quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

[Ed. 94#] Adão e Erva: "Tudo me é Lícito mas nem Tudo me Convém"

O maior nome do cristianismo viveu a vida inteira sem livros e sem professores. Jesus Cristo é figura histórica, admite até mesmo a historiografia mais cética. Mas o que teria feito esse homem, para dividir o calendário de boa parte do mundo em antes e depois dele? Mesmo com toda importância, ele ainda é ignorado pelos seus mais fieis seguidores, já que, pelo menos quando o assunto é droga, ninguém lembra de dizer sobre essa personalidade,  levando o debate para o ponto de vista meramente moralista.

 

Nosso personagem mitológico fez comunhão quando criança e também frequentou às escolas dominicais ministradas em ônibus escolares em Woodstock, embora não entendesse bem o inglês dos professores. Mas há realmente pouco tempo foi que Adão teve contato com um pastor, de verdade, homem de empenho, coragem e determinação. Em decorrência dos problemas familiares causados pelo seu namoro com a Erva, Adão foi obrigado a conversar com o cara.

 

Mais de 30, menos de 40 anos de idade. Pastor era sangue bom, comunicativo como são todos eles. Além de homem de Deus, o pastor é dono de uma casa de recuperação de dependentes químicos que atua sem fins lucrativos, tentando salvar pacientes das garras do crack. A visita chegou em hora errada, mas Adão interrompeu a cena de amor e deixou metade do beck para mais tarde...

 

"Olá, Pastor, tudo bom?". Adão é prudente e educado e através das palavras soube demonstrar o verdadeiro respeito que sente, independente de credo, pelo trabalho que o Pastor executa, com muito sacrifício. A conversa não poderia ser outra, mas o encaminhamento seria inédito, para ambos. O Pastor, cheio de experiência, veio com aqueles testes básicos de dependência química. Adão respondeu como se, ao invés de maconha, estivesse falando de Coca-Cola, e infelizmente o veredito foi o esperado: Você precisa de ajuda.

 

Mas acontece que Adão é milenar e conseguiu explicar pro Pastor pelo menos uma parte de seu amor pela Erva. Em primeiro lugar, Adão usou de humildade para dizer que, caso um dia precisasse de ajuda, gostaria de fato de poder contar com o aparato técnico e espiritual do Pastor. Porém... antes gostaria de fazer uma pergunta: "Nesses 20 anos de trabalho nessa área, alguma vez chegou à clínica um usuário que tenha atingido o fundo do poço só com o uso de maconha"? E a resposta foi: não.

 

"No entanto, meu jovem", mal sabia ele que Adão é milenar, "todos começaram com a maconha". E aí nosso personagem contra-argumentou dizendo que não, a maconha certamente teria sido a primeira droga ilícita, mas a primeira droga, de fato, nunca é a maconha. A menos que o cidadão seja filho de um maconheiro descuidado. Sem descuidar da retórica, Adão não deixou o Pastor verter a teoria da porta de entrada, afinal, apesar de fumar maconha há 5 mil anos, nunca quis chegar perto da cocaína, muito menos do crack.

 

Na sequência, mais uma pergunta: "Então você acha que o melhor que devo fazer, para abandonar o hábito de fumar maconha, seria me internar, abandonando assim vida social, trabalho e faculdades". A resposta foi sincera: não. Ora, uma internação além de desnecessária, seria insana. Adão na camisa de força ficaria realmente fraco - e não é esse o intuito de ninguém.

 

Conversa vai, conversa vem... Adão abrindo seu coração sobre toda literatura que possui e todas as informações que acumula, vasculhando cada vestígio dessa cultura. Eis que o Pastor resolve também fazer uma revelação, porém estritamente pessoal. Seu passado era negro e não foi esquecido pelo Milagre de Manassés, pelo contrário, servia de exemplo para centenas de ovelhas. Ele relatou que usou todas as drogas, chegando a abusar do crack e até mesmo a se envolver no tráfico de drogas, portando arma em boca de fumo.

 

Mudança de vida, de rumo, de história. Amém. Naquele momento, Adão agradeceu ao Pai junto com o Pastor por essa segunda vida conquistada. Isso faz com que, além de tratar usuários, o Pastor tenha acesso aos locais mais barra pesada do consumo e venda de drogas. Adão nunca pisou numa boca de fumo, o Pastor já havia trabalhado numa. Sua última visita fazia realmente poucos dias. Ele recebeu pedido de ajuda do chefe da boca desesperado com o uso de crack pelos funcionários do esquema.

 

Esse trabalho, desenvolvido no ápice da degradação, é importante e muito válido. Mas é preciso compreender que as sequelas deixadas no emocional dessas pessoas que relatam isso cotidianamente não devem ser usadas para a defesa da proibição das drogas. Afinal, o que se vê nessas áreas não é o que acontece com a grande maioria dos usuários, sobretudo de erva. O Pastor concordou com isso, fazendo valer a sua realidade como realmente árdua, porém transbordada de mérito, dignidade e honra.

 

O Pastor explicou também que algumas pessoas podem até morrer de abstinência do crack. E que o índice de recuperação infelizmente é baixíssimo.  Adão comentou sobre redução de danos e os estudos do Dr. Dartiu Xavier, que tentam substituir o crack por maconha. Ele ficou surpreso, mas não deu atenção. Comprar remédio tarja preta para segurar a onda dos pacientes é permitido, então é legal para a Igreja. Mas... até que ponto esse posicionamento tem a ver com preceitos religiosos?

 

Ao falar da legalização da maconha, muita gente diz não pelo problema do crack. Os rastas defendem o contrário, tal como a ciência passa a perceber, a Erva pode ajudar a re-ligar o ser humano, fazendo com que químicos vorazes sejam deixados para trás.

 

Quando Adão falou do Hempadão aí foi a vez do Pastor perguntar, e ele disse: "Você não tem peso na consciência em fazer um blog que pode influenciar os outros a fumarem maconha?". E Adão respondeu: "Você acha que o Kaká deve sentir peso na consciência por fazer propaganda de cerveja em rede nacional?". Porque o álcool sim, faz muita gente bater na porta da clínica, seja por acidente ou vício.

 

O Pastor fingiu que não ouviu e disse: "É, mas se tiver alguém em cima do muro, vai ver o site e achar legal". E então Adão não fez cerimônia sobre a Erva: "Pastor, se a curiosidade germinou sozinha na cabeça, será que não iria florir na experimentação mesmo que não houvesse isso aqui? E então, a história mostrando que sim... é melhor alguém fumar maconha tendo sobre ela informação ou não sobre a droga?".

 

Ele foi sincero e cordial: "É verdade. Devo admitir, você é realmente bastante... consciente". Foi demais ouvir isso, mesmo chapAdão. Jesus Cristo, que quase não entra na conversa, porque sua época é anterior à proibição das drogas, teve papel primordial naquela noite. Paz, amor e união, na hora da oração, nunca é vão, fazendo de Jah à Jeová a perfeita conexão e iluminação para o corpo e mente são. Liberar a autonomia do indivíduo parece combinar muito mais com o "tudo me é lícito" do que a proibição. Porém, essa é uma verdade que - ainda - não convém.

 

*O Adão e Erva é a editoria literária do Hempadão.
Qualquer semelhança com a realidade é mero milagre.

27 comentários:

  1. Poo hempadãão ja deu esse assunto né

    ResponderExcluir
  2. Hauheakehauea... adão sempre articulando bem as palavras... =P

    Mas é verdade... o Kaká pode fazer propaganda pra cerveja mas Adão não pode falar de erva...

    ResponderExcluir
  3. Qualquer semelhança com a realidade é mero milagre.
    Boa .kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse texto !

    Parabéns Hempada !!!

    ResponderExcluir
  5. MEU DEUS O AMARELINHO TA ROLANDO EM CURITIBA LENHA MASTER COM GOSTO DE FLOR XAPA PAKAS MAIS O PREÇO É FODA 3X 1 150 PILA A 50G VE C PODE!!!

    ResponderExcluir
  6. muito bom o texto!
    e quem sabe um dia as pessoas comecem a escutar a verdade com o respeito que ela merece... pq na verdade a maioria quer nem ouvir, quer deixar como ta! sei que ta chegando esse dia....

    ResponderExcluir
  7. isso é só pra mostrar ou melhor jogar na cara do careta que é desinformado!!

    ResponderExcluir
  8. Belo texto. Parabens.
    Somos coisa limpa...

    ResponderExcluir
  9. ai ó na boa, massa e tudo mais.
    só que o Kaká nao fez propaganda de cerveja por que ele é contrario ao alcool e as drogas...

    e a igreja, a a igreja que volte pra idade média porra.

    ResponderExcluir
  10. Sou cristão, evangélico e faço uso recreativo e medicinal do cânhamo. Não pertenço a nenhuma denominação, pois na minha opinião a maioria dos "evangélicos" de hoje não passam de mal exemplos querendo extorquir e se aproveitar de pobres almas ignorantes. Aceitei Jesus como meu único e suficiente salvador e tenho a bíblia como meu manual de sobrevivência nesse mundo tenebroso. Foi através da bíblia que descobri que Jah é Deus (vide Salmo 68:4 versão Almeida Revisada). Também foi através dela que descobri que Jah criou a erva para nosso bem. Veja o que está escrito em Gênesis 1:29 - "Disse-lhes Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra... isso vos será para mantimento [sustento, alimentação]".

    Da próxima vez que algum pastor lhe disser que maconha é coisa do mal, mostre-lhe esse versículo. Nenhuma lei pode ir contra aos mandamentos de Jah. Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Quando as pessoas perderem o medo dos maconheiros, rsrsrsrs, vao ver como não é nada para temer! A erva acalma, harmoniza, sintoniza, diferente do alcool, onde no fim, as pessoas começam a brigar entre si

    ResponderExcluir
  12. curti a história!
    espero mais milagres hahaha

    ResponderExcluir
  13. Doidoo =D
    ki esse assunto ja Deu o q rapaz?! se nos lutamos em busca de um resultado a favor, pq vamos parar de batalhar antes de consguir tal feito?
    eh isso ai hempadaao o/

    ResponderExcluir
  14. parabens para adão que fez uma reportagem espetacular!!
    mostrar para as pessoas que muitas são desinformadas
    !!!

    ResponderExcluir
  15. mano até arrepiou du caralho axei du caralho!
    parabens

    ResponderExcluir
  16. texto realmente incrível !!

    vlw hempadão

    ResponderExcluir
  17. Texto foda mano, parabéns hempadão

    Gênesis 1:29 - "Disse-lhes Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra... isso vos será para mantimento [sustento, alimentação]".

    ResponderExcluir
  18. ADÃO RAXO O BABYLON,LINDO TEXTO HEMPADAO ,FICA O SALVE DE CURITIBA,PARABÉNS AGORA COM O AMARELINHO ROLANDO ATE ESSA GAROA FICA LEGAL...

    ResponderExcluir
  19. aeee muito bom o texto!
    ja passei por algo muito parecido.. uhAUHauhAUauhA
    MUITO BOM MESMO!
    Ps.:Lucas, viaja naum fí, o Kaka fez a propaganda pra cerveja simm!!!
    mesmo ele sendo "crente" ele fez. o.O

    Paz a tds!

    ResponderExcluir
  20. Caralho cara, que texto massa bicho.
    Sem brincadeira, a escrita ficou ótima. Cultura canábica de qualidade, e bem direcionada.
    Meus parabéns, isso sim é informação.
    Um abraço, e continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  21. E ae Adão, quando sai o seu livro? Uma compilação de todas estas passagens pela reconquista do Paraíso já dariam um bom livro...

    ResponderExcluir
  22. Nao entendi pq o preconceito, logo no hempadao.

    Jesus cristo nao é considerado um personagem historico por varios (ja q so é mencionado na biblia), logo alertei q a afirmacao q jesus cristo é aceito como historico é falsa. Pq nao se admitir como fé?

    Decepção total. Depois reclamam da proibicao da marcha.

    ResponderExcluir
  23. Muuuito bom o texto galera do Hempada!
    Parabéééns mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  24. muito bom o texto!
    valeu hempadão
    legaliza gandjah

    ResponderExcluir
  25. eu sou asim por que eu fumo maconha ♥

    ResponderExcluir