sábado, 29 de setembro de 2012

Integração – Cap. 6 Neurosoup Trip Guide! [Portas da Percepção 187]

por Fernando Beserra

A experiência enteogênica é chamada de viagem por uma razão. Você vai a algum lugar e você não volta a mesma pessoa que foi antes. Algumas vezes nós temos uma experiência de pico e voltamos como pessoas mudadas, nós integramos este nível de consciência mais alto, ou mais universalmente desenvolvido, e nós quebramos o padrão do nosso nível prévio de consciência que nos faria reverter a ele. Essa é uma imagem bonita; embora esta completamente integração completamente inteira, instantânea e sem esforço raramente ocorre.

 

Mais comumente nós precisamos trabalhar para integrar nossas experiências. Nós geralmente temos experiências de pico onde nós experienciamos um nível maior de consciência temporariamente, e então retornamos de volta a padrões de rotina do nosso nível de consciência prévio. Algumas vezes, nós somos pegos em blocos psicológicos escondidos e padrões que precisam ser resolvidos antes que nós possamos transcender a níveis mais altos. E outras vezes nós recusamos a acreditar na realidade do que nós experienciamos, negando seu valor e vendo toda a experiência como uma alucinação irreal.

 

Eu tenho visto muitas pessoas voltando e descaradamente ignorando as lições que lhes foram ensinadas. De fato, eu costumava ser uma dessas pessoas. É tão fácil retornar a mesma rotina de vida, ao mesmo padrão. É quase tão simples assim. Quero dizer, quem tem o direito de acreditar que experienciou Deus ou como é morrer ou a criação do universo ou a telepatia? Isso soa um pouco louco; e nós não queremos ser percebidos pela sociedade como loucos, como muitas das outras pessoas na história que desafiaram o paradigma corrente. Queremos?

 

Teoria desenvolvimental da consciência

Ter um entendimento básico de como a consciência desenvolve irá ajudar a integrar a experiência enteogênica mais fácil, então é aqui que iremos começar. Essa sub-sessão tem o significado de um panorama, uma introdução ao tópico, para iniciá-lo. De forma alguma é uma discussão extensiva. Muitos psicólogos transpessoais (como Charles Tart, Stanislav Grof, Ken Wilber, e muitos outros) e as religiões ocidentais pavimentaram o caminho para nós muito bem. Então, se após a leitura dessa sessão, você tiver interessado em encontrar mais informação, eu indicarei essa direção.

 

Como cada um de nós passa através da vida, nossa consciência passa través de diferentes estágios do desenvolvimento. Existem muitas teorias e nomes para esses diferentes estágios. Eu não vou mencionar nenhum deles aqui, porque eu não quero favorecer uma teoria sobre outra. Eu acho que existem aspectos positivos para todas elas. Em vez disso eu irei referir-me a analogia do edifício que nós discutimos anteriormente.

 

A consciência é como um edifício de dez andares, onde cada andar representa um nível de desenvolvimento particular ou estrutura psicológica. Vamos dizer que a maioria de nós, em nossa consciência de cada dia, flutuamos em algum lugar entre o quarto e o sexto andar. Muitos de nós sequer realizam que existem andares mais altos; nós geralmente acreditamos que nós alcançamos tudo que nós podemos, muito embora nós apenas vamos na metade do caminho.

 

Na próxima semana continuaremos a tradução deste que é o último capítulo do Neurosoup Trip guide de Krystle Cole, com os níveis de consciência.

8 comentários:

  1. kra eu viajo em seus artigos... mas nunca experimentei nada alem da abençoada erva. nesse caso o q seria mais indicado p começar uma nova experiencia enteogenica??

    ResponderExcluir
  2. Erva Natural,

    É um pouco difícil dizer que exista uma substância ideal para começar. A própria maconha, dependendo do contexto, p.ex, usada para meditar pode ser significativamente enteogenica.

    Em relação a outra substâncias, plantas ou fungos, recomendo apenas que esteja com alguem que já tenha experiência no uso. Preferencialmente alguem que não use e possa acompanhar a viagem e, finalmente, começar com doses baixar. Dando tudo certo, dá para aumentar a dose em novas experiências. Presete atenção ao espaço onde vai usar e ao clima do local antes de usar, avaliando isso. Se for em um lugar agradável com pessoas de sua confiança, isso é muitoo melhor. Se tiver tendências religiosas e gostar da perspectiva de alguma comunidade religiosa ayahuasqueira (p.ex, UDV, Barquinha, Santo Daime, Arca..), também pode ser uma opção.

    E dê uma estudada na substância específica que você vai usar antes.

    Abç,

    ResponderExcluir
  3. to pensando em experimentar algo durante minhas ferias de final de ano... q vou esta mais de boa... vou pesquisar algo interessante.
    nunca tinha usado a erva para meditaçao... vou experimentar isso.
    vlw pelos conselhos e parabéns pelos artigos. Leio sempre.

    ResponderExcluir
  4. até que fim alguem que me entende...hahaha
    eu começei a fumar por simples prazer, hj eu fumo justamente pra poder me encontrar com o divino e poder assim aprender muitas coisas que posso usar no meu dia a dia.
    quando eu tenho uma experiencia profunda, todos esses "andares" que vc cita em seu artigo aparecem em minha cabeça...eu consigo vê-los...
    O patamar mais alto que eu consegui chegar foi aproximadamente no 8... e foi simplesmente fora do comum. Espero que vc continue fazendo mais desses artigos, pois ajuda muita gente que fuma só para se aparecer, não sabendo o verdadeiro propósito da erva...Abraços e muita luz pra vcs...

    ResponderExcluir
  5. muito interesante algo de conteudo e qualidade

    ResponderExcluir
  6. Fernando, eu ainda não li a maioria das outas seções do neurosoup mas me interessa muito esse assunto, do uso de drogas psicodélicas e a construção(ou acesso) a níveis de consciência mais elevados... mas tenho que confessar que tenho muito medo de na tentativa de contactar uma forma de realidade superior, simplesmente perder contato com parte da realidade de uma forma generalizada se é que esses conceitos realmente existem. Como saber se eu estou "subindo um degrau" (relacionado a consciência e percepção do mundo e de nós mesmos) ou se estou ficando psicótico? Fernando, gostaria que vc me guiasse através de conteúdos em livros ou em sites a respeito de drogas psicodélicas e estados alterados de consciência como experiências de pico por exemplo. Eu estou começando a ler o neurosoup trip guide traduzido por você mas gostaria de ler outras fontes. Já adianto os meus agradecimentos, independente de me responder ou não, por traduzir e disponibilizar esse conteúdo para a gente já valeu bastante.

    ResponderExcluir
  7. Olá Higor,

    Desculpe a demora. Só li agora seu post. Vou comentar com mais calma, só ter um tempo, porque é um assunto que não dá para responder em 2min.

    E já estou prometendo há algum tempo.. vou preparar um post com livros sobre o assunto para ajudar quem tiver interesse.

    Abç,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir