terça-feira, 27 de novembro de 2012

REeDUcaÇÃO #5 – Não somos nós, é a consCIÊNCIA!!!!

por Guilherme Storti

 

Salve, salve, Hempados!!

 

reducao-de-danos ALTERADOHoje estamos em clima de militância, afinal, trata-se do Dia Nacional pela Legalização da Maconha, e por este motivo vamos dedicar esta postagem à essa plantinha que faz a alegria da rapaziada que lê o blog e a cabeça da comunidade científica.

 

Na postagem passada, explanei um pouco sobre a influência midiática na formação de opinião das pessoas acerca dos usuários de drogas, e como na maioria das vezes a maconha foi a escolhida para determinar algum tipo de aumento no número de usuários de outro tipo de substância, no caso o crack. Simplesmente eles tentaram arrumar um fato para argumentar o aumento na quantidade de usuários de crack, ou seja, a maconha mais uma vez foi a tal “porta de entrada” para drogas mais pesadas.

 

 

Há certo tempo, estava pesquisando alguns videos e artigos que abordassem a maconha como instrumento de redução de danos para usuários de crack, levando em consideração alguns relatos que já estava escutando em campo sobre essa prática, e me deparei com um vídeo fantástico (que inclusive tive acesso através desse site que vos posta) com o Professor Doutor Dartiu Xavier falando justamente sobre essa experiência com um grupo de usuários que eram acompanhados pelo PROAD – Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes, pertencente a Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

 

Em sua fala, o Professor Dartiu comenta que começou a perceber muitos relatos de usuários de crack que começaram a administrar o uso de maconha junto a essa substância e perceberam diminuição no seu consumo. Depois de formar um grupo com aproximadamente cinquenta usuários que utilizavam essa metodologia de uso do crack, ou seja, junto com maconha, eis que ele constata que 68% dos usuários que estavam nesse programa pararam de utilizar o crack depois de três meses e depois de um determinado período também haviam deixado de usar a maconha, inclusive, o professor brinca dizendo que já que a maconha é considerada porta de entrada para outras drogas, ela também agora pode ser considera a porta de saída, levando em consideração ás respostas obtidas através desse estudo com esse grupo de usuários.

 

 

Outro estudo que tive acesso foi um artigo produzido pelo também Professor Doutor Tarcisio Andrade, coordenador da Aliança de Redução de Danos – Fátima Cavalcante – ARD-FC, Projeto de Extensão Permanente do Programa de Saúde da Família da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que fala sobre o uso do “Pitilho” pela população em situação de vulnerabilidade social que era alcançada pelas equipes de campo da ARD-FC no período de janeiro a setembro do ano de 2007.

 

No artigo o Professor Tarcisio aborda como é feito o “pitilho”, como é o seu preparo, efeitos sentidos pelos usuários e nos surpreende com alguns relatos de usuários sobre essa modalidade de uso envolvendo o crack com a maconha.

 

Entre as informações passadas através dos relatos o professor pôde perceber alguns aspectos muito importantes que envolvem essa mescla de substâncias:

· Proteção da violência policial e de traficantes;

· Redução da exclusão social do usuário de crack

· Redução da sintomatologia da fissura provocada pelo uso do crack

· Aumento de apetite

 

Fora mais uma série de informações muito pertinentes sobre o uso dessas substâncias em conjunto.

Fica a dica para quem quiser ver as informações produzidas por este artigo, vale muito a pena.

 

Enfim, espero que tod@s tenham tido um ótimo dia 27 de Novembro e que possamos discutir mais vezes sobre todas essas finalidades medicinais que a maconha possui e é tão esquecida pelo nosso governo nas gestões das políticas públicas.

 

Assim como ela é eficiente no tratamento de pacientes com câncer, HIV, ansiedade, dor crônica, glaucoma, entre outras, ela também é altamente eficiente em tratamentos com usuários que fazem uso problemático de outras drogas, como por exemplo, o crack.

 

Grande abraço em tod@s.

6 comentários:

  1. Tem um artigo excelente do Dartiu sobre o assunto no livro: Panorama atual de drogas e dependências.

    Muito bom.

    Abç,

    ResponderExcluir
  2. Maconha medicinal cura burrice governamental?

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, eu já sbaia disso faz umt empo, é incrivel como a midia geral ignora todas as comrpovações cientificas, isso me deixa abismado!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu nobre, a maconha sempre foi usada como álibe para diversos malefícios da sociedade.
    O preconceito é duradouro, afinal ele até acompanhou os seus usuários originais, os negros.

    ResponderExcluir
  5. pitilho? eu conhecia por pitico! kkkkk

    ResponderExcluir