por Várzea Crew
Com toda a repercussão que rolou no post sobre o Raimundos, nós do Discolized passamos a olhar um pouco mais para a música do nosso país, que por sinal é repleto de som bom. Pra falar de som bom e de honrar nosso Brasil, ninguém melhor do que Gabriel, o Pensador.
Tudo começou em 1992, com a famosa e polêmica música "Tô feliz, matei o presidente". O carioca Gabriel, que na época tinha apenas 18 anos, foi duramente censurado e teve esse som cortado das rádios. Porém, pouco tempo depois, o feitiço virou contra o feiticeiro e a censura alavancou o jovem rapper. O Pensador foi contratado pela Sony Music e lançou seu primeiro álbum, que incluía a faixa censurada. Assim, uma das maiores (e melhores) críticas já feitas ao governo Collor pôde ser ouvida por todos nós sem maiores problemas.
Desde o lançamento de seu primeiro álbum, Gabriel consegue a atenção do público por tratar de temas importantes e carentes de atenção, como a liberdade de expressão e o comportamento passivo dos brasileiros perante aos absurdos da realidade de nosso país. Em seu segundo álbum, que leva o nome "Ainda é só o começo", o Pensador volta a causar polêmica com o som "Estudo Errado". A música critica de forma muito bem elaborada o sistema de ensino brasileiro (e de certa maneira global).
Mantendo o mesmo nível de qualidade, seu terceiro e mais conhecido álbum é lançado. Todos os sons de "Quebra-Cabeça" tornaram-se conhecidos e tiveram ótima repercussão, mas um deles em especial nos interessa bastante. "Cachimbo da Paz" veio para esclarecer a cabeça de quem ainda tinha dúvidas se Gabriel era careta e de quebra botou a nossa adorada erva na boca do povo, de modo que é raro encontrar algum brasileiro que nunca tenha entoado em alto e bom som o refrão "maresiaaa, sente a maresiaaa".
Devido ao grande estilo de suas músicas e rimas, o rapper brasileiro começou a ser conhecido e respeitado na Europa, e desde então Gabriel faz shows freqüentemente por lá. Gabriel, o Pensador fez jus ao vulgo e acertou em cheio com o nome que deu ao seu segundo disco...aquilo ainda era realmente só o começo.
Com o sucesso que Gabriel fazia com o público e a qualidade incontestável de suas músicas, a mídia se viu sem saída e abriu as portas para o rapper. O melhor de toda essa história é que ao contrário da maioria, o Pensador não se adaptou aos moldes da mídia. Continuou firme em expor a realidade em suas rimas e lançou mais dois álbuns em menos de 3 anos. Nádegas a Declarar, de 1999 e Seja Você Mesmo (mas não seja sempre o mesmo), de 2001.
Em 2003, com o nome já consagrado, foi gravado um ao vivo MTV com seus maiores sucessos, repleto de participações especiais e com uma banda de primeira qualidade. Esse ao vivo foi de extrema importância para o Pensador, que conseguiu ao mesmo tempo atingir uma galera nova e reforçar a memória de quem o havia esquecido. Mais uma vez o "Cachimbo da Paz" estava na boca do povo!
Gabriel ainda lançou em 2005 o álbum Cavaleiro Andante e depois deu uma parada com novos lançamentos e projetos musicais. O que talvez esteja ameaçando a continuidade de sua carreira como rapper é sua nova atividade de dirigente e empresário esportivo. O Pensador está viajando pelo Brasil em busca de craques para agenciar e também atua no comando do time juvenil do Duque-Caxiense.
Clique nas Capas para Baixar!
@gbr420
ResponderExcluirSem palavras pra esse cara ai....
Gênio
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiraí, hempada...o primeiro CD não tá linkado.
ResponderExcluirhttp://www.megaupload.com/?d=IVD2NKQ0
é nóiss!!
Opa, eu acompanho o trabalho do Pensador . . . Mesmo com essa carreira de empresário e dirigente até no final do ano ele vai lançar seu novo album que contará com musicas típicas de determinados lugares e regiões. Também estarão no CD as músicas "Deixa Quieto" e "Tudo certo", na segunda ele faz algumas referências a erva de forma subjetiva mas os leitores do hempadão vão entender de cara ;D
ResponderExcluirDeixa Quieto http://www.youtube.com/watch?v=RX-bec14aS0
Tudo Certo http://www.youtube.com/watch?v=laLdqt-DChk
Lembro-me da infancia ouvindo "Cachimbo da paz", na época eu não entendia o que significava, achava uma musica doida, porém muito boa pelo ritmo e etc... hoje eu aprecio a musica MUITO melhor... alias, acho que nunca ouvi ela enquanto fumava, ta ai, vou baixar e colocar no celular, da prox vez que fumar vou ouvir e "maresiaaaa, sente a maresiaaaa"...
ResponderExcluirAbraços galera do Hempadão
Não me canso de ouvir, acho que conheço todas a músicas, mas toda vez que escuto parece que é a primeira vez, fico repetindo certas frases e nunca perco o tesão por suas composiçoes.
ResponderExcluir"Mais uma vez o "Cachimbo da Paz" estava na boca do povo!"
ResponderExcluirEsses trocadalhos são muito malandros mesmo aoeiha.
Lí numa revista á tempos atrás,intitularam o gabriel como _Feijão Maravilha_ ,esse bicho no começo da carreira sofreu preconceito até da galera do rap mesmo,por ele ter nascido em berço de ouro e pertencer a Familia de classe
ResponderExcluirAlta,achavam q ele era mais um desses Playboys cabeça oca e que estaria sempre sendo "apadrinhado" , Quando tive acesso a música do gabriel,foi meio que uma Lavagem Celebral e cerebral ao célebre cérebro ou célebro daas celebridades passando pela Celulose!!!!! Escutava muito, filhos da pátria,mentiras do brasil........ dos 3 postados axo mais classe o Quebra cabeça!
ai nunca ouvi Grabriel o Penssador , mas adimiro u trampo du cara frmz !
ResponderExcluirFYAAAA !!
Cachimbo da paz é a musica mais perfeita que existe quando o assunto é maconha.
ResponderExcluirTodo mundo entende, pode ser qualquer pessoa, no fim, todos entendem a mensagem.
Tão clara quanto forte, é um murro na cabeça de todos que querem proibir a erva. E o melhor é que mesmo eles sabendo disso, não podem fazer nada, só observar.
Obra prima da musica MUNDIAL.
falou tudo, Guarana!
ResponderExcluirCaraaa numca ouvistes gabriel o pensador? ta esperando oque baixa todos estes plays ae e faça uma lavagem cerebral na sua consciencia e disernimento mental, gabriel representa a nossa classe, representa a nossa correria, e sim me representa como brasileiro na cena, com todos a força e etica das suas rimas, vida longa ao gabriel o pensador irmao, maluco gente fica, q ta no corre a anos, fazendo o melhor para beneficio dos irmaos atraves de suas letras e atitudes, esse cara me influenciou demais.. mto bom o post, vleu hempadao, sempre mandando bem!
ResponderExcluirparabens gabriel o pensador....
ResponderExcluirvc traduz como poucos, de uma forma urbana, real, clara, simples e verdadeira o que acontece em volta da gente....
vc traz a essencia mais significativa da musica... educar... modificar... desabafar.... desmitificar....
seu som é um dos melhores do mundo. pode dormir consciente que vc é um dos mais importantes e representativo. vc manda bem demais!!!!!
vc é um dos jorge ben jor do Brasil!!!
ve se faz mais coisa caralho!!!!!!!! to aqui pra escuta e aprende com vc!!!
queria saber se alguém aqui tá ligado da rixa que tinha o D2 com o Gabriel O Pensador, parece que da parte do Gabriel era de boa, mais o D2 não engolia as músicas do Gabriel. Teve até uma discussão disso ae no extinto Programa Livre no ano de 97,98. Acredito que tanto o Gabriel O Pensador e o Planet Hemp foram dois principais movimentos de legalização botando a cara a tapa mesmo sem medo de consequências e tal. Agora falta vocês ae fazerem um especial com a banda mais foda que é o Planet Hemp! Já foi Raimundos e representaram também!
ResponderExcluirSalve Pensador_tem que ser sempre mano....
ResponderExcluiro henrique falou tudo man!
ResponderExcluir""Não me canso de ouvir, acho que conheço todas a músicas, mas toda vez que escuto parece que é a primeira vez, fico repetindo certas frases e nunca perco o tesão por suas composiçoes. ""
realmente sempre me surprendo como o gabriel pensador tem FACILIDADE EM SE EXPRESSAR muito foda!