sábado, 6 de março de 2010

[Ed. #53] RastaFórum: A infância de Bob Marley e a Ausência Paterna!

Família BookerNa edição passada falamos sobre as raízes familiares de Bob Marley, e nesse post damos continuidade a forma como ele cresceu em sua relação com mãe, pai e avô. Hoje em dia, Cedella é mais conhecida como “Mãe” Booker, seu sobrenome  de um outro casamento. Sentada na cozinha de sua casa em Miami – uma casa que seu filho comprou pra ela no auge de sua fama – ela lembrou que Nesta “foi meu primogênito e muito precioso pra família e amigos. Ele também era um menino feliz e bem disposto. Ele adorava fazer amigos e brincar. Eu nunca tive nenhum problema pra ele ir à escola e esse tipo de coisas. Ele era muito obediente, muito cooperativo quando criança.”

OmeriahCom o Capitão Marley morando em Kingston, Omeriah se tornou a figura de pai para o pequeno Nesta. “Ele sempre acordava cedo com seu avô”, lembrou-se Cedella. “Ele gostava montar nos burros para passear, ordenhar as cabras, alimentá-los.” Nesta tornou-se a sombra de seu avô.

A pesar da ausência virtual do Capitão Marley de suas vidas, Cedella hesitou ao criticá-lo. “Pra mim, ele era um bom homem,” disse Cedella. “Eu era muito nova, mas ele estava sempre amoroso, sempre carinhoso. E se alguém lhe pedisse, ele daria o dinheiro de seu bolso e coisas do tipo. Todo mundo na cidade meio que procurava por ele.”

Quando nesta tinha cinco anos, o Capitão Marley voltou para Nine Miles, anunciou que estava matriculando o garoto em um internato em Kingston, e o levou. Cedella concordou com o plano, se sentindo pressionada pelo marido e esperançosa com o avanço educacional que aquela mudança prometia ao seu filho. Por meses ele não soube de nada. Depois, uma amiga lhe contou que havia visto Nesta na rua durante uma viagem a Kingston, e uma Cedella preocupada viajou à capital pra encontrá-lo. Ela descobriu que Nesta não estava morando com seu pai nem freqüentando a escola. Ele estava tomando conta de uma senhora chamada Miss Gray, que sofria de diabetes e mal podia andar. “Sem Nesta,” a mulher disse à Cedella, “eu não posso nem comprar comida no mercado, porque eu não posso mais andar por aí.” Apesar dos protestos de Miss Gray, Cedella levou Nesta imediatamente de volta a Nine Miles, onde ele rapidamente voltou a sua antiga vida. Cedella ficou furiosa com o Capitão Marley e o escreveu uma longa carta com todas as suas queixas. Ela nunca recebeu uma resposta e nunca entendeu com Nesta acabou como ‘cuidador’ de Miss Gray.

Norval Marley Nesta só veria seu pai mais uma vez. Quando ele tinha dez anos, Cedella ouviu de sua tia Ivy que o Capitão Marley estava morando com uma mulher branca em Kingston. Cedella foi investigar. O Capitão, ela descobriu, agora era bígamo. Não obstante, Cedella sentiu que tinha uma obrigação de trazer Nesta pra ver seu pai, que tinha sido atropelado por uma moto e estava doente. Eles fizeram uma visita curta e inconseqüente. Poucos meses depois, em 20 de maio de 1955, o Capitão Marley morreu de infarto.

“Nesta nunca reclamou,” Cedella escreveu sobre a infância dele sem o pai. “Mas ele perguntava ‘Meu pai era um bom homem?’ e eu tentava explicar pra ele o quanto eu sei... Eu tentei lhe falar sobre a bela figura que seu pai era em seu cavalo... sobre como a família o renegou quando soube que ele tinha se casado com uma mulher negra que havia dado à luz um filho seu; sobre como ele era um chorão que iria se derreter em lágrimas diante de qualquer bobagem; sobre como ele terminou pobre e sem ajuda já idoso por ter sido deserdado...” Mas ao invés de se deter na ausência do Capitão Marley, Nesta se voltou a outras pessoas pra preencher o vazio paternal na sua vida.

9 comentários:

  1. eu acho Q a faLta da presença do Pai na vida do Bob o fez ser a pessoa Q foi, querendo a iguaLdade entre raças, um mundo mais "bom", etc. Mas mesmo assim Q bom saber Q só o fato de Bob ter divuLgado um ritmo tão bom de musika e reLigião, a Pena é ser tão maL visto pelo mundo a fora!

    ResponderExcluir
  2. Grande história! Já estou ansioso pelo próximo capítulo.

    ResponderExcluir
  3. um mundo mais bom... puta que pariu, vai ler um livro moleque!!!!!

    ResponderExcluir
  4. respeite o erro dos outros ninguem nasce sabendo tem muita gente que é analfabeto e é mais importante do que voce pensa entao respeite para ser respitado bob foi o rei e sempre será rei eterno

    ResponderExcluir
  5. Bob Marley esse pessoa magnifica que com todas as dificuldade e repreção sob da a volta por cima e alem do mais levou sua mensagem de igualdade e fraternidade ao ser humano.

    ResponderExcluir
  6. é! me convenceu cara. mas eu tive um pai ausente e sei bem oq é isso ....só ele sabe o q ele passou,na teoría é bom demais,mas na prática........

    ResponderExcluir
  7. Vocês todos sõ grandes idiotas...

    ResponderExcluir