quarta-feira, 3 de março de 2010

[Ed. #53] Weedpédia: Quinta aula de Vocabulário Canábico!

Para quem ainda não conhece, a Weedpédia é a enciclopédia da cannabis em português. Seguimos em frente analisando cada verbete dessa vasta cultura, buscando seu significado nas ruas mas também da etimologia. Mergulhamos fundo na viagem do léxico para trazer aos leitores o real, essencial, envolvimento não só com o que fuma, mas também com o que diz. Papel e caneta que a aula de hoje já começou:

  1. Ambrosia - A origem da palavra é grega: ambrosía. Passou para o latim com grafia semelhante, mas significava, na mitologia de Zeus o "manjar que dava e conservava a imortalidade dos deuses do Olimpo". Hoje em dia o termo além de ser o nome de um prato, é também uma gíria em referência à maconha.
  2. AK-47 - Apesar de ser mais conhecido como um fuzil de fabricação russa, a palavra também é o nome de uma variedade de Cannabis. A assimilação à  violência do nome mais popular pode se vincular ao imenso poder da planta, que é de fácil plantio, médio porte e forte odor.
  3. Asa - O cânhamo recebeu esse nome quando marinheiros o levaram para o Japão. Por lá a erva desempenhou função em muitos rituais e histórias tradicionais. 

Para ler todo o nosso trabalho enciclopédico, clique no Leia Mais!

  1. Acapulco Gold - tipo de maconha encontrado nas proximidades da região de Acapulco, no México. Já a relação com o Gold, advém principalmente por dois motivos, um é a cor que mistura marrom, verde e uma cor dourada. Mas além disso o Gold também se refere à riqueza de THC desta variação, assim como o seu valor, que normalmente é elevado. A palavra Acapulco sozinha pode também servir de gíria para designar 'maconha' nos EUA ou no próprio México.

  2. Acender - verbo do latim accendere. Esse quase não entrou no dicionário, já que seu significado é praticamente literal, porém seu uso é tão costumeiro que a expressão ganha força. Da mesma forma, sua principal variação é o famoso "acende um".

  3. Acharcar - verbo derivado da palavra Charco, que tem significado geográfico sendo uma poça de água suja, ou pântano. Sendo assim,  [A+Charco+ar] pode ser entendido pelo ato de fazer charco, levando o significado literal da palavra a ser comparado ao ato sujo da polícia de tomar dinheiro indevidamente.

  4. Acochar - Verbo de origem etimológica incerta, podendo ser oriundo ou variante de cochar, com referências a cocha ou cocho. O significado da palavra é aconchegar ou apertar. Trata-se da etapa muito importante da confecção do baseado.

  5. Advogado - A palavra deriva do latim advocare, significando ajudar, defender, interceder ou chamar à razão, conduzindo a verdade em favor de alguém ou algo. Só que a gíria não tem nada a ver com o sentido literal desta palavra. Na verdade tem a ver com a função desenvolvida, que sempre está no meio de muito papel. Por isso quando na roda o beck tem mais seda do que mato, esse cigarro é chamado de Advogado.

  6. Afghan - Traduzido do inglês, afegão. Original do Afeganistão e selecionado para fins de cultivo indoor na Holanda. Essa variedade é conhecida por seu aroma forte e fumo relativamente pesado.

  7. Afghan Kush - A palavra Kush designa uma variedade de cannabis que não é a mais comum, a sativa, e sim a Indica. O Afghan Kush também conhecido como AK tem sua origem na cordilheira Hindu Kush, onde teve seu genótipo trabalhado  durante séculos para obtenção da melhor resina de cannabis. Essa variedade é responsável pela matéria prima de confecção do poderoso haxixe afegão.

  8. Alecrim - É uma planta que também recebe o nome de Rosmarunis. A origem etimológica é do latim, 'ros marinus', que significa Rosa do Mar. A espécie é de origem mediterrânea e recebeu o nome por ser característica dos litorais. Já a cannabis, que cresce em todo lugar, recebeu esse apelido usado principalmente pela polícia, que passou a  chamar a erva assim depois de interceptar ligações entre traficantes que batizaram de "alecrim" a maconha com cheiro forte. Além disso em alguns lugares a palavra alecrim se refere à maconha de boa qualidade, com coloração verde clara.

  9. Aleda - Origem etimológica desconhecida. Alguns dizem 'leda'. Referência direta à qualquer tipo de seda. Hoje em dia também nome de uma empresa brasileira fabricante de papel de Roupinhas Especiais, sobretudo inovando com o tipo de celulose transparente.

  10. Alto - Palavra derivada do latim altus que significava 'elevado'. High, no inglês, é muito usada para significar, assim como aqui, o estado de alteração causado pela maconha.

  11. Apertar - verbo oriundo do latim, no infinitivo appectorare. E no mundo da cannabis tem o essencial sentido de confeccionar o cigarro de maconha. Sua principal variante é o "aperta um".

  12. Ascender - verbo também advindo do latim ascencione. Seu significado é subir, elevar-se. E por ser homófono do anterior, muitas vezes é usado como trocadilho e referência à viagem proporcionada pela cannabis.

  13. Azedou - Significa gosto ácido, acre. Mas na origem etimológica encontramos a melhor explicação para a gíria. Derivada do latim acetum, podendo significar 'agudeza de espírito'. Azedou é usada quando, por alguma eventualidade, a polícia aparece para dar o bote na hora da fumaça.

3 comentários:

  1. Essa Hempada ta doida de diamba, confundindo as editorias
    rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Parabens peLo trabalho ...

    ta sendO feito com Muita Responsa pela galera da Hempada ...

    Mucha Paz e Mucha erva pra todoss

    ResponderExcluir