sábado, 14 de agosto de 2010

[Ed. 76#] RastaFórum: Bob Marley recebe Anel como Símbolo da Religião Rasta!

Damos continuidade hoje a Biografia do mestre Bob Marley. Tratando especialmente da época em que Bob vai morar na América e tem revelações religiosas profundas, que o influenciam para o resto da vida. Vale a pena conferir as nuances da vida deste mito jamaicano.

Na chegada de Bob na América, ele ficou impressionado com o tamanho da casa da sua mãe e a riqueza que isso implicava, mas o andamento da vida o assustou. “Tudo muito rápido, muito barulhento, muito agitado”, ele disse à Cedella. Além disso,  ele odiava o frio.  Ele se candidatou a vários empregos,  inclusive um para estivador. Sua mãe lembrou-se de quando ele voltou da entrevista, parecia infeliz e desencantado. Bob ficou no degrau da porta, “tremendo da cabeça aos pés. Seus dedos estavam encolhidos e seu rosto tinha uma aparência ruim e tinha ficado um pouco vermelho.”

Bob não durou muito nas docas. O chefe o achou muito magro pra levantar peso e disse que ele não tinha sapatos adequados. Sem nenhum outro caminho pra ir pra casa, Bob andou a longa distância no frio. “Ele precisava de um emprego mais perto, obviamente, principalmente durante esses meses de inverno brutal”, escreveu Cedella, “porque seu sangue jamaicano simplesmente não conseguia lidar com a caixa de gelo chamada Dellaware.”

Bob ainda estava ansioso para encontrar um emprego e ele ficava sentado ao lado do telefone na casa de sua mãe esperando uma ligação lhe dizendo que havia sido contratado. Segundo sua mãe, “um dia eu voltei do trabalho e ele estava lá, esperando uma ligação, e eu lhe disse: ‘Estou indo à mercearia. Quer vir comigo?’ E ele disse: ‘Eu devo ficar porque senão as pessoas podem me ligar e eu não vou estar aqui’”

“Quando eu cheguei em casa,” Cedella continuou, “ele disse: ‘Mãe, porque aquele homem estava aqui?’ E eu disse: ‘Que homem?’ E ele disse que teve um sonho em que um homem com um chapéu de feltro e casaco entrou, parou em sua frente e colocou um anel em seu dedo. E eu disse: ‘Sabe... esse é o seu pai. Eu acho que como ele não cuidou de você quando era pequeno, eu acho que ele veio te recompensar dando esse anel.”

Cedella se lembrou que então ela subiu as escadas encontrou um anel de seu marido e colocou no dedo de Bob. “Eu disse ‘Bem, você pode usar esse, se for parecido com o que sonhou.’ E ele colocou, ficou por um tempo e depois voltou a mim e disse que não se sentia confortável com o anel. Então ele me devolveu.”

Pouco depois, Bob percebeu o verdadeiro significado daquela visão. De acordo com a sua mãe, “Ele me disse: ‘Se lembra quando eu tive aquela visão e você disse que era meu pai? Não era meu pai. Era Sua Majestade Selassie. Ele é meu pai.’”

Anos depois, o neto de Haile Selassie I se encontrou com Bob e lhe deu um anel. Era um anel preto com um leão dourado cravado no meio, e ele tinha sido usado por Sua Majestade Imperial. “Bob dizia que o anel iria queimar no seu dedo, como se tivesse calor nele,” Cedella lembrou. “Mas aquele era o anel que ele estimava e que tinha que estar sempre com ele, mesmo quando estava doente. Ele sempre perguntava, ‘Onde está aquele anel?’ E ele deixava sempre muito perto dele.”

7 comentários:

  1. as 12 tribos.

    Jah Bless!

    ResponderExcluir
  2. GRANDE REI BOB MARLEY!
    PAZ

    ResponderExcluir
  3. Rastafar I! Grande Bob, eterno no coração de todos os ganjeiros do univeros! Paz! Calle2010

    ResponderExcluir
  4. Rastafari é uma vertente de cristianismo não convencional.

    Bob era mulato. Legal, não sabia.:)

    ResponderExcluir
  5. poo haile ? aquele que dava file aos seus leões enquanto o povo passava fome, aquele que foi na Jamaica e se recusou a descer do avião porque não acreditava em nada daquilo, aquele que matava, que investia em guerra ao invés de investir o seu povo, não vamos nós alienar, não precisamos de uma religião pra fumar maconha.

    ResponderExcluir
  6. sem fundamentos este comentariio.......

    ResponderExcluir
  7. REALMENTE O NOSSO AMIGO FEZ UM COMENTARIO DESPROVIDO DE INFORMAÇÕES, SELASSIE CONSEGUIU PROTEGER A ETIOPIA COM SEUS GUERREIROS NATIVOS, CONTRA OS VERDADEIROS TIRANOS ITALIANOS.NÃO SOMENTE ISSO UNIU A AFRIA E NO SEU EMPRERIO LUTOU MUITO PARA PODER DESENVOLVER SEU PAÍS.
    PROCURE LER MAIS SOBRE O TEME EM DIFERENTES OBRAS E ANALISE MELHOR OS FATOS!!!
    JAH BLESS BENDITO AMOR A TODOS

    ResponderExcluir