por Várzea Crew
O post do Discolized dessa semana é mais do que especial. Além de ontem (sexta-feira, 26 de março) ter sido aniversário de 15 anos de morte do mestre Eazy-E (que morreu de AIDS em 95), esse álbum é uma resposta a um dos primeiros de rap que postamos aqui no Discolized, o "The Chronic" do rapper Dr.Dre.
Como todo mundo sabe, o Eazy-E e o Dre foram da mesma banda, o N.W.A. (Niggaz With Attitude), gangsta rap dos anos 80. Depois de cinco anos, o grupo acabou por desavenças entre seus membros, principalmente entre os dois. Eazy-E usou o dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas para fundar o selo Ruthless Records com Jerry Heller, já que ninguém se interessava em lançar o som dos caras, tiveram que produzir em sua própria gravadora. Depois de todo o legado do N.W.A., Eazy-E e Dr.Dre brigaram muito por dinheiro e direitos autorais, atacando um ao outro por músicas próprias.
Bom, mesmo antes de toda essa briga, já dá pra ver que o N.W.A. era amante da Santa Maria (e de todas as drogas também, diga-se de passagem), extremamente ativos em ofender muito os coxinhas, porcos fardados.
Falando mais do mestre, o Eazy-E morou sua vida inteira em Compton, periferia de Los Angeles, atuando como traficante, e fez algumas das mais importantes contribuições para o rap de todos os tempos, musicalmente falando.
Somos suspeitos pra falar, mas o som do Eazy é excelente. Boas batidas, rimas, temas que chegam até a ser engraçados de tanto que xingam o Dr.Dre (e de quebra xingam muito o Snopp Dogg, que era parceiro do Dre). Pode-se dizer que a parte boa da briga entre os rappers é a qualidade das músicas e a gente acaba se beneficiando com isso, um sempre querendo superar o outro. Na época que o Eazy-E morreu, Dr.Dre se rendeu a inúmeras homenagens, deixando todas as desavenças de lado.
Segue então o EP "It's On (Dr. Dre) 187um Killa", é o terceiro lançamento solo do Eazy-E, mas na minha opinião, o mais incrível sonoramente, simplesmente genial. Faz inúmeras pequenas citações da marijuana, mas destaque pro último som "Down 2 Tha Last Roach", somente sobre maconha, e possui esse "questionário" abaixo. Muito foda!
REST IN PEACE, EAZY MUTHAFUCKIN E! A REAL G! :)
[Q:] Substance
[E:] Mar-a-Mutha-Fuckn-Wana
[Q:] Common slang names
[E:] Pot, grass, dope, weed, homegrown, sinsemilla,
Maui-wowie, thai sticks, joints, roaches, indica,
concentrated rezi called hash or hashish;
but some niggaz call it bud
[Q:] Active Ingrediant
[E:] Tetra Hydro Cannabinol... THC
[Q:] Source
[E:] Cannabis Sativa
[Q:] Form a callogic classification
[E:] CNS Depressive Hallucigent
[Q:] Medical Use
[E:] Experimental only,oh yeah we still testing...
and don't forget we still gettin higher than a motherfucker
Clique na Capa para baixar!
TRACKLIST:
1. "Exxtra Special Thankz" –1:07
2. "Real Muthaphuckkin G's" (Featuring B.G. Knocc Out & Dresta) –5:32
3. "Any Last Werdz" (Featuring Kokane & Cold 187um) –5:09
4. "Still A Nigga" (Featuring Rhythum D) –4:10
5. "Give Me That Nutt" 2:55
6. "It's On" –5:02
7. "Boyz 'N' Tha Hood" (G-Mix) (Featuring Dresta) –5:38
8. "Down 2 Tha Last Roach" (Featuring Dirty Red & B.G. Knocc Out & Kokane as Ash Trey & Eazy E as Mr. Roach Clip) –7:50
"The Chronic" do dre me fez entender muita coisa! já esse não conhecia vou baixar,escutar e catar informações!
ResponderExcluirRolou uma bad ae. O Speed morreu. http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/03/27/rapper-speedfreaks-assassinado-916187758.asp
ResponderExcluirThe chronic o dre e o snoop flao mal do eazy .. e nessa vc ja ve pela capa.. otimo somm
ResponderExcluirae hempadao homenagem ae pro speed...
ResponderExcluirtemos que homenagiar o speedfreaks , ele foi um dos percursores do Rap Nacional , defensor e usuario aciduo da cannabis !
ResponderExcluircade a homenagem ao speed?
ResponderExcluirBlack e speed marihuana é o mesmo q perguntar se o macaco quer banana
achei legal pra carmba.eu queria saber se vc sabe o nome da musica que ele esta sentado em uma mesa ,e uma mulher entra e atira no cara que ele esta discutindo.so agradeço.
ResponderExcluir