quinta-feira, 28 de julho de 2011

LSD – Minha Criança Problema! [Portas da Percepção Ed.126#]

por Fernando Beserra

 

Difícil encontrar na história da psicodelia alguém mais importante do que o “papa” Albert Hoffman. Este químico suíço, que viveu “apenas” 102 anos, foi o sintetizador da dietilamida de ácido d-lisérgico, ou LSD-25, do fungo do centeio. Não só isso, foi também o Dr. Hoffman, nos famosos laboratórios Sandoz, que sintetizou a psilocibina e o LSA. O cara, e sua equipe, não eram pouca coisa, e hoje é famoso em diversas áreas da química.

 

Hoffman acreditava no potencial do LSD para acelerar e otimizar a psicanálise, tratamentos com pacientes terminais, como medicamento, etc., mas, mais que tudo, era um amante da ciência e propagava que os estudos científicos com psicodélicos deviam ser levados a cabo.

 

 

No livro "Minha Criança Problema", os leitores encontrarão um escrita gostosa de ler e figuras sacras da enteogenia, a exemplo do psicólogo Timothy Leary. Para quem quer conhecer um pouco mais a hermética caixinha dos enteógenos, esta leitura é mais do que recomendada... é obrigatória!

 

E... Aconteceu por aí!

Semana passada rolou a palestra: “Psicoterapia e psicodélicos: em vias de uma reconciliação” na 5ª mostra regional de práticas em psicologia na Universidade Veiga de Almeida (RJ). O áudio já se encontra disponível neste link graças ao amigo Zen que o gravou. A palestra também foi filmada, e espero em breve ter o prazer de postá-la neste sítio efervescente de novidades, com larica de informações!

9 comentários:

  1. Ótima dica !
    vou ficar no aguardo do vídeo aqui.

    ResponderExcluir
  2. Também fico no aguardo do video \o/

    Pra quem quizer fazer o download do livro: http://www.4shared.com/file/99991273/9c429b42/LsdMinhaCrianaProblema-AlbertHofmann.html

    ResponderExcluir
  3. E, Fernando, podia fazer um post sobre dicas de livros que tu leu (sobre o assunto) e gostou, não?

    ResponderExcluir
  4. Tem esse livro a venda no Brasil ? fiquei interessado

    ResponderExcluir
  5. Vo toma um doce e escrever um livro desses....

    ResponderExcluir
  6. Muito legal essas coisas, eu já estrou trabalhando com meus alunos os assuntos sobre drogas de todo tipo, muito interessante os mais novos saberem oque é verdade e oque é mentira sobre tudo isso, não ter apenas influências más da mídia, e por parte da família, ser humano é ser pensante
    Paz, legalize

    ResponderExcluir
  7. Já li esse livro, realmente ótima leitura, não é cansativa. Toda pessoa que usa/usou lsd deveria ler!

    ResponderExcluir
  8. É o hoffman é famoso nas baladinhas e raves, assim como olho de shiva, Gato Félix, garanto que O DR. Hoffman não estudou anos para virar uma droga que sequela o cérebro, acho que foi o objetivo contrário, diga não as quimicas!

    ResponderExcluir