quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fechamento do Neurosoup Trip Guide! [Portas da Percepção 190#]

por Fernando Beserra

 

Galera, terminamos por aqui a tradução do Guia de Viagens Neurosoup de Krystle Cole. Esta última parte pode soar para alguns um pouco como auto-ajuda, mas se o leitor puder ter senso crítico e olhar com cuidado, poderá conseguir muita coisa positiva para si, sem cair em estereotipias. Em breve estaremos colocando o livro completo com mais fácil acesso, inclusive no site da Krystle Cole. Espero que tenham feito um bom proveito da tradução livre, os que leram desde o início, até os que leram apenas um capítulo ou mesmo um único post.

 

O que almejamos é que as pessoas tenham viagens responsáveis e saibam como lidar melhor com os estados alternativos de consciência, o que particularmente também estou aprendendo. Foi um prazer traduzir esse livro da Krystle, porque é um livro de psiconauta para psiconauta, com uma linguagem direta e espiritualizante. Me chamou muito a atenção os cuidados com as “viagens ruins”, peias ou simplesmente bad trips, por ser um assunto pouco tratado.

 

Até semana que vem e boa leitura!

 

O primeiro passo em se mudar para um andar diferente é perceber que nosso andar atual é apenas um andar em um altíssimo edifício de muitos. Então nos precisamos perceber que estamos presos no padrão do nosso andar corrente por causa de muitos relacionamentos estabelecidos, tais como feedbacks positivos e negativos. A fim de libertar do padrão nos precisamos desestabilizar nosso andar. Isso irá mudar nossa perspectiva da realidade e ajudar-nos a olhar para fora o que nós sempre soubemos ser nós mesmos.

 

Uma vez que transcendamos este andar, nos precismaos integrar ou incluir ele em nossas novas perspectivas de vida. Precisamos perceber que o sétimo andar não pode existir sem que o sexto andar se suporte através dele. Muitas vezes, as pessoas tomarão enteógenos e terão experiências de pico. Durante estas experiências de pico eles irão pular vários andares acima de onde suas consciências normais flutuam. Eles experimentarão profundas realizações sobre o Universo e Toda Existência. Então, no final de suas viagens, eles irão flutuar de volta aos andares onde estavam quando começaram. Eles irão interpretar suas experiências de pico com as ferramentas que estavam avaliáveis a eles em seu corrente andar. Ken Wilber (2000) descreveu isso muito bem: “... todas estas experiências de pico, não importa o quão profundas, são meramente temporárias, passageiras, estados transitórios. Para que estados mais elevados ocorram, estes estados temporários devem se tornar traços permanentes. Desenvolvimentos mais elevados envolvem, em parte, a conversão de estados alterados em realizações permanentes”.

 

Etapas na integração da experiência enteogênica 

 

Não existe uma forma infalível de integrar a experiência enteogênica. Cada pessoa é única e cada experiência é única. Portanto, eu vou explicar o que funcionou comigo de forma bem geral e ampla.

 

Tenha fé na validade de sua experiência. Eu aprendi desde cedo que a fim de integrar experiência enteogênicas em sua vida, você precisa ter fé em suas experiências. Você deve acreditar que o que você viu com seus próprios dois olhos é real, acima e além de toda lavagem cerebral que ocorreu através de sua vida. Eu sei que isso pode parecer desencorajador (daunting) no começo, especialmente desde que as jornadas enteogênicas são muitas vezes bastante similares aos koans Zen. Quando você está preso em algo, tente antever isso enquanto medita. Esse tipo de contemplação transcendental pode ajudá-lo a chegar a algumas soluções/respostas muito necessárias.

 

Seja parte de uma comunidade enteogênica. É importante entender que você não é o único experienciando estes aspectos de consciência. Isso me ajudou muito a ser capaz de falar com os outros que me entendem. Tendo interações positivas com a comunidade de pessoas que entendem e ajudam é crucial. Isso pode ajudá-lo a sentir-se seguro em vez de isolado, dando a vocês modelos de papéis e mantê-lo atualizado sobre as novas descobertas de pesquisas.

 

Tenha uma vida espiritual – Coloque pensamentos e crenças em ação. As experiências enteogênicas não necessariamente causam uma pessoa a levar uma vida espiritual. O ato de tomar um enteógeno é apenas o início da iluminação. Como eu disse antes, o que nos de fato fazemos com o conhecimento que ganhamos nestes espaços-mentais é realmente importante. Estamos usando o que nos descobrimos sobre nos mesmos e sobre a realidade para nos tornarmos pessoas melhores? Ou estamos voltando a realidade e retornando as mesmas pessoas estagnadas que éramos antes?

 

A próxima questão que pergunto é, o que constitui tornar-se uma pessoa melhor? Eu me pergunto isso muitas vezes, enquanto eu tento avaliar se minhas ações estão me ajudando a me tornar uma pessoa melhor. Eu honestamente não sei se estou qualificada para realmente julgar ou dizer o que é ser uma pessoa melhor, porque eu não sou perfeita. Como todos vocês, eu tenho muitas falhas e muitas áreas para trabalhar sobre. Entretanto, algumas coisas que “pularam para fora de mim” são abnegadas ajudando outros, purificando minhas intenções e tendo pressentimento o bastante para ter certeza que minhas ações não farão mal a outros. Cada ação em minha vida é sagrada. Isso porque cada ação pode tanto levar-me um pouco mais perto da iluminação ou um pouco mais longe dela.

 

Tome uma prática espiritual diária. Incorporando uma prática espiritual ou práticas em sua vida não apenas ajudarão você a integrar, elas ajudarão você também a preparar-se para futuras viagens (veja Vistas Espirituais). Isso também pode contribuir para ser capaz de alcançar estados alterados de consciência sem a ajuda de substâncias em uma base regular (veja: meditação, sonhos lúcidos e projeção astral).

6 comentários:

  1. http://megafilmeshd.net/camisa-de-forca/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse editorial é muito legal essa parada de enteógenia muito legal mesmo, ter um livro desse em mãos, em português é claro. Pena que cegou ao fim, mas peço ao amigo Fernando Beserra que continue com outros livros ou mesmo com coisas do gênero!

    ResponderExcluir
  3. Quero conhecer muito mais , nos conte o que souber! Fernando,um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Não perdi um post dessa tradução.
    Tudo que li foi realmente útil pra que a minha primeira experiencia com lsd tivesse o sucesso que teve. Foi maravilhoso.

    Parabéns pelo trabalho Fernando!

    ResponderExcluir
  5. Legal Eduardo. São relatos como esse que fazem o trabalho ter valido a pena!

    Abç,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir