As máfias da droga se regeneram como a hidra da mitologia grega. Quando a luta policial bloqueia uma rota, ressurgem por um novo caminho; quando os campos de folha de coca ou de ópio são fumigados, deslocam as plantações para outro lugar. Apesar de a caça mundial ao narcotráfico ter dado poucos frutos - os contrabandistas são cada vez mais poderosos, as drogas mais baratas e abundantes -, a maioria dos países resiste a experimentar alternativas além de uma perseguição esquizofrênica, cara e contraproducente. Há métodos mais eficazes para ganhar a guerra das drogas?
A questão ganhou força nos últimos meses. Era preciso avaliar a estratégia traçada em 1998 pela ONU para um período de dez anos, e os especialistas proclamaram a derrota na batalha contra os narcos e pediram o abandono de uma estratégia repressiva que utopicamente definiu como objetivo "um mundo livre das drogas". Leia tudo porque vale muito a pena!
quinta-feira, 2 de abril de 2009
[#5] Hemportagem: [?]
Hoje não teve Hemportagem. Mas conteúdo do bom não pode faltar, mesmo que entre no final do dia. Escrito por Fernando Peinado Alcaraz, no El País:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
será q em tempos de crise, a ilegalidade de uma economia tão forte não atravanca o desenvolvimento econômico mundial?...
ResponderExcluirpolíticas bem embasadas deveriam ser pensadas, levando-se em consideração questões como saúde pública e crescimento econômico através do uso inteligente de um mercado, que apesar de disponível se mantém na ilegalidade.
É...
ResponderExcluirA gente tá cozinhando o caldo pra que um dia todos pensem melhor sobre o assunto.
Quem sabe um dia...