sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Trabalhando com uma crise Psiquedélica [Parte 3] Portas da Percepção 204#

por Fernando Beserra

Parte 1Parte 2

 

A experiência da crise de uma pessoa é, muitas vezes, uma de abandonar-se em todos os níveis do seu ser. Então temos que criar um espaço onde seja possível estar aberto, um espaço que seja silencioso, acolhedor, seguro e bonito. Este espaço é importante como facilitador e “cuidador” por ele mesmo. Se possível, tenha flores, velas, arte e suprimentos de escrita, cobertores, música tranqüila e luz baixa.

 

Preste atenção a linguagem corporal enquanto você escuta o que está sendo expressado verbalmente e emocionalmente. Siga a expressão da pessoa. Se eles tiverem muita energia, deixa que a energia se mova, permita que ela se expresse por ela mesma (nós podemos providenciar espaço seguro) em quaisquer forma: sacudir descontroladamente, posturas de yoga, dançando, tipos ritualísticos de movimento, hiperventilação, liberação do tipo kundalini.

 

Se a pessoa quiser falar, se o som vier descontrolado, apoie a expressão. Isto pode ser: uma linguagem morta ou diferente, orações de diferentes tradições espirituais, estórias e memórias distantes, besteiras (jibberish), sons de animais, repetições de sentenças (repetindo de novo e de novo as mesmas palavras), lamentos, choros e gritos.

 

Responda quando necessário, não assuma a frente, tente (se apropriado) engajar um conservação calma respondendo ao medo e à ansiedade.

 

A resposta mais apropriada a uma poderosa crise psiquedélica pode ser apenas sentar quietamente com a pessoa, fazendo-a se sentir segura.

 

Se a pessoa está presa existem alguns diferentes modos de reagir:

· Espere e acalme-os através da fala, sabendo a duração da substância tomada.

· Ande com eles, falando ou não, até que eles se acalmem.

· Deixe que eles expressem sua experiência através do som

· Deixe-os passar através disso, por meio de uma expressão física, mantendo uma certa postura ou deixando o corpo fluir.

· Pode-se fazer algum profundo trabalho corporal (bodywork) focado, apenas segurando (hold) alguém (atendendo as suas necessidades) ou gentilmente massageando-os. Sempre peça permissão a respeito de qualquer tipo de contato físico.

· Tenha cuidador apropriado observando o sexo (homem/mulher), importante quando a lembrança de um abuso sexual toma lugar.

· A pessoa pode reclinar, olhos fechados ou tampados, estando em um lugar seguro, escutando a música confortante e sedimentando a experiência.

· Se suas emoções estão tomado eles, encoraje sua expressão.

· Quando uma pessoa é calma o bastante ou já retornou de suas experiências psiquedélicas difíceis, ter suplementos artísticos e materiais de escrita avaliável.

 

Reafirme para eles:

1. Isso irá passar, isso é um processo.

2. Isso é uma experiência que outros já tiveram.

3. Haverá apoio posterior.

4. Cuidado após a crise

 

Existem muitas formas de integrar a experiência e continuar trabalhando com a abertura que tomou lugar. É importante completar qualquer gestalt incompleta. Outras leituras devem ser encorajadas e a pessoa deve trabalhar com profissionais treinados para completar a experiência. Isto pode ser:

  • Psicoterapia de orientação transpessoal
  • Respiração holotrópica
  • Trabalho de integração xamânico
  • Diferentes formas de trabalho energético
  • Trabalhar com arquétipos (nota minha: P.ex, trabalho com psicoterapia de orientação junguiana)
  • Diferentes formas de arte, fazer música, dançar, pintar, esculpir
  • Meditação e outras práticas espirituais (seguir as imagens ou insights da experiência)

Existem algumas condições médicas que devem ser tratadas por tratamento médico. Podem pré-existir condições médicas que são adversas para tomar psiquedélicos. Algumas das mais comuns são: gravidez, doenças mentais, problemas cardiovasculares como pressão arterial anormal ou problemas cardíacos, cirurgias recentes e/ou acidentes e epilepsia.

5. Leituras Sugeridas

Esta é uma lista muito pequena de algumas trabalhos profundos em relação a experiência e crise psiquedélica.

 

1. Psychedelic Reflections, Ed. Lester Grinspoon & James B. Bakalar
2. The Adventure of Self-Discovery, Stanislav Grof
3. LSD Psychotherapy,Stanislav Grof
4. Spiritual Emergency, Stanislav and Christina Grof
5. Green Psychology, Ralph Metzner
6. The Unfolding Self, Ralph Metzner
7. The Healing Journey,Claudio Naranjo
8. The Cosmic Serpent,Jeremy Narby
9. The Secret Chief, Myron Stolaroff (full text online)
10.The Ethics of Caring, Kylea Taylor
11. Shamanism, Roger Walsh

3 comentários:

  1. Nunca tive contatos com psiquedélicos, mas leio bastante sobre o assunto graças ao Portas da Percepção. Muito obrigado Fernando Bezerra e todos os colaboradores do Hempadão pelas informaçãoes cedidas.

    ResponderExcluir
  2. Tive uma crise psicodelica ha 9 meses atras

    ResponderExcluir
  3. KKK eu ja varios desse ai eu ja tive é lombra mais e legal !!

    ResponderExcluir