sábado, 16 de junho de 2012

Discussões Acerva do Tráfico e Descriminalização da Maconha! [Universidade da Ganja 172#]

Hoje o Universidade da Ganja vai pegar um texto acadêmico que se volta contra a proposta de descriminalização das drogas. Trata-se de uma monografia do careta [mas nem tanto] campo do Direito. Assinada por Francisco de Arruda Guerra Neto, o texto abaixo tem como resumo um show de opinião que não tem lá muito haver com a produção de conhecimento acadêmica, vejamos. Clique na imagem para acessar o artigo e no leia mais para ver os comentários e resumo sobre o texto:

 

“Este trabalho tem como principal objetivo demonstrar os problemas sociais que poderão surgir com a descriminalização da maconha, defendendo a corrente protetora da não descriminalização desta droga. Alerta também quanto à dependência que o consumo da erva cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, pode causar sobre o usuário, causando sérios problemas para o mesmo e para a sociedade. Aborda-se, também, a questão da responsabilidade e dever do Estado de zelar para o bem estar da sociedade. Preocupou-se também em mostrar a responsabilidade que o usuário possui no ciclo do tráfico de drogas, alertando quanto as sanções aplicadas a este. Por fim, procurou-se analisar as discussões acerca dos movimentos que defendem a descriminalização da maconha, movimentos estes popularmente conhecidos como marchas da maconha, e logo  adiante se preocupou em demonstrar uma possível solução que o Estado pode tomar para que a sociedade não venha a ser prejudicada com os problemas causados pela droga.”

Fontes meio absurdas foram usadas, como por exemplo recorrer ao dicionário para pegar definições de palavras como “consumo” e “demanda” para com isso provar que o usuário é o maior culpado pelo tráfico de drogas. Infelizmente, o que se vê é que a produção acadêmica não se volta ao conhecimento, mas sim à tentativa de ratificação do que o autor  já pensava sobre o assunto. É possível notar pois se as análises e recuperações históricas fossem sido bem feitas, em algum ponto da obra deveria ter a resolução mínima de que o real culpado pela existência do tráfico não é o uso, mas sim a própria proibição. Ou será que não existe uso há século – quiçá milênios – antes de haver regime de opressão ao maconheiro?

 

Bem… o texto de é hoje é contra, e por isso vale como exemplo perfeito de algo que não devemos seguir. Não o de ser contrário, isso tudo bem, podemos sempre debater. Mas o que nunca se deve fazer é escrever um discurso acadêmico com o intuito de engendrar suas opiniões particulares. O resultado é algo não palpável, pois ciência alguma do conhecimento é capaz de justificar o preconceito e a ignorância.

23 comentários:

  1. Para começar o camarada ai de cima se esqueceu do princípio de idoneidade, ou seja, se vestiu de PRÉ-conceitos para explanar sobre um tema que ele se quer conhece, então como falar sobre um tema onde eu não conheço nada sobre o mesmo e se quer procuro conhecer. Segundo, se vou tratar sobre maconha, não tenho nada que compará-la com outras drogas, pois como sabemos, ela possui receptores diferentes no cérebro e seu efeito é totalmente diferenciado das outras drogas citado pelo referido autor em seu trabalho. O contexto social utilizado por ele se baseia apenas no "achismo", perdendo assim totalmente a credibilidade de seu trabalho, que a meu ver, poderia ser feito totalmente diferente. Eu como biólogo fico inconformado com esse tipo de trabalho, consigo abordar aspectos sociais para o uso de drogas com muito mais embasamento, e credibilidade, que esse camarada, sem contar suas fontes que não trazem tanta credibilidade que um trabalho dessa escala requer. Conclusão: o cara fez o trabalho somente para conseguir terminar seu curso de direito, que pelo visto foi muito mal feito, em uma faculdade que não traz respaldo algum.

    Felipe Coelho, biólogo.

    ResponderExcluir
  2. Ele foi aprovado e se graduou com essa monografia? Putz, o ensino acadêmico vai de mal a pior!

    ResponderExcluir
  3. lamentavel, e quanto aos males da proibição?
    percebe-se claramente a mediocridade e falta de visão da sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  4. Mas que papo 'acadêmico' é esse? O braziu, salvo raríssimas exceções (Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Cezar Lates...) representa um nada absoluto no mundo do conhecimento acadêmico. Não possui 1 único prémio Nobel sequer. As compras de diploma transformaram o que deveria ser Educação em ato mercantil no braziu. Qualquer cavalo vestido com renda igual a 5 mil por mês já arruma um diploma de 'dotô' na graduação do nosso braziu, e já vai fazer um 'dotorado'... Haaaaaaaaahahahahaha! É triste demaaais. Não sabem escrever uma redação... Vejam que maconheiros são rejeitados para receber bolsas de estudo no exterior. Há uma perseguição contra maconheiros no braziu há mais de 100 anos. Mas, por outro lado, sabe-se, nos países europeus (aqui não se conta nada, esconde-se e criminaliza-se TUDO), que os maiores filósofos da humanidade eram SIM maconheiraços de carteiraço, e que mais da metade de nossa Música e Ciência foi criada entre nuuuuuvens de neblina, moram? Meditação zen. Alguém pode imaginar um Renée Descartes pensando de cara? Haaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahahahaha! Fuck Out! Os caretas deveriam morrer sem poder se aproveitar das conquistas do pensamento levados à casa das Ciências por graaaaaaandas mestres maconheiraços da filosofia indo-arábica-europeia. Os filósofos gregos eram todos maconheiros. Aqueeeeela turminha.... Haaaaaaaaahahahahaha! Viva Sócrates, Platão e Pitágoras. A merda é que o incompetente do Aristóteles foi professor de Alexandre Magno, tendo o seu pensamento ganhado força no mundo daquela época, por conta dos reis Filipe e Alexandre da Macedônia. Imaginem se Pitágoras tivesse educado Alexandre, o Grande, ou se Platão (um pouquinho mais fraquinho, mas igualmente gigantesco) o tivesse feito? O Planeta poderia ter pegado outro rumo.

    ResponderExcluir
  5. É por causa de idiotas, retardados, alienados, desinformados como estes que o país não muda. Esse cara se esqueceu de analisar outras experiências de proibicionismo no decorrer da história. A proibição do álcool nos EUA no início do século passado gerou as maiores organizações criminosas da história dos EUA. O consumo do álcool aumentou, os traficantes ficaram poderosos e violentos, quase exatamente como acontece com o tráfico de drogas atual. O traficante é criminoso porque é CRIME produzir/transportar/vender a droga. Se não fossem crime, estas atividades seriam desenvolvidas por empreendedores comuns, agricultores, farmacêuticos, comerciantes comuns, que gerariam empregos e renda para a nação. A demanda existe, sempre existiu e continuará existindo. Enquanto isso, nossos presídios estão cada vez mais lotados de traficantes e usuários, a violência toma conta das ruas e nós, usuários, trabalhadores honestos, somos tratados como marginais. OS traficantes e o tráfico só deixarão de existir quando esta atividade deixar de ser exclusiva a CRIMINOSOS, contraventores da lei. Daqui a uns 10 anos este cara vai ler o texto que escreveu para concluir seu curso de direito e vai morrer de constrangimento.

    ResponderExcluir
  6. 100% que Esse daí dava uma boliiiiiiiiiiinha...!
    Haaaaaaaaahahahahaha!
    Papo gordííííííssimo!
    Papo lipídico!

    http://www.youtube.com/watch?v=T9cq7G8hoAE

    ResponderExcluir
  7. hahahahhahaaha burrrrr

    ResponderExcluir
  8. olha, sou usuário de boaconha e eu apoio mais ou menos a descriminalização das drogas pelo fato da violência que acontece entre usuários e policiais, nunca fui pego, pois geralmente fumo em casa, meus pais não sabem pois tenho uma sacada no meu quarto, mas esses dias a veia encontrou umas cinzas e venho me perguntar se eu fumo?
    Obviamente disse que não, mas tenho estrema vontade de falar. Por vários motivos, que comentarei em um texto mais a diante. Mas o caso não é esse, tipo eu meio que não a apoio pois existe muita gente sem educação no Brasil, que depois que a boaconha fosse descriminalizada começaria a fumar em locais públicos, perto de pessoas, e crianças sem se importar,pois não teriam riscos, gente sem noção, sabe?
    Vou dar alguns exemplos:
    Há uns meses atrás fui em um show de reggae com os amigos, e nós entramos em uma turma, com uma maconha de péssima qualidade,"você percebia o mato queimando na garganta, foi onde aprendi a analisar quando a maconha é de boa ou má qualidade
    - tipo nas outras duas semanas eu fiquei muito burro mesmo.
    - eu e meu pai íamos ao mercado, e ele deixava o carro estacionado em um tal lugar, depois de cinco minutos eu não tinha nem ideia de onde ele colocou o carro...
    - também não me lembrava de coisas que eu tinha feito a 2 min e etc... " eles fumavam entre 8 pessoas e mais eu e meus 2 amigos. A cada min acendiam um beck totalizando uns 5 pegas cada um.
    - Foi o dia que eu mais fumei maconha, beck, goró, manga rosa, breu, fininho(fininho não dá pra dizer pois eram uns charutos rasta quase hsuhsau, ponta e etc).
    Foram uns 20 e poucos becks, obviamente fiquei completamente morgado, mas eu parei no 5 já.
    Todos eles não paravam de falar, bá quero fumar mais uns 30 e não sei o que, "tipo, eram pessoas muito legais, parceiros" mas sem limites, e é justamente a esse tipo de pessoa que eu me refiro. É claro que eu sei que depois que a boaconha fosse descriminalizada surgiriam leis como a do cigarro de tabaco. Ex:
    Não se pode fumar em lugares fechados, e etc, nem sei bem as leis do cigarro de tabaco pois não fumo.
    Outro exemplo: pessoas de baixa ou péssima renda, sem generalizar, mas geralmente não tem limites.
    - Não digo que o usuário que fuma todos os dias seja um viado ou sem controle, mas aquele que fumas dois a 6 becks por dia esse sim, é alguém que não tem controle ou responsabilidade.
    Além do mais o povo brasileiro na minha opinião
    não tem esse controle, limite ou coisa parecida, eu posso estar errado, mas estou aberto a debater sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  9. cala boca o de cima! doidao sequela..

    ResponderExcluir
  10. qual o seu referencial? VOCÊ?... aff..

    ResponderExcluir
  11. claro que vc tá errado, SR anônimo que escreveu um texto, quem é vc pra definir que o povo inteiro do pais nao tem responsabilidade e vc tem? pq todo mundo tem o direito de se matar com o alcóol, tendo coma alcólico e tudo mais, mas não pode fumar maconha? não faz sentido que vc fala! é o mesmo papinho dos idiotas classe média que vc tanto fala mal, de que o Brasil não tem estrutura e bla bla bla, vsfd por isso, por causa desses zumbis classe-média cristãos que temos a cracolândia e todos os outros problemas por causa de DROGAS de verdade

    ResponderExcluir
  12. só vc ver como o babaca agradece a deus no começo e no fim dos ! vc já percebe que tipo de otário ele é! e só tem a família, 1 professora e a namorada pra agradecer, nenhum outro nome de referência e inspiração apara o trabalho! o jeito que ele agradece os familiaros que morreram com in memorian é muito tonto também, li as primeiras páginas, nossa! nem quis continuar

    ResponderExcluir
  13. Se legalizar , vai virar bagunça!

    ResponderExcluir
  14. Nossa estou dando a minha opinião não xinguei ninguém, não falei nenhum palavrão nem nada, essa é a minha opinião que eu comentei aqui, e ainda no final disse que estou "aberto a debates".
    Ridículos são vocês que já vieram partindo para a ignorância, ser inteligente ou ter cabeça é saber explicar o assunto sem ofensas. Se eu tivesse chegado implicando com todos,
    ou ofendendo todo mundo, até teriam uma pequena razão em me chamar de tudo acima! ou não pois como eu disse acima, o inteligente não resolve as suas questões na pancadaria e sim na conversa.
    E acho que vocês não me entenderam, não estou dizendo que os caras não podem fumar maconha, mas sim que tudo no mundo tem que ter um limite, e se for usado sem controle ira lhe fazer mau, e pode acabar fazendo mau aos outros a seu redor. Não estou dizendo só sobre a maconha, mas sim sobre tudo, comida, bebida, consumismo. Tipo, não é certo que o caráter vai fazer mau a alguém. E sim eu como todos vocês tem o direito de comer pra caraleo, fumar quantos quiserem, mas porra, talvez pensem assim pois nunca tiveram uma família muito centrada. O real é sobre o que estou comentando é sobre o que eu aprendi vivendo, errando, sobre o conceito que minha Família me passou. Tipo é assim que eu penso e estou aberto a questionamentos positivos, sobre a descriminalização, e sobre o efeito no povo.
    Minha referencia é meu tempo vivido, observação de pessoas ao meu redor, e por todos lugares que já fui, já visitei favelas, em Porto Alegre, SP, RJ, MG, e etc.
    - quando eu digo visitar,eu digo ficar um tempo lá no meio, pois tenho familiares, amigos e etc de classe muito baixa.
    Obrigado, e espero que não partam para a ignorância de só me ofender e não defenderem nada!

    ResponderExcluir
  15. E eu não disse que só eu tenho responsabilidade e o resto do povo não, você está levando a conversa para o outro lado.
    - Pelo menos, não tive essa intenção.

    ResponderExcluir
  16. ""Aborda-se, também, a questão da responsabilidade e dever do Estado de zelar para o bem estar da sociedade.""

    o estado zela pelo bem estar da sociedade, mais e o bem estar do usuário? chutando a cara dos usuários, cuspindo na cara dos usuários, dando tapa na cara dos usuários, prendendo usuários, humilhando verbalmente usuários, humilhando publicamente usuários, subornando usuários, atirando em usuários, ameaçando usuários, roubando usuários, as vezes até mesmo matando usuários.

    deixa eu tossi
    deixa eu fumá

    ResponderExcluir
  17. é isso aí mesmo. no braziu, o usuário é tratado como criminoso desde a adolescência. deu nessa m. que deu! 100 mil homicídios não elucidados - POR ANO - no braziu... que venha a copa2014.... Jesuus!

    ResponderExcluir
  18. Esse artigo aí é lamentável, mas eu já li alguns artigos academicos muito bons

    tipo esse:
    http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ljZ8q8Ys08IC&oi=fnd&pg=PA13&dq=rodas+de+fumo&ots=fkcx9SDETi&sig=BHUYhBtdELR05sM0LSizm38KYp0#v=onepage&q=rodas%20de%20fumo&f=false

    outro artigo bom é intitulado "rodas de fumo" uma coisa assim, só que é muito dificil achar na internet, não sei por que =/

    ResponderExcluir
  19. Será mesmo que é a maconha que causa dependência no usuário? E se o prisma fosse: "O usuário pode se permitir depender da maconha."?
    Quer dizer, culpar uma planta pelos males que seu uso gera é algo extremamente incoerente, pois quem procura seu uso é o homem e o único responsável pelas consequências deste uso é o próprio homem.
    Se os ignorantes não são capazes de prosperar no uso da Canábis, aqueles que se beneficiam com este não tem nada a ver com isso, o único problema aqui é a DESINFORMAÇÃO, e novamente voltamos a questão da educação básica, porque será que nossos governantes não abordam essa relação educação/homem/maconha? rabo preso com um país em ruínas?

    ResponderExcluir
  20. Engraçado é ouvir um menino que mora com os pais comentando que quem fuma mais de dois por dia é irresponsável! Rapaz, fumo mais que dois por dia há mais de 20 anos, sou responsável, tenho minha vida profissional com sucesso e posso sustentar minha família com conforto. Antes de falar asneiras, aliás você precisa aprender a escrever sua língua materna, procure pensar um pouquinho. Será que nunca passou pela sua cabeça que as pessoas que estão bem de vida não podem falar abertamente que fumam maconha, principalmente para um menino? Sempre, incluindo minha juventude, tive amigos que nunca souberam que eu usava canabis.
    Canabis e sabedoria, usa quem quer. Mas é melhor que estejam sempre juntas.

    ResponderExcluir
  21. As pessoas bem de vida aqui no Brasil não podem nem falar abertamente sobre canabis.

    ResponderExcluir