sexta-feira, 1 de abril de 2011

[75] Miss Marijuana 2011 – Iole!

1] Diga nome, idade e estado onde mora.
Iole, 28 anos, Ceará
 
2] Você trabalha ou estuda? Qual sua profissão ou que tipo de atividade social exerce?
Atualmente eu curso Licenciatura em Teatro. Trabalho de freelancer em eventos, VT, quando rola, dou aula de Consciência Corporal. Faço dança contemporânea. No mais exerço atividades sociais desde a hora em que acordo e vivo em comunidade!!!
E sou a mãe do garoto mais lindo do mundo todo!
 
3] Já fumou maconha? Como se deu essa experiência e o que isso significou para você?
Comecei a fumar há cerca de 10 anos. Antes de fumar eu já desconfiava da verdade absoluta, digamos assim (tá, tudo bem, foi só para citar Raul mesmo!). Depois que conheci a Maria percebi que maconha faz as pessoas pensarem! E tem gente que tem medo disso!
Já foi rebeldia, já foi tou-nem-aí, já foi estudo, música e vídeo-game... Hoje diz ciência, consciência, liberdade, estudo, música, teatro, dança e vídeo-game...

Hempadão - Miss Marijuana 2011 - Iole 02

4] Qual a sua opinião a respeito da mudança na legislação brasileira especificamente em relação à cannabis?

Vejo pequenos passos rumo a uma legalização total. Para acabar com a escravidão no Brasil, as mudanças também foram ocorrendo pouco a pouco. Hoje em dia há distinção entre usuário e traficante. Do mesmo jeito que plantar maconha em casa não é crime. Mas alinha que diferencia usuário de traficante é tênue no sentido de depender das mãos da justiça. E nem sempre há justiça na própria justiça.

 

5] Você já participou da Marcha da Maconha? Conte como foi.

Participo das reuniões do Coletivo daqui de Fortaleza desde o ano passado. O Coletivo, outrora conhecido como Marcha da Maconha, mudou o nome para Plantando Informação nesse ano. Ano passado a marcha foi proibida aqui, mas fizemos um ato pela Liberdade de Expressão na Beira-Mar daqui!!

Olhem o link no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=WzJreYzX6SI

A edição é minha!

Esse ano foi lindo! A gente, nas ruas, puxando um cordão! As pessoas cantando, gritando palavras antes proibidas! “Ei, polícia, maconha é uma delícia”!

Como já combinado anteriormente nas reuniões do Coletivo, produzi uns cartazes em casa e um beck gigante de cartolina que fez o maior sucesso! Ao chegar na concentração tive que fazer mais dois exemplares dele! Era hora de partir em caminhada. Eu me preparei e apresentei uma intervenção no banco da praça, amarrada, chamando todos para marcharem! E fomos pelas ruas do Centro de Fortaleza pela primeira vez! Canabistas, simpatizantes, cantores, minorias! Eu, com minha câmera na mão, registrava tudo! Chegamos em frente ao prédio da Justiça Federal, nos reunimos e orgulhosos concluímos ima grande etapa da nossa luta! Eis a primeira Marcha da Maconha de Fortaleza!

Eis o link do vídeo (edição minha também:

http://www.youtube.com/watch?v=uTJ1UunvOR8

 

6] Quais foram os últimos três livros que leu? E qual está lendo agora?

O Abuzado, de Caco Barcelos
A Preparação do Ator, de Stanislavsk

Casa de Bonecas, de Ibsen

Agora estou lendo um monte de apostilas de final de semestre de faculdade...

 

7] Porque você acha que merece ser eleita a Miss Marijuana 2011?

Cara! Eu realmente participo de um processo de luta pela legalização! Tá que é um concurso de beleza... Entendo! Mas gente, não é só isso!!

Antigamente as candidatas a Miss liam O Pequeno Príncipe e desejavam a Paz Mundial!

Hoje em dia lêem o manual do autocultivo e desejam a legalização!

Se o conteúdo das candidatas evolui, porque os conceitos midiáticos de beleza também não podem?

Votem em verdades!

Daqui de Fortaleza estamos no concurso eu e a Tamarinha! Fortalecendo o movimento! Queremos crescer o Coletivo, queremos visibilidade e voz!

Nós merecemos!!!

 

8] Diga uma música perfeita para 4e20:

Poderia citar 420 músicas para celebrar!

Coloca no aleatório: Raul seixas, Novos Baianos, Slipknot, Korn, Velhas Virgens, Chico Buarque, Alceu Valença, Xangai, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Natiruts, Adão Negro, Bob Marley, NOFX, Yagé, Minimal Criminal, Bach, Mozart, música celta...

 

9] Desde quando você conhece o Hempadão? O que mais te chama atenção no blog?

Acho que desde final de 2009. Gosto da multiplicidade de coisas dentro dele. Tem charge, filme, música, informação, clipadão... E é do conjunto que eu gosto!

Hempadão - Miss Marijuana 2011 - Iole 03

10] Alguma vez você sofreu repressão policial por estar fazendo uso de substância ilícita?

As mais marcantes foram essas duas vezes:

Uma vez, na porta da faculdade, dois policiais de arma na mão colocaram eu e meus amigos para descerem até a praia e ficaram apontando a arma para meus amigos. Toda a faculdade olhava para a gente.

Outra vez dois carros da civil pararam eu e mais três amigos em frente a um grandessíssimo condomínio que em baixo era centro comercial. Foi a palhaçada do dia: os policiais gritando, um monte de gente olhando, uns 30 minutos nessa neura... E no final não aconteceu nada.

 

11] Acha que o usuário de maconha ainda sofre muito preconceito no Brasil? Você já passou por isso?

Ontem mesmo na marcha uma mulher passou por mim e disse: “Jesus te ama, minha filha”. Essa eu acho que é a mais comum! Mas tem algumas que magoam mais, principalmente quando vêm da família.

Em geral ainda há muito preconceito sim. Eu sofro ainda mais por ser mãe, morar só com meu filho, fumar maconha e fazer teatro! Não é mole não!

Mas muitas pessoas já possuem a mente aberta e não se incomodam se alguém fuma ou não maconha. Tenho chefes, professores, amigos, que podem não usar, mas me respeitam e muito. Hoje em dia se fuma um com o chefe, com o professor, com o doutor...

O problema está quando a grande massa se deixar levar pro preceitos religiosos, políticos reacionários e informações midiáticas mal articuladas.

Mas nossa vitória não será por acidente!

 

12] Qual a melhor opção na hora da larica?

Doritos e Pringles!!!

Ou então alguma coisa preparada por meus amigos e eu! Modéstia a parte acho que cozinho até bem!

 

13] Você defende a legalização de todas as drogas? Por quê?

Eu defendo a liberdade individual de cada pessoa em primeiro lugar.

E o nosso corpo é a única propriedade a qual temos real direito.

Contra o vício em drogas deveras perigosas tem que haver muita informação, uma saúde pública que realmente funcione, educação, trabalho, comida e moradia. É fácil falar do moleque que fuma crack sem nem pensar nas causas que o levam a isso.

Educação, saúde e liberdade.

 

14] Qual sua opinião sobre drogas como álcool e crack?

Eu bebo. E como droga legalizada não sofro retaliações por isso. No entanto faz mal.

Mas o que não faz? Come chocolate em excesso para ver!

Acho sim que tem que ser consumido com moderação.

A família brasileira dá álcool para o filho pré-adolescente e acho bonito quando ele chega bêbado em casa. Essa cultura invertidade de valores e que tem que mudar!

Já em relação ao crack. Droga perigosa, viciante. Mas tem que ver o porquê dela ser tão utilizada. Não dá para combater um mal sem informação, tanto de quem combate quanto de quem utiliza! Em alguns lugares o crack foi utilizado como redução de danos para o consumo da heroína! Então agora ela é a salvação? A mídia pinta o crack com cores que outrora a maconha foi pintada. Isso confunde, aliena.

Educação e consciência sempre!

 

15] Em quanto tempo você acha que a maconha vai ser legalizada no Brasil?

Fico extremamente feliz vendo cidades marcharem, Fernando Henrique Cardoso ir nas mídias falar da legalização, Renatos Cincos e Mários Gurjões, CQC’s, músicos e artistas defendendo enquanto podem nossa causa!

Creio que está cada vez mais perto da legalização acontecer.

E espero realmente que Bolsonaros da vida não nos atrapalhe!

 

16] Se fosse legalizada, você plantaria sua própria maconha ou iria preferir comprar?

Ser grower hoje em dia não é crime, é no máximo contravenção penal.

Quando puder plantar com certeza eu deixarei à mostra as flores que cultivarei!

Mas não descartaria também poder comprar, afinal de contas não moro num sítio e teria pouca variedade se consumisse apenas o que plantasse!

Hempadão - Miss Marijuana 2011 - Iole 01