por Tales Henrique Coelho
Notícias falando sobre a discussão acerca da legalização das drogas, principalmente da maconha, surgiram em jornais e principalmente na internet nos últimos dias. No domingo, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, disse em entrevista à Folha de São Paulo e à RedeTV que vai sugerir à presidente eleita Dilma Roussef que leve o debate sobre a legalização da maconha à fóruns internacionais.
Depois foi a vez do diretor de Tropa de Elite, José Padilha, defender a legalização da maconha, repercutindo as declarações do governador. Por outro lado, uma pesquisa feita pelo instituto Vox Populi mostrou que o conservadorismo ainda impera no País em relação a temas como as drogas, casamento homossexual e o aborto.
São notícias diferentes que merecem análises mais aprofundadas sobre o que cada uma representa. Sérgio Cabral poderia fazer muito mais do que passar a “pica” para a Dilma, como diz a gíria imortalizada pelo filme de Padilha, mas isso já é tema para outro texto. No entanto, as notícias juntas servem para mostrar um panorama da discussão sobre drogas no País, que tem avançado nos últimos anos mas ainda precisa avançar muito. Como disse em outro texto, a recente “Guerra” no Rio de Janeiro acabou levantando discussões sobre as drogas, tráfico e usuários, ainda que motivada por manifestações quase fascistas de muita gente. O debate de idéias, a discussão franca e honesta sobre o tema, indo além de preconceitos e estereótipos, deve ser vista como um fato importante.
Até mesmo a pesquisa encomendada pelo IG ao Vox Populi pode ser vista de uma forma positiva, mesmo com 87% da população rejeitando a ideia da descriminalização das drogas. Simplesmente pelo fato de um órgão da imprensa ter investido dinheiro numa pesquisa de opinião sobre esses temas, já é algo. Sabemos agora que a maior rejeição é no Nordeste, onde o índice de rejeição chegou a 93%. O resultado mostra que ainda precisamos avançar muito nesta discussão, que deve ser encarada por todos nós como uma luta política séria. O problema da violência e das drogas nas grandes cidades só poderá ser resolvido se este movimento crescer de maneira séria em todo o País. E é dever de todos nós que acreditamos nisso levar este debate para onde formos, de maneira calma e responsável.
O caminho é longo, difícil, e o processo é lento. A opinião "público-privada" deste país é extremamente conservadora, mas os movimentos sociais progressistas tem um papel importante a cumprir nos próximos anos. O Brasil está preparado para a legalização das drogas? Provavelmente não, é o que acho pessoalmente. Mas o Brasil está preparado para continuar com esta política de drogas que criminaliza a pobreza e só gera guerra e morte? Com certeza não. É neste caminho que devemos insistir e persistir. Um outro Brasi é possível, e ele só será possível quando começarmos a fazer a democracia funcionar de verdade, sem conservadorismos burros e preconceitos idiotas. Mudanças na política de drogas e a reforma de todo o sistema policial deste país são medidas necessárias para fechar as rotas que trazem armamentos pesados para as mãos dos traficantes!
Sempre pontual!
ResponderExcluirPoderiam pelo menos liberar pra usarmos dentro de nossas residencias, assim nenhum tradicionalista se sentiria incomodado!
ResponderExcluirMesmo assim incomoda. Eles usam o discurso do "respeito ao próximo" como álibi. Na verdade o que incomoda mesmo é a paz alheia. Eles gostam mesmo é de encher o saco. São "candinhas" preocupadas em cuidar da vida dos outros.
ResponderExcluirHIPOCRISIAA DE NOVOOO
ResponderExcluirE O SISTEMA É PORCOOOOO
E A MENTIRA DE NOVOOOO
VAMOS LUTAR GERAÇÃO RESTART O CARALHO
VAMO FAZER BARULHO LUTAR POR UM IDEAL
DEPOIS DOS CARAS PINTADAS NUNCA MAIS
O BRASIL TEVE UMA MOVIMENTAÇÃO DE PESO
VAMOS FAZER HISTORIAAAA
cultivo caseiro, era uma boa pedida. não preciso de nada além disso.
ResponderExcluirRafael Walber
Legalize jah
paaaz
A ANVISA pode autorizar uso medicinal, pelo menos foi o que entendi da atual lei.
ResponderExcluirsó a permissão para o cultivo caseiro já estava bom....
ResponderExcluirAlô, traficantes, desçam desarmados para o asfalto nas áreas "pacificadas". Obrigado e paz.
ResponderExcluirEsse post confirma a dificuldade que enfrentam e enfrentaram os movimentos que querem debater a legalização, que só será conseguida de fato na atual conjuntura se for realizada a passos lentos.
ResponderExcluirPor isso devemos nos organizar de forma a fazer a mesma proposta: implantar o modelo argentino, que permite a plantação para consumo próprio e porte de pequenas quantidades, assim como disse o post do anonimo de cima.
A discussão teorica do processo de legalização de todas as drogas, assim como defendem os mais esclarecidos nesse assunto, é necessária porém não basta.
Temos que tomar uma posição prática: através dos parlamentares que apoiam a causa montar um projeto de lei que regularize o plantio indoor e porte de peuqneas quantidades. E tornar público esse projeto, para que as discussões se direcionam a esse aspecto e de fato se consiga essa liberdade.
Li por ai que o Paulo Teixeira tem um projeto do tipo, alguém poderia tornar público para a gente?
Continuemos nessa linda pluralidade de manifestações e informações prólibertação, mas vamos concentrar nossas forças num projeto mais prático, como dito acima.
Abracos hempada
parece que ta tudo andando pra frente
ResponderExcluirmas em direção ao mesmo caminho =/
Não é o caso, a meu ver, de consulta à sociedade. É questão de direito individual pleiteada por minoria. Se consultar sociedade seremos espancados pelo preconceito. Não é justo minha vida ser decidida pelo outro. As autoridades, na maioria, são favoráveis. Há apoio de cientistas, médicos, advogados, políticos, enfim, de pessoas que estão inteiradas do assunto. Pessoas que racionalmente analisam a relação custo x benefício. Tem que impactar a sociedade num primeiro momento e gradativamente o preconceito negativo vai se transformar num pós-conceito positivo. Vão perceber que não tinha nada demais e durante muito tempo fizeram cavalo de batalha.
ResponderExcluirtemos que lutar por nosso direito de fumar um!
ResponderExcluirlegalize já, uma erva natural não pode te prejudicar!
Este site é exemplo de informação idônea, imparcial. Não existe forçação de barra. Esclarece benefícios e possíveis malefícios sempre respaldado por estudos sérios. A repressão, propaganda enganosa, preconceito só fizeram mal. O número de usuários somente cresce. Cabral está sendo muito corajoso em assumir essa postura.
ResponderExcluirFaz uma experiência em alguns locais, governador. Já tem área em que rola pacificamente.
ResponderExcluirhttp://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94801223
ResponderExcluirfortaleçam a comunidade JACK HERER !
Hhmmm... Por isso que o Documento CQC de ontem foi sobre legalização das drogas...
ResponderExcluirVox populi...Entrevistar pessoas que acreditam que se fumarem um vai ficar viciado de primeira, dentre outras baboseiras contadas pelo papai noel, não tem valor nenhum. Quem não conhece não deve opinar, vai lavar a louça suja.
ResponderExcluirPsicopata detected. Essa porra dessa discriminação tinha que ser proibida. Criminalização da discriminação aos usuários! Vejam a aberração humana. http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1807267622039974696
ResponderExcluirDISCRIMINAÇÃO E INCENTIVO À VIOLÊNCIA. http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1807267622039974696
ResponderExcluirPOR FAVOR, DENUNCIEM.
Eu fico feliz com as noticias que ocorreram no rio creio que deve ser feito um debate sobre todo o tema, As drogas são muitas, Redução de danos seria liberar todas as drogas mas creio que isso seja impossivel. A maconha é uma "Droga" que iria reduzir mais que a metade desses danos porque os usuarios iriam buscar qualidade e garantia desse produto que ele esta comprando e vendo de verdade nao so pegar e sair fora da biqueira.Com certeza a maconha tem que ser debatida e ver seus beneficios e poucos danos da forma que é utilizada intão ela já deveria estar a seculos na mesma CATEGORIA DO CIGARRO, ALCOOL e remedcios.
ResponderExcluirMAS VOLTAMOS AOS INTERESSES politicos e empresarias que investiriam BILHOES em propaganda para isso nao se tornar legalizado . Debate é o caminho para uma legalização justa e correta uma lei que deveria ser aprovada pelos deputados federeais sem votos publicos.
Minha opiniao.
é issooo aiii, um vendedor de floores a ensinar seus filhos, a escolher seus amoress!
ResponderExcluirpontualissimo o hempadão manda essa bomba, é um grande passo para a legalização e a informalização desse povo.. é essa a parada
ResponderExcluirvaleu!
é o negócio é só não ser pego, porque para mim já está legalizado, pelo menos dentro de casa. HAHAHA
ResponderExcluirMas eu acredito que não irá legalizar, exatamente pelo conservadorismo.
e também o Brasil não está pronto para isso, deve ter toda uma conscientização antes sobre a maconha. e principalmente não vender em qualquer barzinho da esquina!
Como disse no post anterior, País extremamente religioso! Pensamento muito escravizado desde sempre!
ResponderExcluirÉ aquilo rapazeada, ganhamos força a cada dia! E com esses nomes entrando na luta para a legalização ganhamos também mais visibildade forçando a um debate iminente sobre o assunto! Apesar de achar que ainda vamos esperar muito para curtir esse paraíso, vamos miltando e esperando!
http://jusvi.com/colunas/40561
ResponderExcluirAssociações secretas rondam inclusive o Judiciário
por Luiz Guilherme Marques.
Sabe-se da existência de associações secretas internacionais cujos reais objetivos são o enriquecimento desmesurado dos seus membros, a conquista do poder e a dominação mundial através de quaisquer meios que se façam necessários, honestos ou desonestos. Pretendem a abolição gradativa dos Governos, em seu lugar ficando eles, os membros dessas associações.
São famosas a ILLUMINATI, a SKULL & BONES, a BILDERBERG e a CFR, afirmando os entendidos que o BANCO MUNDIAL e o FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL foram criados por uma dessas associações.
Fazem parte pessoas do mundo das finanças, altos funcionários, grandes empresários e pessoas influentes, inclusive um membro da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Seus integrantes são submetidos a uma iniciação cruel e mantêm os compromissos de sigilo e fidelidade absoluta, naturalmente que receando penas que chegam à morte.
Essas associações patrocinam eleições, edições de leis, tratados internacionais e tudo que facilite seu controle sobre a riqueza dos países.
Fundamenta-se na ambição de poder das pessoas voltadas muito mais para dominar do que em colaborar para o progresso das coletividades.
Em todos os setores da atividade humana há gente desse tipo, inclusive no próprio Judiciário, podendo acontecer de alguns chegarem a integrar alguma associação secreta de fins criminosos.
Julian Assange, fundador do wikileaks, virou celebridade mundial da noite para o dia, desde que iniciou a publicação dos (supostamente vazados) documentos diplomáticos americanos no dia 28 de novembro. Agora ele está até mesmo cotado para ser a "personalidade do ano" pela revista Time. Tendo em mente quem levou o título nos últimos 2 anos, Ben Bernanke (presidente do FED) e Barack Obama, é realmente de se suspeitar o fato de Assange ter virado o queridinho da mídia corporativa. Eu particularmente tenho minhas suspeitas em relação ao Wikileaks. Primeiro porque milagrosamente conseguiu com que grandes veículos de mídia cooperassem e compartilhassem as informações, segundo por claras ligações com o mega-investidor George Soros e a própria CIA, que irei detalhar em outro post, e por último é claro, pela declaração do Assange sobre as "falsas teorias da conspiração" sobre os atentados de 11 de setembro.(...)
ResponderExcluirhttp://www.anovaordemmundial.com/
kkkkkkkkk
ResponderExcluirDia 10??????????
ResponderExcluirE da tempo de julgar todos ????
faltam 2 ainda????????????
Foda ver que de novo o Nordeste é o atraso do país, no aspecto de movimentos/pensamentos que vão contra ao tradicional, de certo modo até afirmo isso, moro no Nordeste, e sei bem como é, embora que muitas pessoas já aceitam debater assuntos como maconha com a mente mais aberta, e debatendo de modo racional...
ResponderExcluirVamus marchar, gritar, revolucionar!
ResponderExcluirMarcha da Maconha 2011! - Rio Sao Paulo, tamu junto :D
Vamu pulá, vamu pulá, vamu pulá, vamu pulaá!
ResponderExcluirVamu pilá, vamu pilá, vamu pilá, vamu pilá!
ResponderExcluir