quinta-feira, 13 de maio de 2010

[Ed. #63] Hemportagem: Christiania – A Cidade Experimental!

por Pietro

A Hemportagem de hoje vai falar de uma cidade alternativa, com regras muito diferentes. Bem ao norte do planeta, lá no canto da Europa, encontra-se um país bem desenvolvido e conhecido, a Dinamarca. De contra partida, uma cidade já não tão conhecida existe por lá, chamada Christiania, lugar onde seus habitantes gozam de liberdade demais.

Localizado bem próximo a Copenhague, estamos falando de  uma cidade isolada politicamente do resto do país. Pós segunda guerra as bases militares de Badsmandsstraedes Kaserne foram abandonadas, liberando um espaço que viria a ser habitados por milhares de músicos, comunistas, hippies, artistas e anarquistas como uma forma de protesto ao governo da Dinamarca, que alegava não se importar com a população “alternativa”. Devido à influência dos habitantes desta comunidade, ela cresceu com ideais contrários aos tradicionais anseios capitalistas. Tentativas judiciais foram tomadas para tentar tirar esta população desta área, mas foram em vão. A população residente concordou em pagar pela  água e pela energia elétrica fornecida pelo país, e a cidade segue pacificamente até hoje.

Hoje Christiania é uma cidade libertária, ausente de instituições responsáveis por controlar a ordem da cidade. No centro da comunidade é possível avistar uma placa com algumas das poucas regras adotadas pela cidade. Dentre elas a que mais nos interessa: “É permitido o uso e comércio de drogas leves” sendo a pena pelo descumprimento de qualquer regra o banimento da comunidade. Nos arredores da Pusher Street é possível avistar barracas improvisadas negociando diversidades de Hashishs Paquistaneses, Nepaleses, Pólens e até mesmo o famoso Charas. Um pouco mais a fundo, bem maquiado, também é possível avistar os naturais buddys.

Fotos e gravações são proibidas dentro de Christiania, salve algum material que é visto pela internet, mas a cidade que foi tomada pelo governo dinamarquês como “Sociedade Experimental” se transformou em uma comunidade autônoma. Devido a essa exclusão da Dinamarca, são raros os filmes que chegam a tocar no assunto Christiania, como o filme Nordkraft, e é muito limitado o conteúdo encontrado na internet relatando a existência da cidade.

38 comentários:

  1. é sério isso? não entendi..

    ResponderExcluir
  2. pow deve ser muito loko morar nessa cidade aí todos loucos num mesmo lugar!

    ResponderExcluir
  3. bem loco.. la pelo menos deve haver uma coisa chamada PAZ..

    ResponderExcluir
  4. duvido que exista policia la

    ResponderExcluir
  5. Dei uma lida no Wikipedia, e vi que essa cidade só existe devido a união de muitos na defesa de um propósito comum...muito legal, deve servir de exemplo pra nós.
    _\|/_LEGALIZE_\|/_

    ResponderExcluir
  6. muito boa essa matéria vale ir ao erva mundi abraço hempada

    ResponderExcluir
  7. Um lugar do caralho!(2)como diria minha amiga bia e o júpiter maçã!..,mas será que em uma sociedade desse tipo tudo são flores mesmo??? longe de mim vomitar algum tipo de caretice...mas pq sempre tem "alguns" escrotos estragadores de barato... que não conseguem entender que o meu direito acaba quando começa o do próximo;comcerteza não são todos que estão "prontos" para a liberdade e para esse tipo de sociedade.....tudo á boléu tb uma hora vira zona,poucas pessoas tem bom-senso para viver assim,tudo em excesso prejudica,tanto regras de mais,como regras de menos,axo que um meio termo entre isso de regras e não regras poderia assim sair uma sociedade realmente do caralho!mas tb minha opinião pode ser fruto da sociedade ditadora de tudo e todos onde vivemos.....onde não existe nem liberdade de expessão verdadeiramente;....vai saber....... vou procurar pelo filme! Hemportagem dessa semana muito interresante!me fez questionar muitas coisas...a na falta de outra palavra que expresse mais que interressante,.... ;;;... a hemportagem dessa semana foi do CARALHO!!!

    ResponderExcluir
  8. porradão hen! po BomConheiro, a cidade é de pós guerra, uma antiga base militar, os alternativos da época foram todos pra la lek, com certeza no inicio havia uma desordem mas com o tempo a galera vai vendo q nao dar pra viver numa bagunça rola um BOM SENSO, UM SENSO COMUM; tem la suas regrinhas mas ja viu né, deu mole mané RALA DA CIDADE.

    porradão vo tentar me informar mais sobre isso ai.
    otima hemportagem. vlw

    ResponderExcluir
  9. Tenho um amigo aqui do Rio que morou um tempo por la e disse que era o point dele.... hahaha Vou pedir para ele dar uma olhada aqui na reportagem e mandar o comente dele....
    Como sempre Hempadao mostrando o mundo canabico como ele 'e.... Parbens... Rumo a marcha 2011....
    abracos.
    Fabio

    ResponderExcluir
  10. Caralho, que da hora, "Cidade Experimental" meus olhinhos brilharam quando eu comecei a ler a reportagem hahaha, porra achei uma ideia tanto quanto majestrosa, mas como o bomconheiro disse será que la é tudo as mil maravilhas assim? porq sempre rola mesmo cara, um pica grossa ditador estraga tud, ainda mais a parada fica onde eram bases militares meu, mas eu creio que esteja a pampa mesmo esse local, putz imagina vc chegar a um lugar desse, cara eu vi as barrinhas de haxixe mas nao sei porq me deu até agua na boca, e eu nem como haxixe cara ahuuhaua, mas pow que da hora irmao!

    obs: com relaçao ao filme nordkraft, eu nao sabia nao cara, eu baixei esse filme so que eu sequelei e até hoje nao vi, vou ver imediatamente huaha, e tbm se quiserem que eu up o video pra geral baixar é so avisar blz, pois o filme realmente parece ser mto bacana! abrass a todos, jah bless!

    ResponderExcluir
  11. vou tratar de achar essa tal de Christiania agora mesmo no google earth uhhauhahua

    ResponderExcluir
  12. Soube sobre essa cidade quando era mais novo. No movimento anarquista a maioria da molecada sacava. É tida como a cidade anarquista da europa.

    Legal a matéria, bom ver que o hempadão achou uma das coisas mais bacanas por aqueles lados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. jah fui lah.... bem legal a mini cidade e a vibe.....
    vi na internet a um tempo atras q estavam rolando uns coflitos com a policia n sei pq....
    lembro q a policia n entrava no local e que haviam varios pezinhos espalhados pelo local..

    abs

    ResponderExcluir
  14. Já estive em christiania, o haxixe da lá é do caralho, mas muito caro hahah. Policia baixa lá de vez em quando sim, tem altos videos no youtube comprovando. Mas aquela cidadezinha é muito psicodelica, muito louca, o povo é acolhedor pra caralho. Pau a pau com amsterdam.

    Abraço

    BDF

    PANDA

    ResponderExcluir
  15. uma woodstock européia. Legal a matéria, mas anseios com "c", doeu.
    saudações hempadônicas

    ronaldo

    ResponderExcluir
  16. noossa juro q agora fiquei de cara...o hempadao mais uma vez tá de parabéns...
    saudaçoes verdes!!!

    ResponderExcluir
  17. achei muito foda, to pesquisando muito sobre o lugar.. até achei um doc aqui, mas só com legendas em inglês..

    o que não gostei foi quando li no wikipedia isso:

    "...Entretanto, em 16 de Março de 2003, autoridades evacuaram a rua Pusher Street, que se tornou conhecida como ponto de venda de maconha – uma atracção turística –, e prenderam mais de 50 negociadores da erva. Mas não sem consequências futuras, como se constataria mais tarde: sem a „grande sensação“, o fluxo de visitantes e turistas dentro de Christiania quase cessou, e com isso também a entrada de dinheiro na comunidade, trazendo problemas financeiros à cidade livre, que ainda hoje persistem."

    ResponderExcluir
  18. muito boa a materia :D

    ResponderExcluir
  19. Uma vez teve uma matéria na revista TRIP sobre felicidade, uma pesquisa pra saber qual lugar as passoas eram mais felizes, alguma coisa desse tipo, e adivinha? Esse ficou em 1° no ranking deles! Foi nessa matéria que soube da existência da tão sonhada "Sociedade Alternativa"...VIVA VIVA!!

    ResponderExcluir
  20. Que vontade de ir para la!

    ResponderExcluir
  21. Ja tinha ouvido falar,parece um exemplo de cidade,o imbecil do Kassab devia ir lá pra aprender um pouco...

    ResponderExcluir
  22. aimeudeusdoceuuuuuu!!
    to aqui sem nem acreditar
    preciso ir pra esse lugar ontem
    comofaz?
    ja tentei muito montar um esquema alternativo
    mas é tao dificil........
    ja decidi qual sera o primeiro lugar estrangeiro q eu irei !!!!!!!! :D

    ResponderExcluir
  23. prestarão atenção ?
    quem mora na cidade ? gente que foi de certa forma excluida de uma sociedade, gente politizada que se fez valer das leis dessa sociedade que os fez optar por se juntarem para com isso ter força de lugar por direitos.
    a união faz a força, o povo tem poder.
    n devemos ter medo de lutar por nosso direitos.

    Vou a Dinamarca qualquer dia desses!

    Gnominho presente

    ResponderExcluir
  24. Christiana existe e esta muito bem , tem muitos poucos habitantes quase nenhum crime violento e muitas cabesas abertas. Nao sei como esta a situacao para turistas, mas um dia passo la

    ResponderExcluir
  25. Próximo destino nas ferias !!! isso eh fato.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. mas uma amostra de que as leis só existem para limitar o campo da ação Humana

    ResponderExcluir
  28. Estive lá, é uma comunidade muito interessante, muito punk ter ido lá, mas não dá pra mostrar pois, a partir do momento que a gente passa pelo portão, qq registro por foto ou filme é proibido. Os caras gritam e alertam qdo alguém tenta tirar fotos.

    Tem feira de artesanato, barracas com refeições e lanches na entrada e as casas tem jardins muito interessantes... o café e o pão é free.e as pessoas são legais, mas podem ficar bem bravas se vc insistir em tirar fotos!!!! be careful!!!
    O comércio de Canabis é liberado, vc compra e pode usar lá mesmo. Não pode comprar e transportar.

    Existe ainda um clima lúdico no ar, que remete aos tempos de comunidade hippie, vale super a pena conhecer e nos guias turísticos a cidade é divulgada, isso é bem legal.Foi assim que cheguei lá.

    ResponderExcluir
  29. morei um ano na dinamarca(paraíso) e fui à christiania algumas vezes, lá é demais!
    mas aqui, tem um erro nessa matéria. Lá não é bem uma cidade, e sim um bairro dentro de copenhague... e essa foto q vcs postaram está horrivel, haha, lá é muito mais bonito...
    pena q nao se pode tirar fotos lá dentro, senão eu mandaria algumas pra vcs
    Bevar Christiania!

    ResponderExcluir
  30. chapei nessa idéia dessa cidade...

    ResponderExcluir
  31. faz uma cidade dessa no brasil ia era morrer um monte de neguinho

    ResponderExcluir