por Dr. Moura Verdini
De acordo com um estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles, o uso de maconha causa menos danos aos pulmões do que o fumo de cigarro comum e tabaco puro. Isso se deve provavelmente à ação de canabinóides que protegem o pulmão do crescimento de anomalias como enfisemas. Segundo o Dr. Donald Tashkin, responsável pela pesquisa, usuários de maconha não desenvolvem enfisemas pulmonares como resultado do uso de maconha, mas não descarta a possibilidade de desenvolver outro tipo de anomalia, como carcinomas pulmonares. Ainda segundo ele, isto pode ser devido à ação do THC sobre as células inflamatórias, que podem mediar injúrias causadas aos pulmões.
Este estudo teve como objetivo medir os efeitos pulmonares do uso de maconha, comparando fumantes de maconha e de cigarro comum. Enquanto os usuários médios de maconha usavam de 3 a 4 cigarros por dia, os usuários de tabaco fumavam cerca de 25 cigarros por dia, mostrando uma grande diferença de exposição ao fumo, relacionado aos hábitos do uso de cada uma das substâncias, bem como as características e efeitos do fumo. Esta diferença de quantidade pode ser suficiente para explicar a diferença entre o grau de dano em pulmões de usuários de tabaco e maconha. Porém, os fagócitos de cada tipo de usuário se comportam de maneira diferente, possuindo características diferentes. Os macrófagos, por exemplo, em usuários de maconha não liberam espécies de oxigênio tóxico como ocorre sob circunstâncias normais ou sob o estímulo provocado pelo uso de tabaco. Desta forma, a liberação de superóxidos parece ser reduzida sob a ação dos canabinódes, mesmo quando comparado a condições normais do organismo, sem o efeito de nenhuma droga.
Durante o estudo, foi medido o crescimento de uma determinada substância que acredita-se estar relacionada ao desenvolvimento de injúrias pulmonares. Comparou-se usuários de maconha e de tabaco, estudando o crescimento desta substância no organismo horas após o fumo até semanas após o início do experimento. O aparecimento desta substância no organismo ocorreu duas vezes mais rápido do que sob condições normais em usuários de tabaco. O aparecimento de tal substância não foi muito alterado em usuários de maconha, ocorrendo apenas um pouco mais rápido. Não ocorreu sinergia dos efeitos quando do uso de cigarro e maconha simultaneamente.
A cada Discovery Hemp eu fico mais tranquilo em relação ao meu uso de maconha.
ResponderExcluirValeu hempada!
Sem muita credibilidade, desculpa mas nao possui uma fonte cientifica e o texto diz logo no incio "provavelmente", que tipo de estudo e este
ResponderExcluir"tabaco ou maconha, o que te envergonha?"
ResponderExcluirCara como teim gentie q pensá negaivO, positividádie mulekáda.!
ResponderExcluirhei puliçá maconha é uma diliçá o/
eu meio que tirei a prova disso! há tempos! de quando eu fumava cigarro e meu pulmão perdeu elasticidade e me ferrei, depois que eu continuei apenas com a erva, nunca mais infeccionou nada, e consigo respirar bem e encher o pulmão de ar normalmente, tenho bronquite e a combinação de tabaco e maconha de rua de péssima qualidade é meio desgastante, mas agora me sinto muito melhor...
ResponderExcluirSera quem tem fotos de um pulmao e um usuario de cannabis?
ResponderExcluirSera quem tem fotos de um pulmao de um usuario de cannabis? ****
ResponderExcluiro cigarro tem 4.700 substancias toxicas tirando a nicotina o alcatrao e o monoxido de carbono.. tem ate veneno em cigarro.. é bem evidente que a fumaça do cigarro da cancer e mata.. ao contrario da cannabis que so contem thc canabidiol e canabinol.. nao tem comparação
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Os macrófagos, por exemplo, em usuários de maconha não liberam espécies de oxigênio tóxico como ocorre sob circunstâncias normais ou sob o estímulo provocado pelo uso de tabaco. Desta forma, a liberação de superóxidos parece ser reduzida sob a ação dos canabinódes..." Nao entendi!! Nao ficou mt claro essa parte. Os macrófagos liberam esses oxigenios na onde? Pq fica a duvida se justamente pelo fato dos canabióides nao liberarem esses oxigenios ficariam retidos no organismo.
ResponderExcluirNossa,estou sendo atacado por macrófagos voadores ,socorro!
ResponderExcluirPara esclarecer, os macrófagos são as celulas recrutadas em primeiro lugar quando há alguma injuria, como um trauma, ou uma infecção. Elas dão inicio a uma serie de events que todos conhecem como "inflamação". Elas fagocitam (comem, englobam) o antígeno (o causador do mal), "identificando-o" para os linfócitos, os produtores de anticorpo. o Peróxido (que é o Oxigenio toxico... é um "radical livre") e o Oxido nitrico sao substancias secretadas por ele (entre vááááárias outras), e aumentam a inflamação. Trocando em miúdos, o que ele escreveu é que a maconha causa uma inflamação menor do que o tabaco, provavelmente pela fumaça do tabaco ser mais nociva. Sacou?
ResponderExcluirvlw rafael! entendi sim
ResponderExcluirMais um créééééu nos MItos!!!
ResponderExcluirFumar o Hemp é vida, é saúde!
ResponderExcluirEstava decidido a largar o tabaco quando veio a proibição de fumar em recintos fechados.
ResponderExcluirDaí então resolvi parar de frequentar bares, restaurantes e afins, e continuar fumando.
Portanto se eu morrer desta coisa, a culpa é do governo proibicionista paulista, e juro que mesmo depois de morto volto para assombrar, assustar e cobrar essa cambada de nojentos.
Que a terra lhes seja leve e bem sufocante!
vou fazer prova para pm
ResponderExcluire fumava maconha, eu so usava a maconha aos finais de semana, e nao me considero um viciado
queria saber quanto tempo demora para a substancia sair do meu sangue por que teirei que fazer o o dopen?
olha eu já passei por isso de fazer exames coisa e tal, leva no mínimo de 3 a 4 meses, pois os canabinóides são solúveis em gordura e demoram mais para sair do corpo.
ResponderExcluirse o cigarro faz mal imagine a maconha
ResponderExcluir