sábado, 19 de junho de 2010

[Ed. 68#] RastaFórum: BobBio - Passaporte para a América!? Início de Relacionamento e Carreira!

Na edição 66# contamos a história de como Bob e Rita se encontraram. Hoje damos continuidade a biografia do mestre do reggae e grande símbolo da cultura canábica mundial. E foi depois de um encontro casual no cinema, que Bob e Rita ficaram juntos. “E embora eu não esperasse, eu me tornei dele,” escreveu Rita. “E agora ele me apresentou, caras, essa é a minha garota... Acho que me envolvi com o Robbie que conheci porque ele era um homem visivelmente forte. Ele era bastante objetivo e cabeça-dura ‘Isso é o que eu quero fazer, isso é o que eu vou fazer’. E ele era bastante sério quando sua vida e sua família estavam em questão. O espírito dele estava sempre presente e mostrava sua força.”

Rita ficou impressionada não só com o Bob, mas também com os Wailers. “Dava pra ver a ambição”, ela escreveu. “Eles eram ambiciosos o suficiente pra dizer que conseguiriam: ‘Nós vamos ser tão grandes quanto os Impressions.’”

Nessa época, Coxsone Dodd começou a fazer parte mais intensamente na vida de Bob. Depois que Cedella se mudou pros EUA, Bob morou com Bunny e Mr. Taddy, cujo lado violento não havia amenizado. Morar junto era difícil, mas, Rita escreveu, “Bob me disse que Coxsone havia dito pra ele ‘agora, meu jovem, seja forte. Pense. Você pode fazer música. Escrever. Cantar.’ Então, embora pouco ou nenhum dinheiro estivesse entrando, Bob tinha o apoio crucial de alguém que ele respeitava.” Finalmente, Bob decidiu se mudar da casa dos Livingstons e começou a dormir num quartinho anos fundos do Studio One.

Durante esse período, os Wailers continuaram a dominar as paradas na Jamaica. Eles eram estrelas, embora pobres e frustrados. Como era comum o caso nessa época, mesmo na América, os contratos que os artistas assinavam privilegiavam mais o empresário do que o cantor. Dodd cuidava de Bob e seus colegas de banda, mas eles raramente viam o dinheiro que ganhavam. Então, no outono de 1965, a mãe de Bob lhe escreveu de Delaware, pedindo que ele fosse pra América. Depois de discutir com Rita, Bob decidiu que iria no próximo fevereiro. Na América, ele pensava, ele poderia ganhar dinheiro suficiente para lançar seu próprio selo de gravação quando voltasse pra Jamaica. Mas antes ele queria se casar com Rita.

Em 10 de fevereiro de 1966, poucos dias antes do aniversário de 21 anos de Rita, Bob Marley e Rita Anderson estavam casados. Dois dias depois, ele foi pra Delaware.

bob-marley Cedella voltou pra Jamaica várias vezes pra ajudar Bob a conseguir um passaporte e um visto pros EUA. Quando foi tirar o passaporte, o atendente implicou com o nome ‘Nesta’. “Que tipo de nome é esse?” ele perguntou para Cedella. “É nome de menina... As pessoa vão pensar que ele é uma menina. Vão rir dele.”

Mas o atendente não se incomodou da mesma maneira com o nome do meio. Como se ele tivesse se inspirado de repente, ele disse, “Robert! Veja bem! Aí está um ótimo nome para um homem. Bob! Sólido como uma rocha – como o nome de um homem deve ser. Nada dessas besteiras de Nesta, Lesta, Chester. Eu vou colocar o nome dele no passaporte como Robert Nesta Marley.” Nesta Marley, Bob Morley, Bobby Martel, Bob Martin, e o “Robbie” de Rita, agora era oficialmente Bob Marley.

3 comentários: