por Dr. Moura Verdini
O texto abaixo é formado por fragmentos de um artigo publicado em uma revista científica pela Associação Brasileira de Psiquiatria e contou com contribuições de diversos autores especializados na área. Aqui é falado, especificamente, do uso de maconha no Brasil e no mundo.
"Um estudo realizado pelo CEBRID, abrangeu todas as cidades com mais de 200 mil habitantes, num total de 107 cidades, que responde em parte, sobre o consumo de maconha no Brasil. O uso na vida, no total, exceto o tabaco e o álcool, foi de 19,4%, sendo a maconha a droga que teve maior uso experimental com 6,9%. As comparações do uso de maconha na vida entre as cinco regiões brasileiras se mostraram igual para três regiões – Norte, Nordeste e Centro-oeste, com 5% da população de usuários. A região Sul foi a campeã com 8,4% da população fazendo uso de maconha. A dependência de maconha apareceu em 1% dos entrevistados, o que equivale a 451 mil pessoas. A região sul foi onde apareceu a porcentagem mais expressiva de entrevistados dependentes de maconha, com 1,6%. Em relação a outros países, o uso de maconha no Brasil (6,9%) foi bem próximo aos resultados da Colômbia (5,4%) e Alemanha (4,2%), porém foi bem abaixo do que foi observado em países como EUA (34,2%), Reino Unido (25,%), Dinamarca (24,3%), Espanha (19,8%), Chile (19,7%), Holanda (19,1%), Grécia (13,1%) e Suécia (13%).
Temos poucas evidências da evolução do uso de maconha na sociedade brasileira. Dados do CEBRID em dez capitais, onde foram realizados levantamentos anteriores entre estudantes, pode-se notar que a tendência foi o aumento de uso na vida encontrado em 8 das 10 capitais, excetuando-se Brasília e Salvador; a porcentagem de estudantes do ensino fundamental e médio entrevistados que relataram uso de maconha pelo menos uma vez na vida passou de 2,6% em 1987 para cerca de 6,5% em 2004. O uso de maconha por meninos de rua cresceu na cidade de São Paulo de 43,7% em 1987 para 73,8% em 2003. No Rio de Janeiro também houve crescimento de 20% em 1993 para 59,3% em 2003 e em Brasília foi de 21,9% em 1997 para 52,3% em 2003. Por outro lado, ocorreu diminuição do uso por meninos de rua em Porto Alegre passando de 29,3% em 1987 para 21,3% em 2003. Em fortaleza o uso se manteve estável. Por outro Lado, em relação aos indicadores epidemiológicos houve aumento das apreensões de maconha feitas pela polícia federal na comparação entre os anos de 1999 e 2004 e diminuição das internações hospitalares por uso de maconha com 2,3% das internações por dependência em 1988, caindo para 1,3% em 1999.
A maconha é a substância ilícita mais consumida nas sociedades ocidentais. Três questões referentes ao uso de maconha são discutidas atualmente: o início do consumo na adolescência, a potência das novas apresentações de Cannabis e o aumento da prevalência do uso. Segundo a UNODC –ONU, havia 161 milhões de usuários de maconha no mundo (10% a mais do resultado encontrado em 2003). Por outro lado, o consumo se mostrou estável em tradicionais nações consumidoras como os Estados Unidos, Austrália e Canadá. O Observatório Europeu de Toxicodependência sugere que, durante a década de 90, o consumo de maconha aumentou consideravelmente em muitos países europeus mas pode, agora, estar começando a estabilizar, pelo menos em alguns países. O consumo provavelmente aumentou entre adolescentes na maioria dos países, cujo período formativo os tornam mais propensos às complicações crônicas do uso dessa substância."
todo mundo fuma maconha..
ResponderExcluirja fumou, fuma ou ainda vai fumar
legalize já
Quase todo mundo fuma maconha. Nessas pesquisas com certeza muita gente tem vergonha de falar que já fumou ou fuma maconha. Se todo mundo assumisse que fuma, os resultados seriam impressionantes!
ResponderExcluirme de um motivo sensato para a nao liberação neh..
ResponderExcluirlegalize já
Eu fumo maconha! Não fui entrevistado, isso ai é cao .. Alguem aqui foi? abraço hempaada
ResponderExcluirÉ certo que esse número é maior, como já citado, muita gente ainda está no armário ainda.
ResponderExcluirSe tu vai em uma praca num domingo fazer uma pesquisa aqui no RS, vai dar 80% fuma maconha ou ESTÁ FUMANDO hehehe. Entao a verdade é que números sempre vao dar só uma idéia básica sobre a realidade.
Mas é isso aí, pelo menos tem uma boa porcentagem que nao tem vergonha de admitir as suas escolhas.
estou pouco me fodendo pra estas pesquisas, pra mim é tudo bixisse, viciado em maconha é outra bela merda, existem pessoas viciadas em celular, computador e televisão,,,, maconha e toda esta frescura não combina, quem fuma, fuma por que gosta e pronto, se não não fumava, e isto faz parte do homem, estas pesqusas não acrescentam porra nenhuma, só são desnecessarias e mais nada.
ResponderExcluirNem todo mundo fuma...tem gente que COME!
ResponderExcluirEu fumo maconha! Não fui entrevistado, isso ai é cao .. Alguem aqui foi? abraço hempaada [2]
ResponderExcluireu num fui entrevistado mas se fosse ia responder que ja FUMEI fumo e ainda vo fuma a ponta que guardei
ResponderExcluire ainda dizem q o pessoal do sul soh fumam fino...
ResponderExcluir¬¬
existem aqueles que amam a maconha e aqueles que ainda não a experimentaram
ResponderExcluirEu fumo, tu fumas, nós fumamos!
ResponderExcluirJah Tribe
Na planta , começa a nascer as buxa no meio dela ?
ResponderExcluirUHAUHAHUA vlw em
Legalize Marijuana!
ResponderExcluirEu fumo
ResponderExcluirTu fuma
Ele fuma
Eles fumam
Nós fumamos
...
E o Chile parece fumar mais que nós :)
Eu dichavo
ResponderExcluirtu dichava
ele dichava
dichavamo
dichavado que é pra nóis pode fuma
se todo mundo fuma nã sei, mas eu represento ;)
Legalize Marijuana!
ResponderExcluirRepresentando o brasil!!!Marijuana,Marijuana!!!
ResponderExcluirTodos Fumamos uma pena "so" Alguns admitirem!
ResponderExcluirCom certeza mta gnt fuma, mas a galera em geral não vai sair por ai falando pra qqer um que fuma maconha... mto preconceito, medo de a pesquisa ser séria ou não. Se não houvessem tantos tabus os numeros seriam significativamente mais altos.
ResponderExcluirAbraços galera
nunca me perguntaram ja perguntaram isso pra VC? ou algum conhecido seu respondeu alguma pesquisa dessas???
ResponderExcluirnao!nao!
entao sao milhoes de maconheiros nao contados....
Fora os outros 30% de brasileiros "inrustidos" q não falaram q eram consumidores pelo simples motivo de ser ILEGAL..e eu não fui entrevistado e tenho certeza que varios outros não foram..se eu tive sido diria:Fumo sim..há 5 anos e gosto muito ... LEGALIZE CANNABIS
ResponderExcluirVos fumais!
ResponderExcluirCaraca! to vendo bolinhas de chocolate com minha cara nelas o.O
ResponderExcluirPorque não legalizar?? Pra continuarem a financiar a violência e o trafico de drogas?? Deveria é legalizar logo, pra eu poder plantar minha sativa e não ter que correr risco de vida só pra fumar minha erva. Legalize já... Jah Bless...
ResponderExcluir~Soader