sábado, 25 de agosto de 2012

Marcha da Maconha no ENEM 2012?! [Universidade da Ganja 182#]

Milhares de professores de português de pré-vestibular vão ter que engolir, quer dizer, tragar a Marcha da Maconha, pelo menos como possível tema da redação do ENEM 2012. Além de ser pauta em todos os veículos de mídia, agora o nosso movimento foi pautado também pela pré-seleção de assuntos para o tal Exame Nacional do Ensino Médio que acontece – ou não acontece – todo ano. A lista de 100 possíveis temas foi sugerida pelos professores Francisco Platão e Cida Custódio. Dentre os temas, além da Marcha da Maconha está também a Descriminalização das Drogas.

 

O Portal Universia, especializado no assunto educação do nível superior, disse pra galera começar a estudar pelos temas propostos. Bem, torçam pela Marcha pois aqui tem conteúdo de sobra. Aliás, aqui tem conteúdo sobre alguns outros assuntos da lista também, quer ver? A lista completa você pode ver aqui. Abaixo a nossa lista e algumas de nossas dicas caso a Marcha da Maconha venha de fato a ser o tema, imagina... que viagem.

 

 

Ora, a lista já começa com Sustentabilidade e Economia Verdade, ambos que pelo menos na minha cabeça se for falar do futuro não deveriam excluir a erva multiuso do Tio Herer. Ah, os mais bem informados também poderiam dizer que é possível interferir o cânhamo no assunto Fontes de Energia, não é mesmo? Cyberbullying, outros dos possíveis temas, nós nunca tratamos, mas as vezes rola contra a equipe nas rodas uns anônimos bem furiosos. Hahah.

 

Já a dica 16 dos professores foi: Causas que mobilizam os jovens no Brasil. Bem, além da Marcha da Maconha, outro movimento que você também viu por aqui foi a Marcha das Vadias, que ocupa a lista também. Além deles, a Hermpotagem já falou sobre o Movimento S.O.P.A - Lei de Combate à Pirataria Online, outro tema da lista. Também falamos do Movimento OWS Occupy Wall Street ('Ocupe Wall Street') e sobre o Acidente Nuclear do Japão [sugestão número 59], quem falou foi o Ras Geraldinho, baseado em notícias da época que diziam sobre a capacidade do cânhamo de diminuir a radiação local. Acredita? E será que o cara que corrigir a redação vai acreditar ou vai achar que você é um doidão se falar sobre isso? Cuidado.

 

Caso o tema escolhido seja Intervenção do Estado em hábitos culturais [tema 78] então alguém pode arriscar lembrar do nosso amigo supra-citado, afinal de contas, a guarda municipal levou tudo e não deixou nem as pontas do santuário da I Igreja Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil. E por fim, no tema sugerido número 81 temos O poder Transformador da Internet. Bem, não fosse ela nem estaríamos aqui, já tendo veiculado mais de 5 mil posts em pouco mais de dois anos de luta. Agora… se o tema da bagaça não for nenhum desses onde o Hempadão já bateu na trave, e for a Marcha da Maconha, então lembre-se:

 

A Marcha da Maconha é um movimento global colaborativo e descentralizado. Ou seja, não significa um grupo fechado de pessoas ou organização – capaz de responder por todos os membros envolvidos na mesma. A Marcha da Maconha não tem o intuito de fazer apologia à erva. A última vontade de qualquer militante é querer influenciar outras pessoas a fumarem maconha também. A luta é por muito mais e os argumentos falam em outros tons que não este. A maconha não é sugerida na Marcha, mas sim debatida e claro, representada, por uma juventude que entende a realidade da planta de forma muito diferente às atuais políticas de drogas.

 

Lembre também: redação não é testamento, tem limite e precisa de organização. Mesmo se tiver chapado, busque a bendita dupla de salão: a coerência e coesão. Seja qual for o tema, não esqueça o título. E boa sorte. Se você nem for fazer ENEM coisa nenhuma, somente comemore a Marcha da Maconha nessa lista, afinal de contas, um movimento marginal não costuma receber tão carinhosas lembranças. Mesmo com nossa devida importância, não cansam de desqualificar a nossa militância. Mas há sinais de mudança e a Esperança não é a última da roda de maconheiros desse meu Brasil.

13 comentários:

  1. Dando dica pros candidato verde, botei fé

    ResponderExcluir
  2. Legalize Ganja no ENEM.!!! Que evolução, hein, Brasil.!!!

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar que se o tema escolhido for esse, que pelo menos os alunos escrevam o que é certo. Tenho até medo oque vai sair!

    ResponderExcluir
  4. Tenho até medo oque vai sair! {2}

    ResponderExcluir
  5. Conspiração moment:
    E se vc escrever a favor, e ser punido por isso?

    ResponderExcluir
  6. Puta mano que massa! Quantos professores da causa vão "ter" que abordar o tema nas suas salas de aula!! Revolução verde rolando, só não ve quem não quer enxergar!! Há braços a todos! PAZ E BEM

    ResponderExcluir
  7. Como se professores também não bebessem e fumassem um pra aliviar o estresse do trabalho.

    Pode ter certeza que não são poucos professores que fumam um e pagam de careta diante da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Formando mais uma geração pró-maconha...
    Mais 10 anos e a legalização das drogas vais ser no mínimo 80% hahaha....

    Só uma questão de tempo... n tem como parar.
    GrenMan

    ResponderExcluir
  9. Não brinca não!!! Já tenho 50 anos! Tem que ser pra já.
    LEGALIZE JÁ!! AGORA!!! ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!!!

    Portugual já fez isso há mais de 10 anos. Depois brasileiro quer fazer piada de português!!!

    Brasileiro que é BURRO!!!!

    ResponderExcluir
  10. caralho, se o tema da minha redação tivesse sido esse era 10 certo... :/

    ResponderExcluir
  11. Pena que já passei dessa faze. haha

    Mas vamos ficar na torcida!!

    ResponderExcluir
  12. Vou fazer ENEM ! Espero que seja um desses temas relacionados com maconha, já estou treinando redações sobre , e estão ótimas

    ResponderExcluir
  13. Ahaha se cai isso no enem quero meus 1000 pontos adiantados,

    by igor

    ResponderExcluir