sexta-feira, 6 de novembro de 2009

[Ed. 36#] bONG: Integrantes do Natiruts portando Maconha…

natiruts3 A história que vamos contar hoje aconteceu há muito tempo atrás, mas poderia ter sido ontem. O cenário é Goiânia e o palco é enfumaçado, show da banda de reggae Natiruts. Tudo seguiria seu rumo natural, daquela fumaça no camarim rotineira até para os não adeptos da vertente jamaicana de música. A diferença era que logo ao lado havia uma base local montada pelo DENARC (Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos), chefiado naquela noite por Renata Chein.

Isso aconteceu em março de 2006, antes da instituição da lei 11-343 que viria em agosto. É possível dizer que esquemas como esses foram de fato amenizados após a nova lei sobre drogas. A descriminalização do consumo desmantela em certo sentindo a necessidade de se reprimir tal crime.

Durante o show o vocalista avisou aos expectadores que haviam policiais no recinto. A advogada disse à matéria da Folha: "Ele chegou a apontar os policiais que estavam no meio do público. Assim tivemos certeza de que eram usuários de maconha". Quem tá mais deslocado no show de reggae, os canas ou os usuários?

Terminado o show, porque não dizer que chega a hora do relax? Sem as preocupações dO Prensador, a banda fez fumaça em pleno camarim, marolando sem dó o ambiente. "Sentimos um forte cheiro de maconha vindo de lá”, disse a delegada depois de autuar dois integrantes da banda mais cinco funcionários da equipe técnica.

A maconha foi achada no ônibus da banda e também no hotel onde estavam hospedados. Se por um lado a polícia só cumpriu seu papel, por outro o que discutimos aqui é justamente porque tal mobilização em prol de uma repressão chapada: proibir o consumo de uma erva. Não só a guarda, mas a lei um dia foi mais negligente. Nesse caso ficou barato, apenas audiência com o juiz.

Mas e você, por acaso já passou por algum perrengue na mão da guarda violenta e transgressora das leis? Conta pra gente por e-mail: redacao@hempadao.com!

12 comentários:

  1. Ainda não passei por isso... e espero não passar O___o

    ResponderExcluir
  2. Hehe olha que coisa ineficiente.. A polícia tem que prender os caras porque tavam naquela epoca cometendo um crime, mesmo sabendo que não ia dar em nada.. Ai vao la, prendem os malucos, um monte de procedimentos burocraticos depois e tudo segue como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir
  3. Uma repressao ridicula e precnceituosa, no meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  4. Quantos e Quantos casos como esses ocorrem no Brasil _\|/_

    Quanto Amparato Policial para pegar portadores de uma Planta.
    Quanta estrutura judicial para julgar portadores de uma Planta.
    Quanta Hiprocresia.
    Quanta Falta de Foco.

    Legalizando a Maconha a Policia poderia focar em que realmente faz mal para a Sociedade.
    Pois desta forma eles poderiam fazer o trabalho deles que é prender,defender o cidadão de bem que levanta as 5 da manha e volta pra casa quando escurece.


    Legalizando estaremos separando os usuarios de cannabis dos "fornecedores".

    Legalizando poderia se pesquisar os inumeros beneficios desta Planta Mistica.

    Legalizando poderia se vender em farmacias gerando renda com os impostos, e com esse dinheiro, destinar a segurança.
    Dando condições para o Policial de levar uma vida digna de quem coloca a vida em risco para o bem da população.
    A Policia merece ser respeitada, para isso ela tem que ter um foco, e garanto que o foco não somos nós.

    Abraços a todos que de certa forma fazemos parte da mesma Familia. A Familia de Jah..

    Legalize-Jah

    Mr BeckBrazil

    ResponderExcluir
  5. Já fui abordado com um baseado bolado na mao. Como de prache, fizeraum aquele questionario sobre minha pessoa, depois tentaram me intimidar, falando que eu merecia apanhar, afinal fui abordado pela policia ou por um bandido? policia quer combater violencia com violencia??? mas voltando ao caso, como sempre naum deu em nada, me esculacharaum achando que eu era um inicinate, tentando me intimidar, e no final de tudo me fiz de bom moço, afinal naum queria levar uma dura, depois de pucharem minah capivara me liberaum, assim migrei para um outro ambienti, para fumar um novo beck e esquecer toda aquela parafernalha.

    Abraço a totos.
    legalize Já.

    ResponderExcluir
  6. É bom que isso aconteça mesmo. Cada situação desse tipo é um atestado de incompetência da polícia e da segurança pública. Existe um termo de administração que se chama efetividade e mensura exatamente os resultados sob a ótica do macroambiente. Em quantos por cento essa ação ajudou a diminuir a criminalidade?; os valores investidos em um ação dessa se justificam pelo resultado alcançado?; A população consegue perceber benefício em uma ação dessa? A ação impactou o tráfico de drogas da região? É possível afirmar que ações violentas foram frustradas em função da ação policial?
    Show de reggae é show de paz, o único intuito da polícia foi intimidar usuário! Se ainda tivessem impedido menores de usar droga (lícita ou ilícita), mas nem isso.

    ResponderExcluir
  7. Cada ação dessa só municia a frente pró descriminalização de argumentos. Concordo com o colega acima!

    ResponderExcluir
  8. dura de verme eh foda, ja tomei uma num condominio, eles levam o qt de grana q puderem, o nome disso eh extorção! isso qd n leva tapa na cara ainda!

    ResponderExcluir
  9. já fui abordado com o beck na mão, tava lindo, tinha acabado de acender tinha dado umas belas tragadas, nem tinha soltado a fumaça ainda e chego uns dois maluco da civil, um ja veio mandando eu apagar tentando bater no hat na minha mão (a cena foi muito engraçada) ae eu fui e jkoguei o beck fora, mas logo depois ja recebi um soco no rosto que foi desnecessário já que eu estava sentado na praia e eles em pé, depois disso mandaram geral correr, eu com a fumaça na mente, com um soco no nariz que num me deixava enxerga 2 metros a frente com a visão ainda embaçada , peguei o que tinha na minha frente e sai correndo , parei no outro quiosque e fui andando normalmente, o preju foi : um soco na cara, perdi uma baranga que caiu da mochila na hora da corrida junto com a seda , e tudo isso pra nada. Já tinha passado por situação parecida e o que me parece é que é tudo uma brincadeira pra eles, tem sempre a sessão de terror, o esporro, a humlihação, ae depois te manda ir embora, será que é assim que vamos fazer com que parem de usar drogas? que país é esse...

    ResponderExcluir
  10. Sempre fumava hum na frente da faculdade ou dentro do estacionamento do hospital em frente a faculdade no centro da cidade nunca deu nada ate no dia q um guardinha da faculdade falou vou chamar a policia niguem ligou quando todo mundo menos esperava a policia chegou e enquadrou todo mundo e no caminho do dp agente falando q era universitario e tal pediram a grana e liberaram agente um pouco mas frente perto da faculdade pra niguem ver todo mundo juntou o dinheiro como se fosse um sequestro, pagamos nosso proprio resgate, devolveram a maconha e sairam com o dinheiro.Melhor q dormi no dp.

    ResponderExcluir
  11. [b]Passei hoje...tive que subir correndo as escadas de casa com o narguile na mão.

    Também, mór pala :(

    ResponderExcluir
  12. geralmente é só falar a verade e respeitar o "tira"q ele te deixa ir de boa, mas qdo ele não vai com a sua cara não há inocência que se prove!

    ResponderExcluir