sexta-feira, 1 de abril de 2011

[47] Miss Marijuana 2011 – Carolina!

1] Diga nome, idade e estado onde mora.
Me chamo Carolina. Tenho 25 anos e moro em Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
 
2] Você trabalha ou estuda? Qual sua profissão ou que tipo de atividade social exerce?
Curso o 5º semestre de História e sou professora de História e Sociologia.
 
3] Já fumou maconha? Como se deu essa experiência e o que isso significou para você?
Fumo desde os 15 anos. De início era só curtição, fumava só pra ficar chapadona. Com o tempo, fui amadurecendo várias idéias, conhecendo melhor a história da planta e percebendo quais eram todos os benefícios que ela me trazia. Hoje fumo para me encontrar, escrever, relaxar, ou pra trocar aquela idéia com a galera, explanar sobre uma idéia lida em um livro, enfim, fumo para abrir as portas da percepção e enxergar o mundo como ele é: infinito, como diria Aldous Huxley.

Hempadão - Miss Marijuana 2011 Carolina 02

4] Qual a sua opinião a respeito da mudança na legislação brasileira especificamente em relação à cannabis?

Há muita coisa a ser discutida sobre o assunto ainda! Enquanto a cannabis continuar sendo declarada como droga devastadora, e não como planta, estaremos no mesmo lugar. Hoje o usuário pode não ter a mesma penalidade que o traficante, mas o usuário que cultiva a sua própria planta, é condenado da mesma forma que o cara que contribui pra violência em todos os lugares em que o tráfico manda mais que o próprio governo. A legislação só mudará o dia que a nossa sociedade se livrar de diversos dogmas, e entender a maconha não faz mal a ninguém, e sim, traz muitos benefícios.

 

5] Você já participou da Marcha da Maconha? Conte como foi.

Nunca participei... Porque não tinha coragem de colocar a cara a tapa, depois porque não tive tempo... Mas esse ano, depois de muitas desculpas, estarei na Marcha que acontecerá no dia 22 de maio. Terei fotos! ;)

 

6] Quais foram os últimos três livros que leu? E qual está lendo agora?

Nossa... Leio muito! Posso citar os três últimos que mais gostei: Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell e História do Socialismo e das Lutas Sociais, de Max Beer. O que estou lendo atualmente é Crime e Castigo, de Fiódor Dostoievski.

 

7] Porque você acha que merece ser eleita a Miss Marijuana 2011?

A Santa Kaya me trouxe a serenidade para acreditar que o fato de eu a respeitar, conhecer toda a carga cultural que ela traz, e poder levar isso adiante me faz merecer o título. Além que querer provar a muita gente que não é porque tenho carinha de criança (como muitos falam) que não posso fumar a erva. Provar a todos que a cannabis promove a diversidade.

 

8] Diga uma música perfeita para 4e20:

Nossa! São tantas… Curto de Dezarie a Matanza… Gosto muito de músicas de protesto, mas acho que a que mais combina para as 4e20 é a Maria Joana, do Erasmo Carlos.

9] Desde quando você conhece o Hempadão? O que mais te chama atenção no blog?

Não faz um ano que conheço o blog. Conheci através do Twitter, por algum retwitte que alguém deu no blog. Desde lá acesso pelo menos umas 3 vezes por semana, pra saber o que está acontecendo no mundo cannabico.

 

10] Alguma vez você sofreu repressão policial por estar fazendo uso de substância ilícita?

Bah! Muitas vezes! XD Nunca com agressão, acho que por ser guria. Mas um amigo que estava fumando comigo em uma das vezes “assumiu” a posse e foi levado pra delegacia. Em uma vez só é que fui abordada e ao invés de grosserias, tive um debate interessante com os PMs sobre a cannabis. Não consegui convencê-los, mas ao menos só ouvi um “vai fumar em casa!”.

 

11] Acha que o usuário de maconha ainda sofre muito preconceito no Brasil? Você já passou por isso?

Bah²! O preconceito vem de todos os lados da sociedade brasileira. Essa nossa sociedade cheia de dogmas criados para reprimir o cidadão de todas as formas possíveis. Sofri muito preconceito em casa, logo que a família soube... Mas com o tempo, depois de muitas conversas, o povo começou a abrir a mente e ficar mais flexível. O preconceito as vezes é mais forte entre a gurizadinha mais nova do que dos coroas. Dentro da universidade mesmo, onde teoricamente, tem gente mais esclarecida, a galera ainda te olha com receio quando descobre que é usuário de maconha.

 

12] Qual a melhor opção na hora da larica?

Sou chocólatra assumida... Nada melhor que uma barrinha de meio-amargo pra dar aquela sossegada na larica!

Hempadão - Miss Marijuana 2011 Carolina 03

13] Você defende a legalização de todas as drogas? Por quê?

As drogas processadas industrialmente deveriam ser legalizadas e passar por um controle rigoroso, de modo a ir reduzindo o consumo. Além de serem criadas leis e instituições públicas para amparo a viciados, mas de forma que abrangesse a todos.

 

14] Qual sua opinião sobre drogas como álcool e crack?

O álcool, como a cannabis, são substancias utilizadas historicamente... As primeiras civilizações já conheciam o poder de plantas fermentadas, para uso recreativo, e seu uso controlado não provoca danos a saúde, ao contrário, como o vinho, que inclusive auxilia o organismo. Naturalmente que todo o excesso traz conseqüências... Quanto ao crack, penso que a culpa é toda da sociedade... Porque alguns fumam um baseado ou tomam um copo de cerveja? Para relaxar do estresse diário e talz... Mas esses possuem meios de comprar essas substâncias. O principal usuário do crack é o morador de rua, que para saciar a fome e o frio, compram uma pedrinha de crack, acontece que uma só não é o suficiente, ai ele mendiga, rouba e etc...Tudo isso para uns segundos de sossego. É justo? Claro que esse exemplo é um só entre muitos, mas de forma objetiva, a culpa do crack é da sociedade, que fecha os olhos ao outro.

 

15] Em quanto tempo você acha que a maconha vai ser legalizada no Brasil?

Espero estar viva até lá! Hehehe

Penso que até podermos plantar a nossa própria cannabis irá demorar ainda, mas a discussão está ai! Cada vez mais se fala no assunto, e o princípio para a discussão é trazer a tona esse tema que ainda incomoda tanto.

Recentemente o STF votou por unanimidade a união homo afetiva, que sempre foi um tabu tão grande na sociedade, acho que o próximo assunto da lista é a legalização.

 

16] Se fosse legalizada, você plantaria sua própria maconha ou iria preferir comprar?

Plantaria, com certeza!

O lance é a cooperação e solidariedade! Se eu tiver três pezinhos, mas o meu brother tem mais três, que o brother dele tem mais três... Assim pode-se criar uma cooperativa de consumo, todo mundo vai ter uma planta de qualidade, o ano inteiro, e sem ter que deixar parte da grana do beck no bolso de ninguém.

Hempadão - Miss Marijuana 2011 Carolina 01