sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Menores Recolhidos pela Prefeitura do Rio são Dopados e Encarcerados! [ObsERVAções 182#]

por Renato Cinco

Recentemente, os conselhos regionais de Psicologia (CRP-RJ) e Serviço Social (CRESS-RJ) divulgaram um relatório questionando a política de recolhimento compulsório de crianças e adolescentes pela Prefeitura do Rio. O relatório denunciou a falta de informação e acompanhamento médico, a proibição de frequentarem escolas, limitação de contato com a família, a orientação religiosa da metodologia aplicada e o regresso à lógica manicomial das instituições de abrigo, com isolamento e internações prolongadas.

 

E o mais incompreensível: estes menores que foram "recolhidos" por serem supostamente usuários de drogas, eram medicalizados diariamente, de maneira completamente descontrolada, sem que seus casos fossem analisados individualmente. Os mesmos medicamentos (fortes sossega-leões) e dosagens são usados em meninos de diferentes idades, características físicas e psicológicas.

 

Fica claro, pelo relatório divulgado, as diversas violações de direitos fundamentais destas crianças e adolescentes, considerando ainda o caráter excludente, violento e ineficaz da internação compulsória. Fica claro também o verdadeiro papel que cumpre este tipo de política pública: jogar o que é visto como "sujeira" para debaixo do tapete.

 

Precisamos aproveitar as eleições municipais para debater essas políticas públicas, fortalecendo a luta pela legalização e contra as arbitrariedades e o obscurantismo das políticas proibicionistas. Ao invés de demonizar as drogas (como fazem muitos desses abrigos com viés religioso) é preciso tratá-las como uma questão de saúde pública, respeitando a liberdade e a dignidade da pessoa humana, e investindo na redução de danos, estratégia adotada com sucesso em muitas partes do mundo.

 

Pequeno Detalhe: os quatro "abrigos especializados" analisados pelo relatório são geridos pela ONG "Casa Espírita Tesloo", que é presidida por um policial militar reformado e questionada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) por seus contratos com a prefeitura, que chegam a 67 milhões de reais somente na gestão de Eduardo Paes.

 

PS: Quem quiser acompanhar as atividades da nossa campanha (Renato Cinco 50.555 - Vereador do Rio) ou manter contato pode curtir minha página no Facebook

8 comentários:

  1. muito bom o texto...mas só uma observação para o "medicalizados" que o certo seria "medicados"

    ResponderExcluir
  2. Essa coisa de religião olha vou falar uma coisa, É UMA PRAGA VIU?

    ResponderExcluir
  3. Estão fazendo isso para a copa e as olímpiadas, a chamada "limpeza social"...quem disse que o fascismo acabou ?!

    ResponderExcluir
  4. Tá igual aquele filme bicho de 7 cabeças affff, tira o cara da rua pra dar uma opção a ele e não pra lhe dar drogas mais fortes

    ResponderExcluir
  5. O ZIU ZIU É 100% UM CAMPO DE EXTERMÍNIO PÓS-NAZISTA E PÓS-FASCISTA.
    NÃO ESPERE ENVELHECER PRA ENTENDER ISSO!
    VOCÊ FOI ENGANADO!
    O ZIU ZIU NUNCA FOI UM PAÍS, MEU!
    HAAAAAAAHAHAHAHA1
    TAMBÉM JÁ FUI OTÁRIO, MAS HOJE TÔU CURAAADO!
    HAHAHAHAHAHA!

    ResponderExcluir
  6. jovem maconheiro brasileiro, tá aí a prova de que o ziu ziu tem que ser destruído SIM!, com o mesmo dó e piedade que o ziu ziu tem dos maconheiros!
    SE LIGA'Í QUE PAPO DE ONU E USA COMO INIMIGOS É KAOZÁÇO DA GUERRA FRIA, PAPO PRA JUCA OTÁRIO RUIM DE MATEMÁTICA QUE FOI ESTUDAR 'HUMANAS' (HAAAAAAAHAHAHAHA).
    CONHEÇA AÍ OS TEUS VERDADEIROS INIMIGOS, INIMIGOS DO BRASIL E INIMIGOS DO MUNDO:
    OS LADRÕES BRASILEIROS DO COLARINHO BRANCO:

    http://blogdofred.blogfolha.uol.com.br/2012/08/25/trt-sp-20-anos-de-absoluta-impunidade/

    O CARA SÓ ROUBOU MAIS DE 1 BILHÃO DE REAIS...

    ResponderExcluir
  7. Um "bom" exemplo desses vagabundos é o Dr. Laranjeiras, que só se importa em engordar sua carteira e a si próprio com essas internações compulsórias.

    ResponderExcluir
  8. ééée´ rapaziada, vamos seguir os três passos para
    mudar o nosso mundo
    penssar ,refletir,agir.

    ResponderExcluir