sábado, 2 de outubro de 2010

[Ed. #83] ErvaMundi: A normalizada Cultura da Maconha na Espanha!

Hoje o ErvaMundi vai mergulhar no país é considerado o maior consumidor de maconha da Europa. Não estamos falando nem a Holanda nem de Portugal, afinal, a ritmo do ErvaMundi é lento e nossa caminhada pela lista alfabética ainda está na letra E. Bem, basta dizer que o porte mínimo de maconha é por volta de 80 gramas, mas isso em locais privados. No entanto, é muito raro que alguém consiga problema por causa de um cigarro de maconha na rua. O consumo de fato só é reprimido se for prejudicial ao meio público.

Essa Ervamundi já foi feito, como não? Informações maravilhosas sobre marijuana e Espanha podem ser encontradas no blog do Noblat, com uma carta diretamente de Barcelona, assinada por Anamaria Rossi. O texto se chama A Espanha Que Faz a Cabeça. Segue um trecho de dar inveja:

Diz a lenda que, na Espanha, cada pessoa adulta pode ter em casa, sem perigo de ser presa, dois vasos de “cannabis”, planta cujas flores são consumidas na forma de “porros”, cigarrinhos feitos à mão com ou sem mistura de tabaco.

É apenas uma lenda, mas amplamente apoiada na realidade. A legislação espanhola não considera crime o uso da maconha, seja para fins lúdicos ou medicinais, enquadrando como tal apenas o tráfico da droga e seu consumo em espaços públicos.

A omissão da lei sobre o cultivo doméstico para consumo pessoal é interpretada como permissão por centenas de milhares de espanhóis que ostentam as mais viçosas folhagens em suas varandas. E os tribunais vem confirmando esta leitura.

Multiplicam-se as publicações sobre a planta, seus derivados, utensílios e formas de cultivo; as lojas que vendem desde produtos de cânhamo a uma infinidade de apetrechos para o consumo; as associações de usuários e o cultivo comunitário.

A naturalidade com que o espanhol convive com a “marihuana” é sinal do amadurecimento do debate sobre o tema, que vai muito além da liberação do uso da droga em “coffee shops” como os holandeses.

Em 2008 a Espanha foi responsável por algo inédito, pelo menos é o que diz esse canal português. Pela primeira vez houve uma competição de maconha. Ela contou com 50 cultivadores e consumidores especializados e até uma discreta vigilância policial. O ganhador recebeu uma taça e um manual para aperfeiçoar a técnica de cultivo. O evento não contou com nenhum incidente grave, só um desmaio, conhecido por aqui como teto preto.

O país foi pioneiro também a implementação do Sativex, remédio feito a base de cannabis. Ele serve para o tratamento de espasmos em pacientes com escletose múltipla, além de outros casos. A ministra de Saúde espanhola, Trinidad Jiménez, disse que o uso terapêutico da maconha é estudado há anos, por isso que existem "testes clínicos e evidências científicas" de sua utilidade em determinadas doenças.

A Espanha tem números preocupantes quando o assunto se refere ao uso de cocaína, principalmente entre adolescentes. Sendo este o principal problema apontado pela União Européia no sentido de que o crescimento da liberdade deve seguir aliada a difusão de informação e educação para o povo. O post fica por aqui porque a passagem já tá comprada. Adios! E pra embalar a viagem, segue uma música de uma banda punk espanhola:

11 comentários:

  1. La e classe msmo rola varias copas expos e loja de sementes e cultivo! Otima materia!

    ResponderExcluir
  2. Soy fan de España!
    si yo podría vivir en otro país sin duda sería alla!
    Viva la libertad a lo cañamo!
    un dia llegaremos tambien a una legislacion justa en brasil...

    ResponderExcluir
  3. o0 achava que essa música era do manu chao...

    ResponderExcluir
  4. ótimo post parabéns não sabia todos esses dados irados sobre a espanha parabéns a este pais por esta clareza popular e politica...
    e pra fexar um som claaaassico SKA-P rules...

    tanx!!!

    ResponderExcluir
  5. Pode crer, moro em malaga, na andalucia pertinho da fronteira com Marrocos... ai ja viu né, haxixe a rolé! Total legalize, a galera fuma por td qto é lugar, na rua, na praia, em alguns bares, e sem medo oq é o melhor! Se andar na rua e olhar beem da pra ver varios grows nas sacadas dos apes...

    ResponderExcluir
  6. Anonimo aí de cima!


    porra sou doido pra passar uns tempos por ai!

    Jaja tamo por ai!

    Abração pra galera do Hempadaaaa! DUCARALHO!

    Tamo Junto!

    Brunão!

    ResponderExcluir
  7. se eu for pra espanha, sera q rola de comprar umas seeds e trazer pro brasil?? oq vcs acham?

    ResponderExcluir
  8. Pois é, eu morei dois anos na Espanha, em Madrid e é uma terra para lá de legalize! Eu costumava fumar em todos os lugares e quando havia um policial por perto, era só abaixar o banza e seguir viagem. Gente de todas as idades estão pelas ruas fumando. E no último apê que vivi, o brother que dividia o pico comigo tinha 4 plantas maravilhosas. E sem neuras... Parabéns pelo texto! Abraços

    ResponderExcluir
  9. hahaha...to indo pra Espanha esse mês brother, que sorte! não sabia disso nao .. \o//

    ResponderExcluir
  10. vivo en españa hoy.
    és muuuy bueno.

    LEGALIZACIÓN!

    VIVA EL PORRO!

    salud y anarkia!

    ResponderExcluir