algumas semanas , apresentar umas mosquinhas pretas nas folhas , e esta amarelando as que estao em baixo principalmente as antigas , oq faço pra controla?

    ResponderExcluir
  21. NÃO CURTO MACONHA, E NUNCA EXPERIMENTEI, MAS ACHO UMA SACANAGEM LIBERAREM A CACHAÇA E CIGARRO, QUE DESTROI MUITO MAIS FAMILIAS INTEIRAS E FICAREM COM ESSA BABAQUICE DE PROIBIREM A MACONHA, OS MAIORES DONOS DE DROGAS E QUE NÃO TEM INTERESSE EM QUE A MACONHA SEJA LIBERADA SÃO SENADORES QUE LEVAM COCAÍNA PRA PASSEAR DE HELICÓPTERO..... E NEM PRESO VAI...TENELADAS....E FILHOS DOS OUTROS SUBINDO MORRO E MORRENDO PRA ENXUGAR GELO E OS FILHOS DOS BACANAS EM PRÉDIOS DE LUXO VENDENDO DROGAS A VONTADE...TUDO HIPOCRISIA...E NOS ESTADOS UNIDOS E URUGUAI GENTE SABENDO LIDAR BEM COM ISSO. GENTE QUEM É CONTRA LIBERAR SÃO OS DONOS DAS DROGAS TRAVESTIDOS DE DEPUTADOS, BOLSONARO É CONTRA PORQUE É MILITAR E MILITAR TEM SUA ÉTICA MOLDADA, MAS OS DEMAIS...SÃO TUDO DE CONLUIO COM OS VERDADEIROS DONOS DAS DROGAS QUE NÃO QUEREM PAGAR IMPOSTOS...OS NOSSO DEPUTADOS BANDIDOS.

    ResponderExcluir
  22. Será que alguém pode me ajudar ??
    Plantei minha semente de prensado.. faz 1 semana ela
    Nasceu porém as primeiras folhas.. nasceram com uma cor tipo amarelo neon... E falta de nutrientes? Ou é assim msm quando nasce ?

    ResponderExcluir