quinta-feira, 12 de julho de 2012

Esclarecendo a Proibição da Salvia Divinorum e da Argyréia Nervosa! [Portas da Percepção 176#]

por Fernando Beserra

A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) lançou no dia 03 de Julho no Diário Oficial da União a Resolução no 27 (RDC n27) que dispõe sobre a atualização da Lista de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas e Precursoras e Ouras sob Controle Especial.

 

A ANVISA, autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, que tem o poder de regular prescrição previstas na Lei 11.343/06, manteve seu caráter anti-social e proibicionista, re-afirmando sua posição política conservadora ao lado do narcotráfico. Ela brindou esta posição proibindo não apenas o princípio ativo Salvinorina A, mas proibiu também a importação, exportação, comércio e manipulação da planta Salvia divinorum em território brasileiro. É lamentável e necessário que possamos forçar uma discussão do porque – ou baseado no que – a ANVISA tomou essa atitude, mostrando como e onda ela se equivoca. Em primeiro lugar, não existem estudos que comprovem que a Salvia divinorum cause dependência, ficando fora da categoria da ANVISA de substâncias psicotrópicas.

 

No que concerne ao LSA, o coletivo DAR, assim como outros blogs ou sites, anunciou que ambos teriam sido proibidos pela ANVISA. Não podemos dar margem, creio eu, a confusão nessa matéria. Até onde me é dado saber, e estou aberto a discussões, a ANVISA incluiu o LSA na lista F2 (Lista de substâncias psicotrópicas de uso proscrito no Brasil), ao lado da Salvinorina A, isto é, estamos falando aqui de princípios ativos. Diferente da planta Salvia divinorum que foi inclusa na Lista E (Lista de Plantas Proscritas que podem originar substâncias entorpecentes e/ou psicotrópicas), as centenas de plantas que contém LSA não estão na Lista E, podendo ser plantadas e comercializadas, assim como suas sementes.

 

Continua para o LSA o mesmo: é proibida a extração do seu princípio ativo. Cada um pode ter suas plantas em casa, que são belíssimas trepadeiras e plantas ornamentais. As únicas plantas proibidas no Brasil são as que encabeçam a Lista E e seguem abaixo:

 

1. Cannabis sativa L..

2. Claviceps paspali Stevens & Hall.

3. Datura suaveolens Willd.

4. Erythroxylum coca Lam.

5. Lophophora williamsii Coult.

6. Papaver Somniferum L..

7. Prestonia amazonica J. F. Macbr.

8. Salvia Divinorum

 

Ou seja, se o peiote é proibido (lophophora williamsii), por outro lado não são outros cactos que contém mescalina. Nenhuma planta com LSA é hoje proibida. Mas, apesar disso, precisamos nos fortalecer para confrontar a retórica proibicionista: falida e apesar disso tão viva.

44 comentários:

  1. ACORDEM CIDADÕES BRASILEIROS ESTÃO NOS RESTRINGINDO MAIS, ESSE ANO ERA PRA FECHAR COM NO MINIMO O PORTE DE MACONHA LIBERADO.
    aCORDA ESTÃO VIOLANDO O DIREITO DE LIVRE RELIGIÃO, QUE JÁ ACONTECIA COM A SAGRADA MACONHA.
    COMO FAZEMOS PARA PROMOVER UM ABAIXO ASSINADO:

    ResponderExcluir
  2. Poderíamos fazer um protesto em frente a Anvisa aqui em BSB....eu iria...

    ResponderExcluir
  3. Estamos andando cada vem mais para tras, daqui a pouco vão começar a nos prender por estarmos aqui postando informações que mostram o direito do povo.
    Trabalham no silencio mas de forma brutal e nos tirando de trouxas, porque tem os medicos e postores protituidos para eles que absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Isso é um absurdo total. Ao invés de rever a política proibicionista, parece que a tendência no Brasil é uma reafirmação dessa política SABIDAMENTE fracassada.

    Cito aqui uma frase do vloguer Yuri Grecco do canal Eu,Ateu : "O Brasil é um país atrasado em todos os sentidos que a palavra atrasado pode ter".

    ResponderExcluir
  5. daqui a pouco vão proibir qualquer estado alterado de consciência! foda!! a inquisição continua viva!! várias outras substâncias psicodélicas foram proibidas, como o 2cb e o tma

    ResponderExcluir
  6. Que merda de atualização é essa, tá aumentando ao invés de diminuir a lista

    ResponderExcluir
  7. na boa isso é culpa de vcs meus amigos, conheço a salvia a mais de 7 anos e ninguem se importava, ai vcs começaram a colocar videozinhos fumando, sites anunciando a venda da planta entre o monte de outras coisas que vcs fizeram inclusive aqui no hempadao entao nao adianta vir com choradera agora

    ResponderExcluir
  8. huhuahauhauhauhauahuaua
    o brasil esta muito preocupado com o caso demostenes e cachoeira, nao se fala em outra coisa, enquanto isso mascaram outras roubalheiras e ainda proibe a gente de ser feliz.
    final da historia: demostenes perde o mandato de senador e volta para seu cargo de procurador do ministério público federal
    e a gente???

    !!!!!FFFEEERRROOOOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  9. com certeza isso é culpa desses loukos que colocam videos doidões na net para se mostrar e para mostrar que é doidão

    e agora?

    ResponderExcluir
  10. agora ja tenho 2 plantas probidas em casa, isso que não planto maconha ainda hehehe

    ResponderExcluir
  11. Acho isso uma palhaçada. No lugar de proibir, eles deveriam regulamentar, restringir o uso aos menores de idade e parar com essa putaria de ficar fazendo serviço incompleto pra fortalecer o tráfico. Existem muitos usuários de argyreia nervosa que não usam maconha ou outras drogas ilícitas. Foi o meu caso por um tempo. A proibição da argyreia e/ou da salvia (plantas que não apresentam risco algum à sociedade, assim como a maconha) só vai incentivar traficantes a venderem salvia e argyreia, o que vai aproximar essas pessoas do tráfico. ESSA PROIBIÇÃO ESTÚPIDA QUE APRESENTA RISCO PARA A SOCIEDADE, NÃO AS PLANTAS. Essa porra de ANVISA só tem dado bola fora, ein...

    ResponderExcluir
  12. lamentavel o controle do sistema, como se a anvisa entendesse alguma coisa de salvia ou de erva ou de qualquer coisa, esses engravatados só sabem comer dinheiro e complicar a vida do povo.
    **Pelo menos a argyreia ainda pode ser comercializada :-)

    ResponderExcluir
  13. Qual foi a justificativa? O elevado trafico de salvia? Ou as inumeras mortes?
    Bando de cuzão esses caras da ANVISA

    ResponderExcluir
  14. Existe algo mais estúpido do que uma lista de plantas proibidas?
    Já cansei de andar pela rua e encontrar árvore de trombeta por aí. O policial não vai lá algemá-las?
    Um órgão responsável por promoção de saúde, extremamente doente.

    ResponderExcluir
  15. meu deus isso é o cúmulo... eu diria proibam o álcool ao invés da sálvia, mas não, não tá certo. não é certo proibi as coisas! quando que esses fdp vão aprende isso?

    ResponderExcluir
  16. Bela frase:

    "Um órgão responsável por promoção de saúde, extremamente doente". Tradução de ANVISA.

    ResponderExcluir
  17. se a canábis sativa L é proibida... poque não liberão para plantar as plantas 100% indicas ;P

    ResponderExcluir
  18. entao por que a cola de sapateiro, pilhas, cigarro, cerveja, paiero, tiner, tinta, esmalte, fita cassete ainda são liberados?

    ResponderExcluir
  19. faltou so postar algum email site ou até mesmo endereço postal que possamos protestar , que tal criar um abaixo assinado ? fica ai a ideia , eu to dentro

    ResponderExcluir
  20. VAMOS FAZER UM PROTESTO EM FRENTE A ANVISA COM A IDÉIA DE PROIBIR O USO DO ÁLCOOL E PEDIR A ELA UMA RESPOSTA PQ O ALCOOL AINDA CONTINUA SENDO VENDIDO JÁ Q ELE TB CAUSA DEPENDENCIA E MORTES TANTO NO TRÂNSITO OU POR DEBILITAR A SAÚDE DOS USUÁRIOS.

    ResponderExcluir
  21. Só vai matando esses retardados do caralho da ANVISA,o cabeça e os que tem rabo preso. Tanta prioridade para se preocuparem e perdem tempo se metendo na vida alheia. VÃO ARRANJAR UMA TROCHA DE ROUPAS PARA LAVAR.

    ResponderExcluir
  22. Gostei da ideia de postarmos esse link para fazer pressão. Vou ver se organizo um texto com este fim anonimo. Vou precisar da ajuda do resto da equipe do Hempadão.

    Pessoalmente sou contra fazer um protesto pela proibição do álcool. Sabemos o fracasso da proibição do mesmo na Lei Seca existente no início do século passado nos EUA. Esta proibição só iria somar um forte produto e extremamente lucrativo na mão do tráfico de drogas armado. Sem a regulamentação do álcool é possível que aumentássemos cabalmente no número de mortes por overdose, além de doenças resultantes de seu uso.

    Abç

    ResponderExcluir
  23. A CANABIS INDICA NÃO É PROIBIDA!! :)))

    ResponderExcluir
  24. pois é , a indica não está na lista, advogados o que dizem disso? a uma brecha na lei para plantarmos da indica , que alias é mais medicinal?

    ResponderExcluir
  25. Para Fernando Beserra da licença pra fazer minha suas palavras:
    "Um órgão responsável por promoção de saúde, extremamente doente". Tradução de ANVISA."
    E o direito de livre religião???????????

    ResponderExcluir
  26. Agora tuudo que é sagrado vai virar Droga, esses caras estão pior que o governo do Presidente Nixon que com exceção da maconha que é proibida por razões comerciais, ainda respeitava o religioso, não tá pra ser um exemplo não, mas tava mais etico que anvisa.
    Esses caras que vão determinar o quanto devo fumar em 5 dias.

    ResponderExcluir
  27. O problema do uso religioso para a Salvia é que esse uso, que era praticado por povos da região da "América Central", conforme post aqui no próprio Hempadão (tradução livre que fiz de um capítulo do Pharmacotheon). O uso, entretanto, ocorria em povos indígenas tradicionais e esse uso não ia além dos limites dessas tribos. O uso era com a salvia d. mascada, que resulta em efeitos distintos dos usos em extratos.

    Nenhuma tradição arrogou para si até então esse uso religioso. É fato que o uso religioso existe, mas não existe uma comunidade organizada com uso ritual para defendê-lo como ocorreu no caso do Daime, UDV, Barquinha, etc. Então, talvez uma ideia (outras virão e ocorrerão) é que enviemos emails em massa para a ANVISA. O uso religioso associado a salvia é associado a uma espiritualidade e pessoal.

    O uso da mesma é restrito e ocorre em pequenos grupos e não disseminado.

    Eu já havia feito uma crítica aqui ao problema dos extratos baseados na lógica ocidental, p.ex, 50x a salvia potencializada, se não apareceu um 100x. Isso não tem fundamento. Não sabemos o que pode ocorrer com extratos tão potencializados.

    A salvia d. é segura perto de drogas lícitas. Cabe observar é seus efeitos psicoativos e ter em mente um uso razoável em setting e set seguros. Mas não justifica esse tipo de atitude desmesurada de comerciantes. Não é ser contra as pequenas lojinhas que vendiam extratos, mas ser contra o excesso de algumas propagandas e produtos. Daí o erro da ANVISA. Era preciso regular, estabelecer mínimo de idade e máximo de potencia dos extratos, não fazer a asneira que eles fizeram.

    Abç,

    ResponderExcluir
  28. eu fumei salvia e não gostei nada, se é pra ficar doidão com salvia prefiro encher o rabo de pinga, mas pelo que vejo nos comentarios todo mundo é contra, mas todo mundo ja fumou essa erva? sabem dos efeitos e das mazelas pro organismo? ouço falar nela de quatro anos pra ca e usei algumas vezes e não faço questão se em saber se vai proibir ou não pois eu sou canabista e não uso outras drogas, se é pra ficar doidão vai tomar um extase que mata menos que o tabaco segundo a OMS, pra mim tanto faz, é uma bosta de efeito e uma bosta de planta, bad trip total, pra quem não sabe e nunca usou vc não esta perdendo nada... vai plantar sua erva e se livrar do trafico que vc ja ganha e muito e se legalizar não compre nas farmacinhas verdes pois o dinheiro só vai mudar de mão, legalização é liberdade.

    ResponderExcluir
  29. *****o bom da salvia nâo é fumar, mas mascar as folhas.******

    ResponderExcluir
  30. Não vejo o motivo de nenhum tipo de inquisição farmocrática baseada em gosto pessoal. Muita gente já teve experiências maravilhosas com salvia d. e outros tiveram experiências péssimas. Mas isso também não acontece com cannabis? E quais são os efeitos malditos citados? Tirando as bad trips, é claro. Podemos debater o assunto.

    Abç,

    ResponderExcluir
  31. É só mais uma mercadoria para o tráfico vender.

    ResponderExcluir
  32. FIQUEI INTERESSADO PELA (POSSÍVEL) BRECHA NA LEI SOBRE A PROIBIÇÃO DA CANNABIS INDICA. SOU ENGENHEIRO AMBIENTAL, POSSO REALIZAR UM PROJETO CIENTÍFICO AMPARADO PELA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E O ESTUDO PRÁTICO DE 5 PÉS DE CANNABIS INDICA SE CASO EU SEJA DENUNCIADO, DEUS QUEIRA QUE NÃO, COMO DEFESA?

    ResponderExcluir
  33. Eu não me sinto a vontade para responder a pergunta.. mas fica para os advogados :)

    É um bom assunto.

    ResponderExcluir
  34. Todas são Cannabis sativa. A indica é apenas uma subespécie, ou seja, o nome completo é Cannabis sativa indica. Logo, sem brecha na lei.

    ResponderExcluir
  35. Pow... N fale isso da Salvia. Tenho depressão, e apesar de mesmo nas primeiras vezes de ter usado a salvia até ter tido bad trip ela me ajudou nos momentos em q mais deprimidos eu estive. Qm tem depressão sabe como é: qndo vc está para baixo só depois de mto tempo tomando ISRS, como no meu caso tomando mto tempo sertralina, vc tem uma melhora, as vezes nem isso... Seu humor ainda fica frágil.
    Mas qndo eu mais precisava, mesmo no dia até tendo uma bad trip, já senti uma melhora no humor no dia seguinte c a salvia. Só qm sente realmente sabe.
    Foda... Mto foda... Proibir um remédio q realmente funciona, quiçá cura.

    ResponderExcluir
  36. Acho q a solução seria realmente essa Beserra. Criarmos uma ordem religiosa para defendermos o uso em torno da Salvia, só assim, seriamos amparados pela lei poderíamos usar, assim como as religiões q usam o DMT.
    Assim como nosso saudoso Ras Geraldinho está lutando com a saudosa Niubingui Etiope Coptic defendendo o uso, também religioso, da cannabis. Pq n ser, sei lá...
    Os Green Sages??? Ou qqr coisa parecida??? Pq n ter a saúde divina do nosso deus, o grande Sábio Beserro Verde???

    Unidos venceremos. Divididos, cairemos - Bob Marley

    HornGreenMan

    ResponderExcluir
  37. ESSE SISTEMA DITADOR PSEUDO-DEMOCRÁTICO TEM QUE CAIR !!! MALDITOS, ILLUMINATIS SEM ESCRÚPLO !!! VAMOS NOS JUNTAR, ORGANIZAR "NA MORAL"... ELES QUEREM NOSSO CAOS MENTAL/ESPIRITUAL .

    ResponderExcluir
  38. Porque o álcool é lícito? Anvisa do caralho!!!

    ResponderExcluir
  39. Porque o álcool é lícito? Anvisa do caralho!!!

    ResponderExcluir
  40. Porque o álcool é lícito? Anvisa do caralho!!!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Eu acho ridículo não poder fazer alguém feliz e nem ser feliz, eu me sinto controlado como se eu fosse um adolescente tentando convencer os meus pais de que vender e consumir não é nada demais, parece até que a anvisa está fazendo uma lavagem cerebral nas pessoas que não tem mente aberta pois elas acham errado tanto o consumo quanto a comercialização só pq tem uma lei que diz que é errado. Qual parte a anvisa não entendeu que se tem gente para usar vai ter gente para vender sendo ilegal ou não?

    ResponderExcluir