quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estreia! [Ed. 80#] Portas da Percepção: Enteógeno?! Que Diabo é Isso?!

por Fernando Beserra

“Se as portas da percepção fossem abertas, tudo pareceria ao homem como realmente é: infinito”, William Blake.

Boa noite hempadeiros e hempadeiras e, por que não, enteogênicos e enteogênicas. O “Portas da Percepção” é um novo espaço no Hempadão dedicado aos Enteógenos e a Cultura Enteogênica. Já prevendo eventuais perguntas, é mister dizer “que diabos são enteógenos?”. Ao contrário do diabo, o significado da palavra enteógeno é “volver-se divino interiormente”, e surgiu em 1979 de um grupo de pesquisadores que se contrapunham a palavra “alucinógeno” para classificar um conjunto de substâncias psicoativas.

Esse confronto de palavras se deu porque alucinógeno é um termo típico da psicopatologia*, campo de pesquisa que procura descrever patologias ou doenças psíquicas e, no universo psiquiátrico da psicopatologia, a palavra “alucinógeno” deriva de “alucinação” que é uma experiência padrão em quadros psicóticos onde o sujeito vê (ou ouve, sente...) coisas que não são “determinadas” por um estímulo externo compartilhado.

É como ver alguma coisa sem que os outros possam vê-la. Portanto, na atual Guerra as Drogas, onde nossos políticos vêem, ouvem, sentem ameaças terríveis de drogas onde ninguém mais vê, já começamos mal. Considerando que a Guerra às Drogas não é uma Guerra às substâncias, mas às pessoas, os usuários de enteógenos também fazem parte do rol estigmatizado pela política proibicionista. E, nesta confusão, entram sem dúvida muitos entusiastas canábicos.

Se tivermos mais rigor conceitual, beirando o academicismo – e com cuidado para não cair nele – devemos dizer “substâncias com potencial de indução de experiências enteogênicas”. Ufa! As substâncias têm o potencial, mas quem vai determinar que um uso seja lúdico (nada contra o uso lúdico, por favor), ou vise uma ampliação da consciência, um mergulho no inconsciente, uma abertura das portas da percepção, será mais o mix não matemático dos seguintes fatores: substância “+” set (contexto pessoal do usuário no momento da viagem) “+” setting (ambiente).

Portanto, nesta sessão do blog, vamos explorar a temática dos enteógenos, estas substâncias que há milhares de anos são usadas para entrar em contato com os psicocosmos, com uma realidade não ordinária, que muitos chamaram de sagrada. Tão sagrada foi, que foi perseguida ferozmente pelos cristãos, da Europa (nos sabbats e suas influências celtas) aos introspectivos ritos peioteiros** da América Central e América do Norte. Alguns pesquisadores acreditam que o contato direto com a experiência do divino e do numinoso foi (e é) um importante fator na perseguição aos enteógenos, já que nas típicas religiões monoteístas o contato com o divino deve ser mediado pela instituição religiosa ou por seus representantes.

Outros pesquisadores, dentre os quais alguns que chamam os enteógenos de psiquedélicos ou psicodélicos, pensam que usuários e princípios ativos sintéticos foram, consecutivamente, perseguidos e proibidos na década de 70 como uma forma de perseguição política. Este ponto ainda iremos explorar melhor, daqui a umas duas semanas.

E ninguém melhor para nos lembrar desta história do que o, assim chamado, “Papa da contracultura”, o psicólogo Timothy Leary (a partir dos escritos dele, ainda não estamos apto a psicografia).

Sejam todos bem vindos, portanto, a mais uma coluna do blog. Trilharemos uma estrada de parcerias e bons ventos, certamente... Até semana que vem!

*Campo de pesquisa que procura descrever patologias ou doenças psíquicas. Na psiquiatria um exemplo clássico é o CID (Classificação Internacional das Doenças).

** Onde havia o uso do cacto Lophophora Williamsii, conhecido como Peiote, e que contém como princípio ativo principal a mescalina. Atualmente é usado em ritos reconhecidos por lei nos EUA pela Native American Church.

34 comentários:

  1. Loucura total...fumei uma salvei e parei em outro planeta..outra dimensão da realidade...é soh soltar a fumaca que BOOOOM...
    Acho que se os políticos tomassem um enteógeno estariam bem mais conscientes do seu ego e do que ele representa para o universo

    ResponderExcluir
  2. muito bom! era o que estava faltando por aqui...

    ResponderExcluir
  3. a frase na verdade não é de aldous huxley, é de william blake, aldous huxley escreveu o livro "as portas da percepção" e não a frase.

    ResponderExcluir
  4. Maconha é considera Enteógeno ?
    Alguem ja teve a experiencia de fumar uma maconha muito boa e ter aluninaçoes como se fosse lsd ?

    ResponderExcluir
  5. Aponto ainda um terceiro fator de influencia, pois reconheço ambos os supra citados e acho q de modo geral eles se somatizam.

    Alem da religiao e da politica acho q exite tambem um interesse economico no proibicionismo a sinteticos e mesmo substancias naturais como a ganja.

    ResponderExcluir
  6. "Turn on, Tune in, Drop out." Timothy Leary

    como falaram era o que realmente faltava.
    parabéns galera!

    ResponderExcluir
  7. Fala Cristin,

    É verdade. Mais especificamente do Matrimônio do Céu e do Inferno publicado em português pela Madras. Mais especificamente na parte "Uma visão memorial", onde ele diz: If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is: infinite" (p.32).

    Erro de primeiro post, huahuauha

    Valeu.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Para conseguir efetivamente fazer uso recreativo de enteógenos não basta querer, a dose também precisa ser muito pequena...

    Tais plantas, os entes dentro delas, seus alcalóides e demais substâncias, tem um poder muito grande, nesse e em outros planos.

    Mesmo querendo apenas ficar doidao e dar risada, é impossível - pelo menos para o atual estágio de evolução de nossa espécie - uma pessoa ter uma experiência recreacional tomando mais que 5g de psilocibes secos. Até o Ventania ainda treme quando toma os sagrados, e sei disso pois ele tomou do meu chá e teve que paralisar o show por 40 minutos hehe

    E nem estou falando de DMT, huasca, e demais coisas da pesada, voces devem se lembrar do caso Glauco, onde uma perigosa mistura de predisposição à psicose, drogas recreacionais e enteógenos somados à alegorias místicas terminou em merda.

    A luz também cega, é preciso estar preparado para encara-la de frente, ou pelo menos ter um bom óculos escuros (sitter).

    Pois bem. Entendam que enteógenos não são maconha. Não são como ácido lisérgico - mesmo que muitas pessoas achem parecido, são coisas perigosas de se brincar. Imaginem um crack do bem. Se você entrar de cabeça na busca, é bem difícil sair como antes.

    Desejo muita sorte nessa nova área que o hempadão está abordando. Só peço também para tratarem o assunto com muito cuidado, pesquisem bem antes de postar .... caso contrário vai ter muito neguinho lavando rádio no tanque hehe

    ResponderExcluir
  9. Falando em Timothy Leary,vou assar uns "Leary cookies" ja ja...

    ResponderExcluir
  10. Nossa....MUITO legal ... vo acompanhar como já faço a um bom tempo...Valeu hempada!! ....hempadao..laricas de informaçao..HEMPADA....essa musica come a mente \ahahaha

    ResponderExcluir
  11. grande referencia ao autor Adouls Huxley (famoso pela Portas da Percepção), que deu origem ao nome da banda The Doors ...

    Boa Hempa!

    Abraçao

    ResponderExcluir
  12. Foda demais!
    Aldous Huxley é o cara, pqp.
    Estreou com bom gosto!

    ResponderExcluir
  13. ÓTIMA IDÉIA, NÃO TEM COMO FALAR DE CANNABIS SEM FALAR DE ENTEOGENIA, BOA IDÉIA ESTA HEMPADAO, LEMBRANDO QUE ENTEÓGENOS SE CONSOME ATRAVÉS DE VÁRIOS LOCAIS, EU JA TOMEI NO OLHO EM FORMA DE COLÍRIO -SANANGA. jA TOMEI VIA ORAL -DAIME E INALAÇÃO DE FUMAÇA -CANNABIS. JÁ TOMEI ATRAVÉS DA PELE -KAMBO. E NO NARIZ -RAPÉ.
    lEGAL ESTUDAR ENTEOGENIA, GOSTO MUITO.
    E CONCORDO COM TUDO QUE O PSILOCIBEC... FALOU A ALGUNS POSTADOS ATRÁS. ALÉM DISTO CONHECIA O GLAUCO QUE ELE CIROU, GRANDE HOMEM, QUE ALÉM DE EXTREMAMENTE HUMILDE E ALEGRE, E POSSIBILITOU MUITOS A SE LIVRAREM DAS DROGAS, COMO EU MESMO POR EXEMPLO. A ENTEOGENIA É UM ASSUNTO MUITO DELICADO, E DEVE SER BEM PESQUISADO ANTES DE POSTAR. UMA DICA É NÃO CONFIAR EM TUDO QUE A PSICOLOGIA DIZ, 90% É MERDA, E QUEM ESTUDA MENTE CORPO ESPIRITO E ALTERAÇÕES PERCEPTIVAS SABE DISTO.
    E A CANNABIS PODE TER CERTEZA, É UM ENTEÓGENO.

    ResponderExcluir
  14. mto bom o texto
    so uma correcao
    a frase é do William Blake

    “Se as portas da percepção fossem abertas, tudo pareceria ao homem como realmente é: infinito”

    ResponderExcluir
  15. caso contrário vai ter muito neguinho lavando rádio no tanque hehe [2]
    Salvia, LSD, Ayahusca, Peiote, Argireia Nervosa... é interessante consumir para um conhecimento interior, mas é preciso cuidado, como usar, onde usar, com quem usar, tudo deve ser levantado.
    Parabeéns Hempadão.

    ResponderExcluir
  16. Rapaz....comprei algumas coisas na natureza divina e á algumas semanas experimentei a tão famosa salvia....Cara... é realmente como dizem,uma experiência única,não tem como relatar,estudei muito antes de usar ,mas mesmo assim não obedeci á todas as regras,por ansiedade e por outros vários motivos entrei em pãnico e tive uma bad trip,resumindo,dei um maior Vacilo aqui em ksa,portanto reforço o q a galera falou,realmente tenham cuidado quando for usar alguma substãncia q não conheçe,nessa mesma compra tb peguei um kit de cogumelos q já iniciei o cultivo,mas estudarei em dobro e seguirei á todas as recomendaçoes e pretendo tomar uma dose mínima,pouquíssima mesmo,pra ir me acostumando! muito Bom hempada!massa a nova editoria se possível falem do P. cubensis - B+,é o tipo q estou cultivando.

    ResponderExcluir
  17. cara, acho que ficou perfeito o blog agora! haha
    e chama na plantinha de poder !

    ResponderExcluir
  18. Eai pessoal,

    O hempadão sempre procurou mostrar os dois lados. Quando existe algum estudo mostrando algum possível risco, p.ex, no uso crônico da cannabis, o hempadão (p.ex, Dr. Moura Verdini) sempre colocou o estudo na roda, sempre avaliado de forma crítica, mesmo quando divertida.

    Vou procurar seguir este caminho e tratar o assunto da forma mais cuidadosa possível.

    ResponderExcluir
  19. po e eu queria muito encontrar a salvia divinorium que é a planta alucionógena diferente da Salvia officinallis,alguem sabe aonde encontro a salvia divinorium?
    =D

    ResponderExcluir
  20. Sobre a cannabis ser enteógeno, acho que merece um post a parte.

    Mas estou de acordo com que a cannabis é potencialmente enteogenica, isto é, não é que ela leve a "alucinações", como colocado no post, mas ela pode levar a uma experiência de contato com um divindade interior, ou uma experiência de contato direto com o que o psicologo Carl Gustav Jung chama de Inconsciente Coletivo ou Psique Objetiva. Mas este uso depende não só da quantidade de THC na cannabis, mas de toda uma preparação específica e da finalidade do uso...

    Nós sabemos que existe um uso religioso da cannabis ou que vise uma ampliação ou transformação qualitativa da consciência, e isso também merece ser considerado.

    Sobre a salvia e o cubensis, o bomconheiro disse tudo: quem for se aventurar neste caminho deve fazê-lo com todo cuidado, de preferência orientado por quem já o fez, e próximo de alguem que não esteja sobre efeito (pelo menos não de algo que possa imobilizar). Cada enteógeno merece um estudo antes de ser usado, pois cada um é diferente do outro. A diferença entre os cogumelos psilocíbicos e a salvia d., p.ex, é muito grande.

    ResponderExcluir
  21. Tudo sobre enteógenos, encontrei esse site http://www.diariodaerva.com/search/label/ervas%20legais

    ResponderExcluir
  22. Bom vamos ver né....

    é um bom tema... me agrada muito... estarei presente toda semana..

    Vou começar a ler os post's ouvindo The Doors, já que a toda a filosofia deles era baseada neste assunto ditado por William Blake. Anteriormente o nome da banda era The Doors of Perceptions, justamente retirado desta mesma frase do post.
    Curioso, não ? Uma Banda totalmente psicodelica da decada de 60, no auge do Ácido Lisérgico ter uma linha de raciocinio que debatemos até hj sem sucesso absoluto.
    "Até aonde voce vai chegar assim ?"
    “Se as portas da percepção fossem abertas, tudo pareceria ao homem como realmente é: infinito”, William Blake.

    ResponderExcluir
  23. Psychodelicamente incrivel, parabens a qm teve essa ideia de criar um espaso dedicado a etheogenia no hempadao. Normalmente colocar temas que desafiam a percepcao humana em uma media em massa nao eh uma boa ideia pois pode ser mal interpretada se nao cuidadosamente vista. Mas acredito que uma sociedade como os loucos, noias e degustadores de da Santa Maria tenham a mente suficientemente aberta para adquirir conhecimentos sobre os deuses.
    Gostaria de dizer que o real significado do latim de etheogeno eh uma planta que conecta o escolhido com deus, ou o faz ver deus, ou o faz ir ate deus ou ate se tornar deus ; dependendo de cada tribo que a utilizou e a ela deu valor e significado. A Flor de Jah como qualquer outra planta pode sim se tornar um etheogeno depende de cmo eh valorizada pelo entorpecido eu por exemplo somente me utilizo da maria de modo espiritual-recreativo que eh uma mistura dos dois que considero a melhor. Obrigado mais uma vez equipe e comunidade canabica. Abrs e boa brisa.

    ResponderExcluir
  24. alguem sabe se essa tal de salvia divinorium é legalizada?

    ResponderExcluir
  25. Que beleza, é a cereja do bolo mesmo!

    ResponderExcluir
  26. Everton! Sim, a Salvia divinorum é legalizada sim. Pelo menos por enquanto :P
    Se vc comprar por um site, chega pelo correio mesmo na sua casa

    ResponderExcluir
  27. Fala Everton (e Anônimo),

    Para ser mais específico, a salvia divinorum não é legalizada, mas sequer foi proibida. No entanto, existem países onde ela já foi proibida, assim como estados e paises que vem discutindo a sua proibição. De certo o uso indevido da salvia d. (sally d) tem contribuido para o proibição dela.

    A salvia mascada é bem mais fraca e é como era usada tradicionalmente. Os extratos são bem mais fortes e devem ser usados com cautela. Existe inclusive um manual de uso que, acredito, serve como redutor de danos e evita usos desastrosos e inclusive perigosos fisicamente, já que uma dose alta de salvia não é brincadeira.

    A dose deve ser muito bem calculada (e para baixo) no caso de pessoas que estejam começando o uso.

    Bem, depois podemos falar sobre a salvia aqui neste espaço.

    Abraços e procura as informações (também existe muita coisa na comunidade enteógenos sem dogma do orkut)

    ResponderExcluir
  28. Agni Psiconauta

    muito bom! era o que estava faltando por aqui...

    ResponderExcluir
  29. maneirasso ,shock de monstro .. .
    22 O amigfo q deo o to que sobre o q isto faz bem ,e disse sobre a paz ,qisto traz uma paz suprema ,, ... maniro praquem eh maneiro !

    ResponderExcluir
  30. adoro assuntos como estes, acompanho o blog já faz alguns anos e era isso que faltava !

    If the doors of perception were cleansed every thing would appear to man as it is: infinite

    ResponderExcluir
  31. o rape sagrado da angica, é muito forte, ou é recomendado,
    ha sobre a salvia, ela não causa euforia ou seguransa, pelo contrario, para usala vc tem q ser mentalmente equilibrado e largado, a salvia é mais q enteógenica é o elixir do são roque, é o gás do mortal divino, é o peido do proprio jesus, para finalizar é o seu cerebro muito distante e uma corda banba que se voce n segurar tu cai numa bad trip

    ResponderExcluir