quarta-feira, 3 de novembro de 2010

[Ed. 88#] Chapa2: PROP 19 Negada! - Mas ‘nunca conseguirão deter a primavera’!

por Tales Henrique Coelho

A frase do título foi dita por Che Guevara e muitos outros ao longo da história. Aplica-se perfeitamente à luta pela Legalização, que teve importantes vitórias recentemente. Com a votação da Prop19, o crescimento da Marcha da Maconha, a experiência bem sucedida em Portugal, candidatos que defenderam claramente a legalização, entre outros avanços, não será de espantar se o ano de 2010 entrar pra história na luta pela legalização das drogas. Entrar pra história do fim desta guerra inútil que já matou milhões – quase sempre pobres – , em todo o (terceiro) mundo.

“As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.”

Derrubar este muro – como disse o candidato a presidente Plínio (Psol), defensor da legalização – de hipocrisia e autoritarismo, que ainda está de pé e não permite nem que o debate venha à tona, é um grande passo. O debate é como a água fresca que rega um broto, crescendo debaixo da terra sem poder ser contido. Cresce a consciência de que esta “guerra” não passa de uma máquina de moer gente e fazer dinheiro para os verdadeiros “traficantes”, muitas vezes tratados como ídolos por aí.

Cresce a compreensão fundamental de que a guerra às drogas não é um problema de quem usa e vende. É problema para os pobres, para os fracos. E é solução para muitos Governo$ e Indústria$.

Um delegado carioca, que neste ano ganhou projeção na luta pela legalização, disse: “Está na hora de começarmos a defender os direitos dos traficantes”. Foi o Orlando Zaccone, da Polícia Civil, que também costuma falar: “Quando os economistas defenderem a legalização, aí sim legaliza”. Nos próximos capítulos desta novela vamos descobrir que a história da “Guerra às drogas” é a história do próprio mundo, em particular a América Latina, como diria Black Alien. Mudanças significativas são necessárias, e elas necessariamente passam pela política de drogas.

A Prop19 sacudiu governos e pessoas, que começaram, ainda de forma bem tímida, a pensar se esta matança toda faz algum sentido. No Rio de Janeiro morre mais pobre assassinado pela Polícia do que Palestino na Faixa de Gaza. Isso não pode continuar. É um problema meu, seu, do seu amigo, do seu pai, da sua avó, do seu cachorro, do Eike Batista (?) e do governador.

Nesta luta é preciso ser radical. Ir na raiz do problema e solucioná-lo. E com os avanços que estão acontecendo, a raiz podre está cada vez mais exposta. A semente já germinou, está crescendo e abrindo caminho em direção ao sol. É muita podridão mas essa luta continua, e pode podar que ela só vai crescer mais.

Lembrem-se: a proibição mata!

12 comentários:

  1. Ganharam uma batalha, APENAS uma batalha!

    ResponderExcluir
  2. mais ainda não ganharam a guerra! essa prp 19 será uma de muitas outras que viram. e nas proximmas será legalizado.

    ResponderExcluir
  3. qndo esse povo acordar da ignorância vão ver qnto tempo perdido com uma lei totalmente errada! ;!@

    ResponderExcluir
  4. por isso que eu vou plantar..

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto.

    A luta, a diversão, arte, a espiritualidade, o movimento libertário em direção à dignidade humana, em direção ao direito pelo próprio corpo, em direção a vida mesma, continuam, se fortalecem e prevalecerão.

    ResponderExcluir
  6. Sim.Temos que parar de cercar as pulgas e deixar os elefantes passar no cantinho.

    ResponderExcluir
  7. Tem uma coisa que eu não entendi cara...
    se alguem puder me explicar...
    Os growers californianos, pelo menos os pquenos votaram contra a prop 19,pq cara, os próprios maconheiros votaram contra essa proposta?

    Higor

    ResponderExcluir
  8. Se derem umas ajustadas na prop 19, intensificar o debate e alguns velhinhos conservadores morrerem nos proximos 2 ou 4 anos a Prop 19 sera aprovada.

    ResponderExcluir
  9. “As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.” Perfeito.. (;

    ResponderExcluir
  10. Eike não gosta de maconha !
    certa vez, o filho dele THOR, falou que se pegar alguem fumando, ele mete a porrada e leva para policia.

    ResponderExcluir
  11. Pow triste a negação...mas vamo que vamo porque legalizar é precisoo!!!!

    ResponderExcluir
  12. os growers californianos nao querem que legalize , simplesmente porque o negocio deles é lucro e nao auto sustento.e as industrias farmaceuticas, bélica e de bebidas, investiram milhões no NÃo.

    ResponderExcluir