sexta-feira, 25 de março de 2011

[Ed.108#] PotPoets: Do Mapa da Babilônia fiz Seda!

por Baco Paez

 

será que me fez perder o ânimo?

talvez pior do que isso

o hábito de fumar maconha

me tirou do eixo

perdi a vontade da vida, sabe…

desse tal ideal de vida.

 

desonrei compromissos da babilônia

- mas que vergonha -

no entanto, não me queixo

 

perdi foi o ânimo de ser engrenagem

cansei de seca e sacanagem

não quis mais saber de ceder

 

perdi o tino e fui pra amsterdam

cultivei o verde do Peter pam

e: sem deboche

virei discípulo de Peter Tosh

 

não me afastei da família

mas perdi o marasmo da tradição

e quando queriam sim, disse não

então perdi confiança

 

mas segui com convicção

perdi paciência, ganhei concentração

todo mundo achando que to louco

que perdi o rumo do trigo e fui pro joio

 

não entendem – nunca entendem

eu só discordo desse jogo.

27 comentários:

  1. entendi algumas partes.. hsuahsuhash
    mas ficou legal!! beijos

    ResponderExcluir
  2. isso aii, para muitas pessoas nao aceitar o sistema e nao ser a 'engrenagem' dele é o sinônimo de largar a vida, de nao querer nada com nada. Mas nao sabem q somos a RESISTÊNCIA e apenas buscamos harmonia entre todos!

    ResponderExcluir
  3. Poucos poemas conseguem esta desenvoltura mágica, enteógena, do seu.

    Abraço, poeta!

    ResponderExcluir
  4. perdi foi o ânimo de ser engrenagem
    cansei de seca e sacanagem
    não quis mais saber de ceder



    Nossa... muito foda!

    ResponderExcluir
  5. parabens, mt bom.
    to indo pra amsterdan tb, não sei se voltarei hehe
    jah bless boa colheita a todos! hehe ta crecendooww

    ResponderExcluir
  6. mto massa brother parabens!

    ResponderExcluir
  7. resumiu o meu sentimento de maconheiro a 6 anos,vou la qeimar o soltinho lenha master!
    paz irmaos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Baco. Seja um vagabundo, nao trabalhe, nao estude e só fume maconha, e veja tudo do alto da torre da Babilonia. No futuro você pode se arrepender, pois até pra conseguir uma mulher voce precisa de dinheiro. Mas precisa acima de tudo de um cérebro ativo, estudioso, trabalhador.

    Trabalhar dentro do sistema nao é coisa ruim não. É coisa boa de Deus.

    Fique só em casa, no PC, ou na rua fumando um, depois de um tempo voce vai começar a pensar coisas ruins, as coisas vao fazer menos sentido, a esperança de vida diminui, até que a depressão te agarra.

    Não quero dar lição de moral, mas pensar em estudar, trabalhar, ter uma profissão legal é o minimo que alguem tem que fazer. Não sou capitalista. Voce nao precisa ganhar muito, mas tem que dar duro meu irmao. E faz bem.

    Mas eu te entendo que vc deve se novinho...

    ResponderExcluir
  9. Henrique, viajou feio...

    Baco não é novinho não. Ele é o poeta que fez nosso jingle, participou dos jingles da marcha... escreve para o Hempadão... estuda MUITO e trabalha também. Baco é longe de ser um vagabundo, porque um vagabundo não escreve a poesia dele.

    Agora... sua interpretação da poesia foi digna de alguém que matou algumas aulas de interpretação de texto. Não? Discordar do jogo é ser vagabundo? Então eu sou!

    Corre lá atrás da sua aposentadoria, só não precisa chamar de vagabundo ou "novinho" alguém que ganha a vida de forma alternativa. Ou são vagabundos todos os poetas, músicos e artistas?

    Trabalha ae, maluco. Se quiser, podemos fazer uma leitura compartilhada do poema, mostrando onde estão as referências teóricas dessa reflexão.

    Uma pista? Começa por Marx e tenta entender como o patrão te faz de engrenagem e explora sua mão de obra. Lê de noite e vê se vai conseguir acordar feliz de manhã. Se conseguir, ótimo. Precisamos de gente assim. Mas também precisamos de poetas.

    =]

    ResponderExcluir
  10. MATO A PAU, e nao viaja Henrique... não passas de mais um hipocrita!
    FOGO NA BABILONIA

    ResponderExcluir
  11. Se todo mundo acha que estás louco, é sinal de tua sanidade.

    Pois a maioria enlouqueceu.

    ResponderExcluir
  12. Realmente eu tinha lido bem rapido o poema, até a metade pra falar a verdade, agora eu li todo e entendi bem que fala sobre a decisão de ganhar a vida de uma outra forma, abdicando de muitas coisas, muitos valores e muitas pessoas. Eu tinha visualizado alguem passando para o estado vegetativo, sem querer mais nada da vida, essa é a idéia que dá para quem lê até a metade mesmo, mas lendo até o final tudo faz sentido, na verdade você tem tanto ânimo e é tão digno quanto eu. Desculpe pela gafe.


    Porém digo que ser artista, ser músico é tão normal e tão engrenagem quanto ser engenheiro e administrador, cada um cada um. Se minha profissão me permite aposentadoria, que mal há nisso? Eu não tenho talento pra ser musico, e assim como o Baco eu faço o que eu sei e me da prazer e o que eu posso.

    ResponderExcluir
  13. Gui

    Não sou hipócrita. Mas por que ao invés de tacar fogo na Babilonia, nao procurarmos viver em harmonia dentro dela?

    ResponderExcluir
  14. Porque a Babilônia vai cair!

    ResponderExcluir
  15. Dentro desse 'sistemazinho sem-vergonha, algo 'legal' (lícito, permitido por lei) é o cooperativismo.

    No youtube "O cooperativismo pode salvar o mundo".

    ResponderExcluir
  16. pod cre irmao , arte é tudo.
    tu feiz um esquema de como é a mente de um maconheiro em meio a sociedade..vida social..familia..pode crer..e agente ainda se culpa por deixar toda familia "de lado" acho que na verdade nosso amor cresce por eles..só nao seguimos tais costumes rotineiros padroes...

    ResponderExcluir
  17. perdi o tino e fui pra amsterdam
    cultivei o verde do Peter pam
    e: sem deboche
    virei discípulo de Peter Tosh

    poeta mesmo, sensacional a poesia.. mas eu discordo bastante, por que fumar me da mais animo pra viver, nao desanimo apesar de enxergar todos esses problemas de ser a engrenagem
    perder familia, perder animo, viver fora da babilonia nao é o que eu quero.. eu quero é que eles saibam que eu fumo e consigo ser melhor que eles, no mundinho deles.

    ResponderExcluir
  18. sou vagabundo antes mesmo de conhecer a maria joana shuahsua , agora irmao , por enquanto sou uma engrenagen da babilonia ou sistema como preferir , o poema resumiu minha rotina ushausausaus parabens !

    ResponderExcluir
  19. henrique S PAU NO SEU CU FILHA DA PUTA

    ResponderExcluir
  20. Caralho esse foi o mais foda, parabéns.

    "perdi foi o ânimo de ser engrenagem"

    ResponderExcluir