sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Variedades das Crises Psiquedélicas! [Portas #203]

por Fernando Beserra

 

Galera, o “Portas da Percepção” teve que dar um tempo, pois estive acompanhando meu pai que estava com problemas de saúde. Tudo está se resolvendo.

 

Quanto aos nossos posts, vamos dar continuidade a tradução do Manual de como trabalhar com experiências psiquedélicas difíceis. Este Manual que se encontra no site do MAPS (maps.org) é importante para redutores de danos, cuidadores, usuários de psiquedélicos e agentes de saúde, que podem contribuir para melhoria da qualidade de vida dos usuários, reduzindo os riscos e potencializando os aspectos positivos da experiência com psiquedélicos ou enteógenos. Então, queridos amigos, estamos pari pasu com a coluna REeDUcaÇÃO aqui do Hempadão.

 

 

2 Variedades das Crises Psiquedélicas

 

Esta é uma vasta área, então nós apenas tocaremos nela. Para um estudo mais profundo veja a lista de leituras.

 

Não há uma manifestação clara de nenhuma substância ou mistura de substâncias. Mas, existem algumas generalidades. É muito importante saber a duração ativa de diferentes substâncias. Todos os psiquedélicos têm um padrão similar: há a entrada com diferentes manifestações físicas, mentais e emocionais. Há o desenvolvimento, então uma extensão em um platô e finalmente o retorno.

 

O mais comum sentimento ameaçador a sanidade é a experiência/sentimento que se está ficando louco, perdendo sua própria mente ou que isso nunca irá terminar. Esta experiência/sentimento é sustentada através da mudança de estados mentais e poderosas (algumas vezes) mudanças de percepção. Grandes mudanças na estrutura do eu/personalidade, referentes a crença de alguém e entendimento de si-mesmo, do mundo e de Deus, são comuns.

 

Antigos traumas podem ser relembrados e revividos. Estas memórias podem ser de natureza física (reviver o próprio nascimento, abusos ou doenças na infância, memórias da penúria ou de guerra, estupro, são algumas possibilidades que podem re-emergir). Estas memórias podem ser de uma natureza intelectual, emocional (revivendo o abuso verbal, a falta de emoções básicas, contato corporal, amor, carinho ou uma dissociação devido a uma experiência traumática).

 

Estes traumas também podem ser de natureza transpessoal, significando fenômenos que vão além de nossa identidade pessoal ou entendimento biográfico do universo. Estas podem ser experiências de outras vidas, tornar-se um com a terra ou outras formas de vida ou experienciar o ciclo de vida de um animal. Alguém pode deixar o próprio corpo, ter a experiência de fundir-se com um arquétipo ou a experienciar o mundo como um deus ou uma deusa. A memória de uma morte violenta pode ser uma experiência muitíssimo traumática.

 

Podem ocorrer sensações muito diferentes, algumas vezes nunca experienciadas, sensoriais, energéticas e corporais. Estas podem variar de escutar cores a ver música. Isso pode ser um aumentado senso de cheiro, tato, audição e visão. Algumas das mais assustadoras manifestações da experiência psiquedélica são energéticas. Pessoas passam por poderosas libertações, tornando seus corpos fora de controle, tremendo, sacudindo e vibrando. Estas energias, sendo ativadas por substâncias psiquedélicas, podem ser relacionadas ao nascimento, uma abertura a um padrão corporal congelante, bioenergética, libertações do tipo neo-Reicheano ou ser uma re-conexão com a força universal da vida. Esta força-da-vida é chamada de kundalini e se manifesta em uma poderosa abertura do centro de energia do corpo. Ela também pode ser intensamente sexual ou outra libertação emocional.

 

As sensações corporais também cobrem uma longa extensão de sensações e sentimentos. Este pode ser o sentimento (pela primeira vez na vida de alguém) de sentir-se em casa no corpo.

 

Aqui uma pequena lista de outras possíveis experiências:

· Re-viver o nascimento.

· Re-lembrar diferentes mortes

· Re-viver acidentes

· Re-viver doenças

· Re-viver afogamento, tortura, e muitas outras experiências físicas desta ou de outras vidas.

· Re-viver estados místicos.

· Identificar-se com e re-viver em detalhe a vitimação de humanos ao longo da história.

· Sair do corpo e viajar no reino do espírito.

· Fundir-se com pedras, animais, plantas e experienciar a poluição e morte do planeta e de diferentes espécies.

· Fundir-se com pessoas, ler suas mentes, sentir seus emoções.

· Ser capturado em certa experiência.

· Ter uma experiência UFO.

· Ser esgotado por sentimentos e emoções.

Em uma experiência e crise psiquedélicas a pessoa pode reagir ao curador/cuidador e projetar seus próprios sentimentos e experiências no curador/cuidador. Esta pode ser uma transferência sexual, demoníaca, divina ou temerosa. Quando isto tem lugar é importante apenas ficar-com, não defender a transferência.

 

--

 

Semana que vem terminaremos a tradução com os tópicos: “trabalhando com a crise psiquedélica” e abordaremos o cuidado após a crise.

5 comentários:

  1. porque tem pessoas que tomam psicodélicos, entram em bad trip e saem correndo sem parar ? aconteceu isso com meu amigo, foi foda !

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZPw1c1L5q7k

    ResponderExcluir
  3. Olá gente! já tive uma Bad violenta de 40 min com Salvia Divinorum....foi tenso indescritível em poucas palavras...só digo uma coisa, pense bastante sobre: no final tudo faz sentido, se vc souber intermediar suas experiências com uma mentalidade saudável!!!

    ResponderExcluir
  4. Então anonimo,

    É possível que este "correr sem parar" possa ser uma expressão literal da tentativa de fugir de alguma angustia provocada por alguma imagem ou conteúdo que emergiu a consciência.

    Ela pode ser mais comum com algumas substâncias e menos com outras e também dependerá profundamente do setting. Mais fácil alguem sair correndo depois de usar LSD e Ecstasy em uma rave ou festival do que sair correndo de um bailado após usar Ayahuasca... o contexto é fundamental até mesmo para o tipo de peia ou bad trip vivenciado.

    Paz,
    Fernando Beserra

    ResponderExcluir