quinta-feira, 2 de setembro de 2010

[Ed. #79]Hemportagem: Comerciais de Tabaco na Internet e Maconha Medicinal na TV dos EUA!

por Pietro

Na semana passada a Hemportagem trouxe à tona um assunto muito polêmico, a não veiculação de anúncios a favor da legalização pelo Facebook. Como um anônimo, indelicado, veio a concluir nos comentários, a veiculação passou a ser feita pelo site da Google. Então surge uma matéria feita pela editora Abril, criticando a ação das empresas tabagistas. Uma vez que as televisões, revistas, rádios foram proibidos de veicular campanhas tabagistas, estas grandes empresas optaram pelo meio de comunicação revolucionário para dar uma dribladinha, a internet.

Estudos recentes realizados pela Univesidade de Otago, na Nova Zelândia, comprovaram que 71% dos vídeos colocados nos web sites das grandes marcas continha conteúdo que incentivavam ao uso de tabaco. Segundo um acordo assinado em 2005 pela Organização Mundial da Saúde, estas campanhas deveriam ser vetadas. O assunto atentou a OMS para que seja visado uma regulação do conteúdo transmitido pela internet.

Enquanto a comunidade mundial discute a veiculação das propagandas tabagistas pela internet, a comunidade verde americana comemora mais um grande passo. A FOX40, um dos milhares de canais da TV estadunidense trouxe uma surpresa exótica aos ouvidos de quem assistia o noticiário pela manhã. Produzido pela Cannacare (empresa farmacológica), foi ao ar uma propaganda de 30 segundos sobre cannabis medicinal. A primeira propaganda de televisão da história canábica. Enquanto muitos ignoram tal feito, nós o consideramos. A propaganda que contém avisos de que a maconha ajuda nos tratamentos de Hiv, Cancer, Diabetes e até mesmo dores crônicas foi e continuará sendo veiculada pelo canal no mesmo horário duas vezes por semana. Dá uma olhada!

Depois da veiculação desse comercial nos EUA, alguns programas de TV já levaram a discussão para o estúdio e para as ruas com a intenção de saber o que os telespectadores sentem ao ver esse tipo de propaganda na TV. Apesar do alarde, essa propaganda é de um dos vários dispensários que vendem cannabis medicinal com os quais todos cruzam diariamente pela cidade. Ou seja, a novidade é a TV, já que para os habitantes de lá isso já deve ser normal. Veja a discussão que rolou em um programa da FOX (sem legendas).

11 comentários:

  1. Notícias como essas faz meus olhos brilharem... uaheuaheau... vo até fuma um fino-saúde.. ;P

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é o país do futuro!
    haushaushau

    ResponderExcluir
  3. quando será nossa vez!?

    ResponderExcluir
  4. http://www.papotabu.com/

    ResponderExcluir
  5. Quando se trata de um assunto polêmico como esse pelo menos aqui no Brasil, sempre terá os pró e contra.
    Lá creio eu que já sendo normal o uso de cannabis medicinal a propaganda só ajuda em todos os sentidos, principalmente passado em TV "aberta".
    Infelizmente aqui no Brasil as TV's só discriminam o uso e a legalização, "contaminando" a população como se cannabis fosse uma droga pesada tão quão o crack...
    Poucas emissoras falam de maconha como maconha mesmo, aceitando que existem muitos usuários em nosso país já!
    Se tratando de TV aberta mesmo MTV é uma das poucas que debatem falando a real e trazem também muitos sons falando do uso e da legalização, já rede globo (rede bobo) como muitas outras só querem a proibição e discriminam cada dia mais. Tendo também muito apresentador que não sabe nem o que fala, não sabe nem o que é fumar um baseado, ficam falando paranóias sem noção de nada.
    Para isso mudar cabe também ao povo se ligar em que é certo ou errado e não ficar aceitando e apoiando tudo quando é abobrinha que vêm e ouvem na TV.

    ResponderExcluir
  6. A mídia comanda esse país, o povo faz o que a mídia manda, manipulação, o povo é um rebanho de gado.. vai pra onde mandarem...

    A Band tem uns programas alternativos, A Liga por exemplo, passa todas as terças as 22 hrs (se não me engano), já foi falado lá sobre drogas e de uma forma não preconceituosa, quem viu o programa viu que a forma como se trata os dependentes/usuários é errado, mostra que drogas é assunto de saúde pública e não de segurança pública.

    PS: Mesmo legalizando eu acredito que a polícia teria um papel importante, primeiro a maconha vendida LEGALMENTE não pode ser muito cara porque se não o comércio ilegal vai continuar, a polícia tem que fazer valer a legalização, ir nos estabelecimentos e verificar a procedencia daquela erva.

    Legalização no Brasil é complicado cara, não é só legalizar, é necessário um investimento altíssimo em saúde, educação e segurança pública, sem contar que uma cultura não se muda rapidamente, olha a quanto tempo a maconha é criminalizada, não vai ser do dia pra noite que as pessoas irão mudar o conceito sobre ela.

    Por exemplo os escravos, eles eram tratados como lixo, foram libertados, mas por muito tempo, e esse tempo ainda não acabou, os negros continuam sendo tratados como lixo, claro que muita coisa mudou, mas o preconceito existe, com a maconha não vai ser diferente, podem ter certeza.

    ;P

    ResponderExcluir
  7. Alguem poderia fazer uma legenda do video e disponibilizar aqui no hempadao. Seria um bom inicio para os vários "defensores" da cannabis que visitam o site, mas escondem inclusive de suas proprias familias. Seria legal ter legenda para mostrar algo do tipo: "Nossa mãe, nem sabia que maconha era boa... ve isso"

    ResponderExcluir
  8. O meu microondas, depois que termina de assar e eu não abro, ele fica apitando até eu ir lá e abrir a porta....o que que tem haver com o assunto? Nada.Tô com fome.

    Ps: A minha gata ta saindo do banho só de calcinha e camisetinha, ela esqueceu a calça no quarto...mulheres....

    ResponderExcluir
  9. Vc quer que a galera tenha fantasias com a sua mina? auheuhauheuh.
    Enfim, osso, la é suave, aqui ta uma BOSTA.


    Até quando nós vamos ficar aguentando isso?

    Sério, repito...

    ATÉ QUANDO NÓS VAMOS AGUENTAR ESSA SITUAÇÃO NO BRASIL?

    ResponderExcluir
  10. Serve pra fibromialgia?! Já sei como convencer a minha mãe que a erva é boa. HAUEHUEHHEUHHEUHEUHE

    ResponderExcluir