segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Experiência de Cultivo Simples e Fácil! [Hempovão 187#]

por Marcelo

 

"Olá amigos do Hempadão! Eu sou um seguidor fiel deste site - de utilidade pública! - que sempre divulga artigos sobre assuntos interessantes. Mas hoje, ao invés de ler, gostaria de deixar registrado meu relato sobre uma prática que muitos buscam, mas nem todos conseguem: o cultivo da Cannabis.

 

Sempre desejei ter minha própria planta, para efeitos decorativos e espirituais, mas sou leigo no assunto. Procurei, em sites de buscas, artigos que explicassem técnicas de cultivo, mas me deparei com diversas dificuldades! Primeiro, eu não dispunha de dinheiro para comprar sementes nem espaço para construir estufas com fontes específicas de luz e refrigeração. Em segundo lugar, a quantidade de informações era grande, mas como se tratavam em sua maioria de opiniões e observações individuais era difícil filtrar o que eu podia e não podia fazer. Decidi utilizar mais de uma técnica de germinação e deixar a planta crescer á mercê da luz solar. Entre os muitos encontrados, os dois modos mais difundidos de germinação são através do algodão e do papel toalha. Retirei diversas sementes de prensadões, sempre apertando com muita delicadeza para selecionar aquelas que não estavam quebradiças - as quais foram desprezadas. Arrecadei 9 valiosas sementes de Jah que pareciam adequadas para o plantio!

 

Muitos sites dizem que, ao colocarmos as sementes na água, aquelas que boiam estão boas (ou vice-versa, segundo outras fontes). Das 9 sementes, 6 afundaram e 3 boiaram, mas o importante é que germinaram sementes de ambos os grupos. Se isto refuta a hipótese de que podemos selecioná-las colocando as mesmas na água eu não sei, mas fica o relato! Coloquei 5 sementes no algodão úmido, do mesmo modo que plantávamos feijão na época da escola. Com o restante, utilizei a técnica do papel toalha: coloquei as sementes em cima de três lâminas de papel toalha bem molhado, mas não deixando encharcar, e cobri com uma lâmina de papel úmido.

 

Deixei os dois recipientes com as sementes em um local escuro dentro de casa. No final do dia, checava com o dorso dos meus dedos se o algodão e o papel toalha continuavam úmidos; por vezes tive que colocar algumas gotas da água e manter o ambiente em perfeitas condições. Para a minha surpresa, cada uma em seu tempo, as sementes começaram a germinar. A primeira radícula da primeira semente apareceu em dois dias. Das 9, 5 germinaram  e 4 permaneceram do jeito que estavam por 15 dias.

 

Coloquei as sementes em vasos pequenos individuais com o uso de uma pinça. Para isso, fiz uma buraco com um lápis na terra e cuidadosamente direcionei a radícula para baixo, tapando-a com terra sem compactá-la. Mantive os vasos no escuro por mais alguns dias para impulsionar o crescimento das raízes, mas, para minha surpresa, o pequeno caule de algumas delas cresceu muito. Após isso, coloquei os vasos na janela do meu apartamento que pega sol durante a maior parte do dia. Das 5 sementes, duas não continuaram desenvolvendo as raízes e o caule em um período de 6 dias.

 

Com o passar dos dias, as plantas começaram a crescer em um ritmo impressionante. Logo que saíram as primeiras folhas, 2 não conseguiram sustentar o próprio peso e curvaram-se. Para contornar esta situação, improvisei um apoio para ajudá-las a adquirir forças. Agora tenho três plantas crescendo na janela do meu apartamento, e confesso que fico muito orgulhoso toda vez que vejo elas! Não tive muitos gastos com isso, comprei poucos quilos de terra preta e alguns vasos, mas o retorno compensou qualquer coisa.

 

Quis apenas deixar meu relato, pois sei que muitas pessoas - e eu me incluo nelas - tem dúvidas sobre a forma correta de cultivar a Cannabis. Acho que consegui mostrar que é possível plantar em casa sem dispor de muito investimento e espaço, e espero que todos que estejam nesta batalha consigam atingir o objetivo, assim como eu fiz! Um abraço a todos e muitas laricas de paz e tranquilidade...”

 

envie o seu texto: hempadao@gmail.com

21 comentários:

  1. Isso que é um relato de verdade, nenhum "profissional" contando "fatos", um irmão contando o que aprendeu de forma empírica, assim que deve ser.Sinceramente, até animei voltar a tentar cultivar.Valeu irmão, vo procura agora umas sementinhas no prensadão aqui.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do relato, o lance é ir experimentando bem com calma, um diz uma coisa, outro diz outra... então o lance é ir tentando até aprender sozinho!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. precisa v meu cultivo caboclo nao ponho foto porq tenho medo to com 3 florindo de uns metro e meio...5 no vegetativo,e mais uns clones...terra e humos merda de vaca,casca de ovo bem triturado,e folha de bambu em cima da tera pa nao seca muito e os vasos sao branco de 18 litros.utilizo caixas d leite en cima das folhas de bambu para barrar o sol e tampa de caixa de pizzas para barra o sol no vaso tambem. tudu p mante as raizes resfriadas..é isso ate agora ta tudu certo..NAO C ESQEÇA DE TIRAR OS CLONES ASSIM NAO IRA PRECISAR DE SENENTES...

    ResponderExcluir
  4. mió faze na caxinha de leite,e precisa tampa o vaso do sol si nao "acho" q vai pifa issu ai tampa a terra en cima com folha de bambu.e sempre borrifa agua de manha nas folhas de bambu.e c sai uma femea v c clona pa nao precisa compra sement.uma dica de estufa de clonagem..UM TABOR DE 50 LITRO DE LIXO BRANCO SO FAZER UM FURO E ADAPTAR UMA LAMPADA..BORRIFA AS LATERAIS PA MANTE A UMIDADE.. EU fAÇO ASSIM NUN FAIA UMA.15 dias na estufa 15 adaptando no sol..e depoi ja transplanto pa um vaso branco de 18 litros..ja era...nao c esqeça da EPOKA DO ANO..AINDA NAO E EPOCA DE VEGETAR ENTAO PONHA LAMPADAS EN CIMA DELAS ATE CHEGAR A EPOCA DE FLORIR..c quiser tamben faça uma ESTUFA para florir um quarto escuro por exemplo...VC TERA MACONHA O ANO INTEIRO...GROWER NAO É TRAFICANTE KARAI..

    ResponderExcluir
  5. Estou tendo um problema e queria que alguém tentasse me ajudar. Eu moro em SC, mas aqui faz calor durante o dia e frio durante a noite nessa época, e algumas sementes que apareceram as radículas, não chegaram a crescer para eu plantar, creio que o frio esteja segurando a semente de germinar livremente. Caso alguém tenha alguma dica, por favor, me mandem um e-mail pra:diego.koba@hotmail.com ou mandem um sinal de fumaça, hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Entre os testes que eu fiz e o que eu li de vcs fica assim:

    semente que afunda é boa, semente que boia ja tem ar dentro, mas se for fresca, castanha branca, e não estiver danificada pega, ja fiz nascer até semente rachada que aparentemente estava boa e vingou.

    semente de castanha velha pode até germinar mas não vai muito pra frente, nasce o rabinho mas depois ele fica amarelado e não vai pra frente, isso agente ve quando pega um fumo, as sementes são o termômetro do que vc comprou, se as castanhas dentro forem brancas ta fresco, se tiverem amareladas ta mais tempo guardado.

    ao inves de usar vasinhos, ja plante direto no definitivo, a planta não gosta que fique replantando e mudando de vaso, ja perdi muito no começo por isso.

    pra mim a melhor coisa é vc usar lampadas, esqueça o sol e monte um local na sua casa onde vc possa montar um corrózinho, 1,50x1,50 ja ajuda, as lampadas brancas não são caras e as de vapor mais pra frente vale o investimento.

    detalhe de ser dentro de casa é, não tem vento, chuva, dia nublado e frio, isso preserva a receita pra vc poder colher em até 70 dias, varia da especie, dentro de casa ninguem ve e fica super discreto.

    se vc deixar no quintal pode vir u pé de vento no fim da tarde e vc não ta em casa, ja viu o que vai sobrar...

    abraços.

    ResponderExcluir
  7. depois dizem que quem planta é traficante... só se for de ideias e experiencias...quem aqui tocou no assunto de venda, de consumidores, cade crime organizado nos assuntos tratados nesse post?

    começa por ai, platem mesmo e se livrem dos traficantes e da sujeira do sistema paralelo que alimenta outros sistemas.

    isso é liberdade e não trafico de drogas, onde que isso é atitude de traficante?

    o importante é ninguem financiar nenhum sistema, seja ele legal ou ilegal, vc pode ter o remedio dentro de casa e não pode, é nesse mundo invertido que agente vive.

    sorte a todos.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Malandrããããooooo

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Um dos melhores conjuntos de comentários que já vi por aqui. Bom post também.

    ResponderExcluir
  10. Faço dos meus comentários os do Gabriel. Excelente post!

    ResponderExcluir
  11. qual o tempo em média para se ter um camarão?pequeno que seja

    ResponderExcluir
  12. Muito bom cara, Graças a você minha esperança de plantar em casa voltaram e quem diria que o lance do processo seria o algodão onde plantavamos feijão na escola. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Cara, na minha facul tem bastante gente que meche com a parte de botânica, e num tem erro, a maioria das sementes pra germinar é só tu enrolar num papel germinativo, que é tipo um papel toalha , molhar com água e por no escuro. Não vejo pq que com a nossa erva seria diferente, só não tento em casa pq moro cos meus pais e dai é complicado. e4

    ResponderExcluir
  14. deve ser outra coisa uma cultivada por vc mesmo,melhor post sobre cultivo vlw brother

    ResponderExcluir
  15. Ai sim ein fi! eu tbm to plantando no meu ap. 2 plantinhas =D...muito daora ein! =D

    ResponderExcluir
  16. Dr. malandrão fazendo escola. Do caralho mermão. Tamo junto e misturado! Vamo leva o resultado desse cultivo pro carnaval de SC ano que vem! E se pá pras gringa! Pods crê, cheech e Chong na veia!

    ResponderExcluir
  17. Belo post amigo!
    comigo foi parecido mas eu tive um erro, infelizmente e é esse erro que estou tentando corrigi.

    joguei 6 sementes no algodão 3 delas germinaram.
    ai joguei as 3 no mesmo vazo e pra piorar no mesmo buraco, imaginei que fosse mais fácil alguma vingar se eu colocasse todas juntas, pra minha surpresa todas as 3 vingaram e estão crescendo rapidamente e saudavelmente, mas elas estão muitos proximas uma da outra e duas delas estão crescendo tortas, até mesmo para procurar seu espaço. Estou com medo de tentar separar pois as raizes podem já estar entrelaçadas por estarem no mesmo buraco, eis a questão: tento separar ou as deixo juntas ??? de um jeito ou de outro tenho que trocar de vazo pois 3 plantas necessita de uma vazo bem maior. aguardo as opiniões.

    ResponderExcluir