segunda-feira, 2 de julho de 2012

O ódio que Anslinger nutria pelos Negros e pelo Jazz! [OnJack Ed. #175]

Após a sua reforma, Harry Anslinger entregou pessoalmente à Universi­dade do Estado da Pensilvânia os seus documentos referentes aos 30 anos que passara como principal agente antinarcóticos do mundo.

 

Ficamos sabendo o seguinte a partir de documentos de Anslinger e da Biblioteca da DEA em Washington, D.C. (contendo os documentos e memorandos do antigo FBN [Agência Fe­deral dos Narcóticos]): Entre 1943 e 1948, Anslinger ordenou a todos os seus agentes por todo o país que fichassem e vigiassem virtualmente to­dos os músicos de jazz e swing suspeitos de usar marijuana; mas os músicos não deviam ser detidos até ele estar em condições de coordenar todas as rus­gas numa única noite.

 

O seu objetivo e sonho era prende­r a todos numa única operação à es­cala nacional! Isto faria as primeiras páginas de todos os jornais da Amé­rica, e tornaria Anslinger mais conhe­cido do que aquele que desde há 20 anos era o seu principal rival, o famo­so J. Edgar Hoover do FBI. Seria reve­lada à juventude da América a ver­dadeira face dos músicos de jazz e swing — eram "viciados na droga".

 

 

Anslinger ordenou aos seus agentes que fichassem e vigiassem constantemente os seguintes americanos "de baixa extração", e as suas bandas, cantores e músicos: Thelonius Monk, Louis Armstrong, Les Brown, Count Basie, Cab Calloway, Jimmy Dorsey, Duke Ellington, Dizzy Gülespie, Lionel Hampton, Andre Kostelanetz. Igual­mente sob vigilância encontravam-se a Orquestra da NBC, os programas tele­visivos de Milton Bearle, da Coca-Cola, de Jackie Gleason, e mesmo o de Kate Smith. Tudo pessoas que hoje consideramos como inovadores musicais e/ou americanos maravilhosos.

 

Durante cinco anos estas pessoas foram vigiadas e os ficheiros cresceram. De 1943 até 1948, os agentes fe­derais esperaram a altura de entrar em ação.

Eis uma ficha típica de um músico de jazz "de segunda"; "O acusado é um homem de cor vivendo em Camden,Texas. Nasceu a ___________, mede 1,85

metros, pesa 165 libras, tem pele escu­ra, cabelo negro e olhos negros. Apresenta cicatrizes no lado esquerdo da testa, e tem gravada a tatuagem de uma adaga e a palavra -------------- no antebraço direito. É músico e toca trompete em pequenas 'hot bands'. Tem uma boca muito grande e lábios espessos que lhe valeram a alcunha de _____. É fumador de marijuana".

 

Os outros ficheiros são igualmente ridículos, racistas e anti-jazz.

 

E qual foi a única razão por que a grande rusga dos músicos não se concretizou? O superior de Anslinger no Departamento do Tesouro, o secretário-assistente Fowley, quando informa­do por Anslinger da rusga nacional contra os músicos de jazz, escreveu em resposta: "O Sr. Foley desaprova!"

 

Conhecido de longa data de Anslin­ger e seu mais íntimo associado no departamento, e provavelmente o seu me­lhor amigo, o dr. James Munch* foi questionado em 1978 sobre o ódio que Anslinger nutriu pelos músicos de jazz durante os anos 30,40 e 50, numa entre­vista conduzida por Larry Sloman para o livro Reefer Madness, publicado pela Bobbs-Merrill em 1979.

* Durante os anos 30 e 40, o dr. Munch, quí­mico do FBN, foi largamente promovido pelo governo e imprensa como sendo a mais eminen­ce autoridade americana sobre os efeitos da ma­rijuana.

 

Sloman: "Por que é que ele [Anslin­ger] estava tão interessado em persegui-los [os músicos de jazz e swing]?"

 

Dr. Munch: "Porque no que lhes [Anslinger, FBN] di­zia respeito, o principal efeito que [a marijuana] provoca é uma dilatação da sensação temporal, de modo que podiam enfiar-se mais florea­dos rítmicos na música do que limitando-se a seguir a partitura..."

 

Sloman: "E que mal há nisso?"

 

Dr. Munch: "Por outras palavras, se formos músicos, iremos tocar a coisa [música] da forma como ela está im­pressa numa folha de papel. Mas se estivermos a usar marijuana, encaixa­remos cerca do dobro da música entre a primeira nota e a segunda nota. Foi isso que os músicos de jazz fizeram. Tinham a ideia de que podiam agitar [jazz up] um pouco as coisas, dar-lhes um pouco de vida, não sei se está entendendo".

 

Sloman: "Estou entendendo sim".

8 comentários:

  1. haushuhsaushuahsuahsuahsuahsuahsuhasuhaushuahsuahsuhaushuashuahsas...que merda....queloucura...

    ResponderExcluir
  2. tá cheio de Anslingers comentando na Folha sobre Murilo Benício

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é um FDP!
    Um dos maiores culpados pela cannabis ter sido proibida, sem contar o tanto de mitos que ele fez o povo acreditar...

    ResponderExcluir
  4. ^só tem um detalhe: hoje em dia, quem continua insistindo em acreditar, é porque gosta de ser fdp. Ódio gratuito no dna de gerações. A necessidade que os probicionistas têm em odiar, sem procurar se informar, ou, quando informados, tampam ouvidos, é como um vício. É uma necessidade orgânica. São dependentes químicos do ódio.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    SÓ RINDO MESMO !

    ResponderExcluir
  6. Inda bem que o plano do safado, não se concretizou!

    ResponderExcluir
  7. putz agr vou ter que mata-lo

    ResponderExcluir